Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 10 março 2025

     # 841

    Colocado por: Gabinete OPBem disse o J D Vance em Munique. A europa ( com "e" muito pequenino ) está a transformar-se numa ideologia parecida com o comunismo em que quem não concorda com a opinião da main stream é inimigo ou traidor.... viva a democracia europeia do séc XXI. Daqui a uns anos vão colher os frutos da vossa ideologia... ou os vossos filhos e netos quando forem para a linha da frente "recrutados" à força para dentro de carrinhas como acontece na Ucrânia... parabéns.


    Nem vai acreditar, mas eu até estou completamente de acordo com o Vance.
    O que ele disse foi que as democracias europeias correm o risco de colapsar, se não tomarem medidas urgentes.
    Disse também que o principal inimigo, não é exterior, mas interior, coisa que eu, já agora um "jovem woke", avó e com quase 70 anos, também concordo completamente.
    Só que ele acha que o perigo é a ausencia de liberdade de expressão, já eu acho que o perigo vem sobretudo, dos europeus que vivendo no século XXI, vêm a realidade e o futuro, com a cabeça no século XIX.
    Esses nossos compatriotas, muito provavelmente serão forçados, num futuro próximo, a repensarem esse posicionamento ou então podem emigrar para a Russia. Lá seguramente que não correm o risco de aturarem o wokismo. Mesmo quanto a liberdade de expressão, também não precisam de se preocupar, até porque não a vão ter.
    Pense nisso!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  1.  # 842

    O perigo é termos líderes europeus que não foram eleitos por sufrágio e quererem impor politicas que até vão contra os interesses dos povos europeus. Até a ministra da defesa da Alemanha o disse que iria adoptar políticas de defesa mesmo que fossem contra o interesse do povo alemão.
    Por aqui há muitos heróis do teclado só que se esquecem que os heróis estão todos mortos e na maioria das vezes morreram por interesses de uns poucos que controlam isto e que se estão a marimbar se morrem 100 k ou um milhão desde que o dinheirinho continue a chegar aos bolsos deles. Longe vai o mestre de Avis ou o Infante D. Henrique.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocipri
  2.  # 843

    Colocado por: Gabinete OP

    Só para confirmar uma coisa, vc está a falar da Federação Russa ou da China ?


    Xi Jinping :
    U.S. President Donald Trump praised Chinese President Xi Jinping Saturday after the ruling Communist party announced it was eliminating the two-term limit for the presidency, paving the way for Xi to serve indefinitely, according to audio aired by CNN.
    "He's now president for life, president for life. And he's great," Trump said, according to audio of excerpts of Trump's remarks at a closed-door fundraiser in Florida aired by CNN. "And look, he was able to do that. I think it's great. Maybe we'll have to give that a shot someday," Trump said to cheers and applause from supporters.
    “They hate when I say, you know, when the press — when I called President Xi, [the press] said, ‘Well, he called President Xi brilliant.’ Well, he’s a brilliant guy. He controls 1.4 billion people with an iron fist. I mean, he’s a brilliant guy, whether you like it or not. And they go crazy.”

    Putin :

    President Donald Trump on Tuesday described Russian President Vladimir Putin’s invasion of Ukraine as “genius” and “savvy,” praising his onetime counterpart for a move that has spurred sanctions and universal condemnation from the U.S. government and its trans-Atlantic allies.
    “I went in yesterday and there was a television screen, and I said, ‘This is genius.’ Putin declares a big portion of the Ukraine — of Ukraine — Putin declares it as independent. Oh, that’s wonderful,” Trump said in a radio interview with “The Clay Travis and Buck Sexton Show.” “He used the word ‘independent’ and ‘we’re gonna go out and we’re gonna go in and we’re gonna help keep peace.’ You gotta say that’s pretty savvy.”


    Resumindo … a piada é você pensar que haveria diferença …

    Se existe algo que a extrema direita tem em comum com a extrema esquerda é a ambição de poder e controlo acima de tudo e todos , com todas as benesses que o processo ditatorial lhes trás.
    E tal como as p*****, os ditadores dão-se sempre bem uns com os outros.
  3.  # 844

    Colocado por: Gabinete OPos heróis estão todos mortos

    E não se esqueça que muitos morreram para que os cobardes tenham a liberdade de dizer baboseiras.
    Felizmente são uma minoria … que se vão safando atrás do teclado, porque na rua calam a boca e vão buscar a pensão e subsídios enquanto lutam contra os subsídio-dependentes.

    Colocado por: Gabinete OPO perigo é termos líderes europeus que não foram eleitos por sufrágio e quererem impor politicas que até vão contra os interesses dos povos europeus. Até a ministra da defesa da Alemanha o disse que iria adoptar políticas de defesa mesmo que fossem contra o interesse do povo alemão.

    Que não concorde com os processos eleitorais de um país é uma coisa … que ache que não foram eleitos é outra.
    Até o seu amigo no primeiro mandato perdeu o voto popular, e o seu ídolo “ganha” sem oposição ( oposição há… mas o novichok tem aqueles surtos manhosos ) de há décadas …
    Quanto á Alemanha … sabe que a Lambrecht foi destituída certo …?
    Não vá a notícia não ter passado no canal russo ou na Fox News
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  4.  # 845

    Agora até esteve bem. Parabéns.
  5.  # 846

    Este meu último comentário foi resposta ao seu comentário anterior
  6.  # 847

    Colocado por: AMG1Disse também que o principal inimigo, não é exterior, mas interior, coisa que eu, já agora um "jovem woke", avó e com quase 70 anos, também concordo completamente.

    Algo preocupante é que pessoal da nossa idade (e do Putin) em vez de ver a malta nova a assumir responsabilidades e tentar mudar as coisas fora dos teclados, vemos gajos ainda mais velhos na liderança tipo Biden, Trump, Lula, etc
    Parece que o regime do Vaticano - até ao ultimo suspiro - prevalece.
    É triste ver tantos combatentes de Facebook como ilustrei num post atrás...
    • AMG1
    • 10 março 2025

     # 848

    Colocado por: Carvai
    Algo preocupante é que pessoal da nossa idade (e do Putin) em vez de ver a malta nova a assumir responsabilidades e tentar mudar as coisas fora dos teclados, vemos gajos ainda mais velhos na liderança tipo Biden, Trump, Lula, etc
    Parece que o regime do Vaticano - até ao ultimo suspiro - prevalece.
    É triste ver tantos combatentes de Facebook como ilustrei num post atrás...


    Eu também acho que os jovens se deviam envolver mais e com isso correrem com a velhada que parece confundir "ser activo" com "apego ao poder". Afinal o futuro é dos jovens, nosso é apenas o presente embora eu espere que seja bem longo.
    Mas muito sinceramente, não vejo como é serão os velhos a resolver isso.
    Ainda assim acho que o Carvai está a ser injusto para muitos jovens, por isso é que eu não gosto muito de generalizacoes com base na idade.
  7.  # 849

    Colocado por: Gabinete OPmuitos heróis do teclado


    Isso é do que mais vejo...
    Então quando é para "escrever" do que não se sabe, é uma maravilha.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, desofiapedro
    • SrR
    • 11 março 2025

     # 850

  8.  # 851

    O homem não pode estar bom da cabeça … é literalmente uma declaração de guerra .
    Qualquer economista sabe que a decisão é um tiro no próprio pé
    • SrR
    • 11 março 2025

     # 852

    O título é que parece estar errado, as tarifas não são contra os canadianos, são contra os americanos! 😄
    Concordam com este comentário: Soliva
  9.  # 853

    Colocado por: SrRO título é que parece estar errado, as tarifas não são contra os canadianos, são contra os americanos!

    Ele bem quer "ser patriota"... Mas o que está a fazer prejudica em primeiro lugar os norteamericanos. Por outro lado, com estas actitudes, torna os demais países mais unidos e preparados. Veja-se a presidente do México... cuja popularidade tem disparado desde que o Trump chegou ao poder... já vai nos 85% entre os mexicanos. O Canadá tem novo PM... Veja-se o UK a negociar mais com a UE... ou a Alemanha e França, que nem parecem que alguma vez foram inimigos... a discutir armamento nuclear. Tiremos a Hungria da equação... e parece que finalmente começamos a remar para o mesmo lado, pois o Polícia do mundo, não está mais ao nosso lado.

    Mas o que interessa mesmo são as empresas... como por exemplo a indústria automóvel... a começar a colapsar caso haja taxas alfandegárias importantes. Um carro vendido nos USA, por marcas binacionais... tem componentes de ambos os países, com constantes atravessamentos da fronteira. Fazer o motor nos USA, vai para montar ao MX, regressa aos USA para tal coisa... regressa ao MX... Estimam que há certa de 8 atravessamentos de fronteira de algumas partes... Se os USA impõem taxas, o MX e Canadá farão o mesmo... Passa para ali, paga X, regressa paga mais X, volta a passar, paga mais X outra vez... É preciso muito esforço para mudar o sector dum dia para o outro. Idem com a energia vinda do Canadá...

    Imaginem a Alemanha impôr taxas a Portugal... Que acontece com a fábrica de Palmela? E com todas as empresas alemãs que se instalaram em Portugal atrás dos baixos salários... A Alemanha tem a qualidade de vida que tem, muito graças a isto. Ora, USA e México+Canadá é um bocado parecido...

    O Trump quer ter razão à bruta... veremos como corre.
    • SrR
    • 11 março 2025 editado

     # 854

    Uma coisa é certa quem vai sofrer mais serão os canadianos sem dúvida, isto de tentar entender qual o objetivo de um tipo como o Trump é complicado, eu pessoalmente acho que ele quer realmente vergar os países á sua vontade com um dos objetivos a anexação do Canadá, com as tarifas vai criar uma crise tanto economica como política no Canadá, que no fundo se vai refletir daqui a uns tempos em inquietação social, nessa altura vão ter que optar em ceder ou manter o braço de ferro.
  10.  # 855

    Colocado por: SrRUma coisa é certa quem vai sofrer mais serão os canadianos sem dúvida, isto de tentar entender qual o objetivo de um tipo como o Trump é complicado, eu pessoalmente acho que ele quer realmente vergar os países á sua vontade com um dos objetivos a anexação do Canadá, com as tarifas vai criar uma crise tanto economica como política no Canadá, que no fundo se vai refletir daqui a uns tempos em inquietação social, nessa altura vão ter que optar em ceder ou manter o braço de ferro.


    Será tão certo isso?

    Eu já começo a ouvir ideias de convidá-los a pertencer à UE...
    • eu
    • 11 março 2025

     # 856

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Será tão certo isso?

    Eu já começo a ouvir ideias de convidá-los a pertencer à UE...


    Isso não faz sentido. O que faria sentido seria um acordo comercial quase sem tarifas entre ue e Canadá.
    • SrR
    • 11 março 2025

     # 857

    Certo é que as tarifas vão ter consequências. Quanto ao Canadá pertencer á UE neste momento não é exequível nem me parece que faça muito sentido , o Canadá está fortemente ligados aos estados unidos adaptar uma economia inteira aos requisitos da UE não se faz do dia pra noite, podemos é ponderar em ser um parceiro estratégico.
  11.  # 858

    Sim, também acho que não faz grande sentido.
    O que faz sentido é o facto de partilhar certos valores... de haver muita gente na UE, mão de obra, etc... e haver muito território e recursos num país com poucos habitantes.

    No fundo é tipo a Nato sem os USA, mas num âmbito comercial.
    • Soliva
    • 11 março 2025 editado

     # 859

    Colocado por: SrRUma coisa é certa quem vai sofrer mais serão os canadianos


    Olhe que não … se há algo que move um povo em redor de uma causa é um ataque directo ao próprio.
    É óbvio que existe uma natural co-dependência económica entre ambos os países e transitar para uma economia europeia não é obviamente de um dia para o outro, mas no Canadá é mais fácil do que parece.
    Aliás há já algum tempo que Trudeau tinha iniciado uma cooperação mais estreita com a UE.
    Ate porque os métodos de produção e desenvolvimento não são tão “fechados” como nos EUA e há muito que existem relações estreitas entre o Canadá e o Bloco Europeu.
    A economia, sistema políticos e social canadense é até mais semelhante ao Europeu do que ao americano.

    Nevertheless… sim as tarifas vão prejudicar o consumidor e empresas canadenses especialmente os das províncias mais perto da fronteira, mas Trump cometeu o erro tremendo de achar que a América isolada é mais forte numa economia globalizada.
    Basta o Canadá mexer somente nos fertilizantes…e os agricultores estão ****.
    Os EUA importam 90 % do fertilizante e 80% vem do Canadá … soooo .. Game on !
    • AMG1
    • 11 março 2025

     # 860

    Colocado por: SrRUma coisa é certa quem vai sofrer mais serão os canadianos sem dúvida, isto de tentar entender qual o objetivo de um tipo como o Trump é complicado, eu pessoalmente acho que ele quer realmente vergar os países á sua vontade com um dos objetivos a anexação do Canadá, com as tarifas vai criar uma crise tanto economica como política no Canadá, que no fundo se vai refletir daqui a uns tempos em inquietação social, nessa altura vão ter que optar em ceder ou manter o braço de ferro.


    As taxas aduaneiras, por definição, têm o objectivo de evitar a importação desses bens, aumentando o seu preço no mercado importador.
    Ora se tiverem êxito, isso terá inevitavelmente um efeito negativo no mercado exportador, porque vai exportar menos.
    Só que isto é em teoria, na prática ninguém consegue garantir quem no médio longo prazo ganha ou perde mais. A única coisa que é certa é que no curto prazo são os consumidores do mercado importador que perdem, depois depende da capacidade desse mercado em substituir as importações que são alvo dessas taxas.
    Depois é preciso ter em conta que o Canadá também pode (parece que vai!) responder na mesma moeda às importações americanas.
    Na verdade, o resultado desta guerra comercial entre dois paises com economias tão interligadas tem todos os ingredientes para ser péssimo para os dois e eu não consigo antecipar para qual pode correr pior.
    A conversa do Trump sobre a anexação do Canadá, ou é uma idiotice completamente inconsequente, ou então o homem está irremediavelmente alienado da realidade.
    O que esta nova relação dos USA com os seus vizinhos vai trazer é aquilo que normalmente ninguém quer: a má vizinhança!
    Contudo, o défice comercial dos USA é colossal e faz sentido que haja vontade de o controlar, mas convém que os dirigentes americanos tenham em mente os impactos internos e externos das medida que tomam para exercer esse controlo e, a meu ver, esta administração não está a ter isso em conta.
 
0.0390 seg. NEW