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  1. Colocado por: RS2025

    Pode indicar a empresa sff?


    Foi a Senginor em Famalicão
    • HFSF
    • 13 março 2025
    Fui pesquisar e já percebi que vocês têm todos teslas e lendo os forums americanos eles carregam todos a 48A!

    Sinceramente pergunto-me se eles não dizem isso em situações de frio onde o carro tem de aquecer a bateria para carregar a essas amperagens. Isso mais os teslas gastarem um monte de bateria por estarem "acordados" faz sentido que tentem carregar o mais rápido possível.

    No meu caso não me faz sentido carregar a essas amperagens
    • dom123
    • 13 março 2025 editado
    Eu carrego a 8A e chega para o dia a dia, mas cada caso é um caso.
    Faço uns 30Km por dia, por isso chega e sobra.
    Quando há sol carrego das 11h00 às 15h30 pois às 16h00 já tenho que estar na fábrica.
    Peugeot e-2008
  2. Colocado por: HFSFFui pesquisar e já percebi que vocês têm todos teslas e lendo os forums americanos eles carregam todos a 48A!

    Sinceramente pergunto-me se eles não dizem isso em situações de frio onde o carro tem de aquecer a bateria para carregar a essas amperagens. Isso mais os teslas gastarem um monte de bateria por estarem "acordados" faz sentido que tentem carregar o mais rápido possível.

    No meu caso não me faz sentido carregar a essas amperagens


    Atenção que nos states são 110v
  3. Boas
    No verão acho que os meus painéis perdem muito rendimento, ou seja dos 3270W apenas produz 2560W no pico cerca de 78% do total instalado, isso é normal?
  4. Colocado por: manelvc
    Atenção que nos states são 110v
    Isto! Não se pode comparar com os países americanos (bifásico a 110V por fase).
    Mas de qualquer das formas, mesmo nos países do norte da europa onde é normal ter fornecimento de 100A monofásico, no máximo os EVSEs carregam a 32A. Pelo menos não me lembro de ver EVSEs com mais de 32A mono, ou 16A trifásico (os tais 11kW), mas podem existir. Há é que ter atenção à corrente de carregamento do carro, já que a "wallbox" nao carrega nada, só "diz" ao carro a quanto pode carregar e acrescenta algumas proteções de segurança tanto à instalação quanto ao carro em si, mas aquilo não é nenhum transformador. Para a nossa realidade, em que as instalações monofásicas não passam os 45A, é dificil fazer ter o carro a carregar "rápido" sem ter que fazer gestão de cargas, e para isso um EVSE com controlo dinâmico é um descanso (acho que vale pelo descanso, mais do que pela economia, já que depois tambem nao é possivel carregar a menos de 6A ~ 1300W para aproveitar todo todo todo o excedente solar).
    Concordam com este comentário: hangas
  5. Colocado por: trivialBoas
    No verão acho que os meus painéis perdem muito rendimento, ou seja dos 3270W apenas produz 2560W no pico cerca de 78% do total instalado, isso é normal?
    Sim, as potências anunciadas são para a temperatura de referência (25ºC). Nesta altura do ano, sobretudo quando ha abertas e os paineis estao fresquinhos, até devem estar a ter picos de potência superior ao auniciado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  6. Colocado por: tigoncalPelo menos não me lembro de ver EVSEs com mais de 32A mono, ou 16A trifásico (os tais 11kW), mas podem existir.
    Há EVSE/wallboxes em mono até 32A e trifásico até 3x32A :-) para a nossa rede.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  7. Colocado por: mafgodHá EVSE/wallboxes em mono até 32A e trifásico até 3x32A


    exacto.

    Os limites são, dependendo do carregador do carro e/ou da wallbox:

    1x16 => 3.6kW
    1x32 => 7.4kW

    3x16 => 11kW
    3x32 => 22kW
  8. Colocado por: trivialNo verão acho que os meus painéis perdem muito rendimento, ou seja dos 3270W apenas produz 2560W no pico cerca de 78% do total instalado, isso é normal?


    Sim, como foi disso a potencia anunciada é para uma determinada temperatura da celula, com uma irradiação solar de referencia. Ao estar exposto ao sol, a celula aquece e perde eficiencia. O quanto, pode ser visto da ficha tecnica do painel, nos coeficientes de temperatura.


    Este é um dos pontos que diferenciam os paineis melhores dos piores. Um painel mais barato poderá sofrer mais com a temperatura que outro melhor com maior pureza do silicio.

    Se consideramos que num dia de sol intenso a celula pode atingir 70-80ºC, (uns 50 acima dos 25ºC de referencia) ainda faz uma diferençazita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  9. Colocado por: hangasOs limites são, dependendo do carregador do carro e/ou da wallbox:
    e complemento, e falta o cabo que liga o EVSE/wallbox/posto ao carro :-) é o menor dos 3 que limita o carregamento.
    Concordam com este comentário: hangas
  10. O principal motivo da compra (que não é um investimento) da wallbox e não me preocupar com a gestão dos 4.6kVA da casa. Se o carro estiver a carregar e ligar o forno, ou os ACs decidirem arrancar todos ao mesmo tempo, a wall box baixa a carga durante esse momento, está configurada para nunca deixar exceder os 4.60.

    So pelo conforto de ligar aquilo ao carro e deixar que ela carregue quando quer e pode (conforme o profile definido) é um descanso.



    O conforto também se paga, isso é excelente porque não é preciso andar sempre a controlar tudo. Tempo vale dinheiro. Quando estiver mais próximo da mudança vou analisar melhor mas esta razão para mim é suficiente para justificar o investimento num wallbox desse género.

    Normalmente na casa que estou agora carrego sempre a 16A a não ser que tenha pressa e aí carrego a 24 ou 32 se bem que nem gosto de arriscar porque tenho uma wallbox de uma marca qlq (tera)? da amazon mas para já tem servido bem, especialmente para o preço.
    • HFSF
    • 14 março 2025
    Colocado por: tigoncalIsto! Não se pode comparar com os países americanos (bifásico a 110V por fase).


    Dá para comprar, é dividir por 2 :)
    Para mim carregar a 24A todos os dias é demasiada fruta e não ganho nada com isto.

    Colocado por: tigoncalEVSE com controlo dinâmico é um descanso (acho que vale pelo descanso


    Claro mas isso tem de ser wallbox com carregamento dinamico. Uma que pura a simplesmente se liga e carrega à velocidade de lá está mais vale um cabo e uma tomada industrial que fica mais barato e o resultado é o mesmo.
  11. Hoje foi um bom dia de produção
  12. Eu q o diga com 2kw instalados 😁
      Screenshot_2025-03-14-18-54-10-344_com.galpsolar.app-edit.jpg
  13. Pessoal, propuseram-me um sistema com 6 painéis JASolar 590W e o inversor Huawei SUN2000-3KTL-L1 (híbrido de 3kW). Ao analisar as especificações, reparei que o inversor tem uma corrente máxima por MPPT de 12,5A, enquanto os painéis têm ISC de 13,94A e IMP de 13,28A. Alguém sabe se isto pode representar um risco de danificar o inversor? Agradeço qualquer ajuda!
    • eu
    • 17 março 2025
    Não, não é nenhum risco.

    Os paineis só fornecem a corrente que o inversor aceitar.
    Concordam com este comentário: hangas, tigoncal
  14. Colocado por: omegatenho 8 painéis de 550w, 4.4kw e uma pylontech US5000.
    Inverno é mesmo muito fraca a produção, a bateria raramente passa dos 10%.
    hoje gerei 4,6kwh, no verão ando nos 20Kwh.
    o pico de produção foi 1,27kW as 13:00

    se de verão me dá vontade de comprar outra bateria, pois uma, esgoto-a bem e o ideal era ter duas, de inverno é completamente desnecessária, simplesmente, praticamente não carrega.
    infelizmente os painéis não estão na solução ideal, tenho cobertura plana e eles apanham ainda alguma sombra.
    quando chegar ao verão, volta a paranoia de comprar outra bateria e colocar mais painéis :(


    Viva, pode indicar pf se a bateria foi instalada por si ou recorreu a uma empresa?
    A instalação da bateria foi realizada aquando dos painéis?

    Pergunto porque a minha estratégia atual é instalar os painéis com inversor híbrido preparado para as baterias pylontech e instalá-las posteriormente.

    Obrigado
  15. Esta noite deve ter sido um bom teste à fixação dos painéis FV
    • HFSF
    • 20 março 2025
    Aqui foi aos paineis e agora às baterias.
    Estou desde as 3:56 sem eletricidade
 
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