Olá a todos, Gostaria de tapar as escadas exteriores que dão acesso ao piso de cima da moradia. Estas escadas estão junto à casa do vizinho (moradia geminada), sendo que do lado dele também tem umas escadas (as casas são simétricas). A única divisão entre nós é um pequeno muro com cerca de 1 metro de altura, não havendo privacidade (o que não tem sido problema).
Nos dias de chuva a situação é complicada, até porque as escadas são escorregadias, pelo que gostaria de as tapar. Estava a pensar em algo do género apresentado na imagem em anexo. Mas o suporte da cobertura teria se ser dos dois lados das escadas.
Dos lados estava a pensar em usar policarbonato alveolar tal como na cobertura, podendo do meu lado da casa usar algo mais transparente pois não existe problema de privacidade. A ideia em usar estes materiais é porque não quero "roubar" o sol ao vizinho. Acredito que pode haver problemas se ele se queixar mas... Não há como arriscar. Nem que para isso coloque inicialmente apenas a cobertura e posteriormente avance com os painéis nas laterais.
Alguém me pode dar orçamento ou conhece alguém para um projeto deste género? Sou da zona de vila nova de Gaia. Obrigado desde já.
Tem razão, nada como uma foto para ilustrar melhor a situação.
A ideia no futuro (se possível) é juntar o piso de cima com o de baixo. A forma mais fácil e económica parece ser através do fecho das escadas exteriores, com a ligação à marquise que está em baixo. Como isto é nas traseiras da casa suponho que seja mais tranquilo.
Por agora seria só para colocar a cobertura nas escadas e se possível fechar as laterais apenas mais tarde, depois de garantir que ninguém se vai queixar da estrutura.
Primeiro teria de contratar um arquiteto para lhe criar uma solução que valorize o conjunto e depois teria de licenciar o projeto. Isto, caso teha interesse em valorizar o que é seu (sobretudo o valor financeiro) e o que é de todos (imagem urbana/pública)
Estas pessoas agradeceram este comentário: vieira23
Quanto ao licenciamento parece ser algo possível de evitar, visto que é nas traseiras da casa. Penso que só teria problemas se houvesse uma queixa por parte dos vizinhos. Se entro com licenciamento e arquitecto o orçamento vai com certeza disparar para valores ridículos. A desvantagem é que posso ter de remover em caso de queixa ou licenciar após queixa, correto?
Se a ideia é ligar os dois andares, eu esqueceria esse projecto. Neão me leve a mal, mas tem tudo para ficar aí muito mal... Digo mesmo que eu, se fosse seu vizinho, fazia queixa na autarquia. É que "nem deixava o pó assentar".
Não tem outro local para fazer essa escadaria? Interior seria o ideal, ficaria muito mais em conta...
Mais em conta a nível económico? Umas escadas metálicas custam mais de 2k,mais obras de civil... Acho que ficaria caro. Mas vou tentar obter um orçamento e depois posso comparar. De qualquer forma, são divisões pequenas e não há grande hipótese de fazer por dentro.
Quanto à parte da queixa, uma varanda num prédio também pode ser tapada se for através de vidro. Porque é que não posso fazer o mesmo com as escadas da minha habitação? Qual a ilegalidade? Deixo aqui umas imagens mais idênticas ao pretendido.
Creio que qualquer das fotos que colocou é uma intervenção mais cara que umas escadas interiores... Mas se não dá pelo tamanho das divisões, assunto resolvido.
Sobre a legalidade, creio também que todas essas fotos seriam de intervenções ilegais, se não tivessem projeto.
As fachadas dos edifícios, seja atrás ou à frente, não se podem mexer. Coisas tão simples como umas grades nas janelas (ou janelas duplas!), mudar a cor de uns azulejos... tudo carece de licenciamento! Claro que no mundo real ninguém está para se chatear com isso, mas coisas 'em grande' já podem criar mais problemas...