Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Gostaria de partilhar a minha situação e saber se alguém já passou por algo semelhante e como resolveram. O nosso condominio não faz reuniões desde 2020. Não existem atas, não existem documentos e dizem que todos os suportes documentais do condominio desapareceram com a antiga administração. Este ano, foi convocada uma reunião de urgência onde foi eleita nova administração e onde esta cobra valores em divida desde 2020. Já questionámos a nova administração sobre a falta de documentos mas insistem nas nossas dividas ignorando que não há actas e demais documentos de todos os outros anos. Nós até pagávamos....mas nem recibos existem e apenas forneceram relatórios de conta em 2024 baseados nos extratos bancários (aos quais não nos foi dado acesso). Além disso, a nova administração duplicou o valor do condominio....Como resolveriam esta situação? Obrigado!
  2.  # 2

    Contribuir para a resolução da situação e não criar mais problemas.
  3.  # 3

    E Seguro?
    Há?
    🙏
    Ai Jesus!
  4.  # 4

    São quantos?

    O prédio tem que idade?

    Não deve haver elevador 🛗...
    Pelo que relata.
    • size
    • 25 março 2025

     # 5

    Tem que recorrer a uma administração competente que possa estar disponível para recuperar toda a documentação extraviada e, cobrar as dívidas dos caloteiros que, pode ter um custo acrescido nos honorários por tal serviço extra.
  5.  # 6

    O prédio sempre foi gerido com base na amizade (nós nunca concordámos) e só algo mudou quando entrámos. Obviamente que temos problemas com todos os condóminos à conta de apelarmos à legalidade. Ha elevadores porque já existia dinheiro no condomínio. Inclusivamente pagamos sempre até ao momento em que a administração deixou de fazer as reuniões anuais e a apresentar as contas. Sobre seguros, vamos acreditar na palavra uns dos outros. Ao não existirem actas, ou recibos, como pode ser confirmado quem pagou ou quem deixou de pagar e mais importante: como se paga algo se nunca se recebeu nada para pagar? Qual a legitimidade em passado não sei quantos anos, serem cobradas dívidas sem aprovações de contas?
  6.  # 7

    Nota: A documentação do condomínio desapareceu porque a empresa que geria o condomínio faliu e a administração da altura não recolheu os documentos porque não teve tempo. Teve um ano para o fazer…o resto dos condóminos só souberam em 2024 o que tinha acontecido em 2021…
  7.  # 8

    É estipular datas e prazos.
    Pagar.
    Quem não pagar tem que ser criminalizado.
  8.  # 9

    …E com que base se não existe nada? Não há documentos.
    • size
    • 25 março 2025

     # 10

    Colocado por: PreciosaA…E com que base se não existe nada? Não há documentos.


    A nova administração poderá ter meios de obter prova das despesas (facturas pagas)e receitas (quotas pagas) que o prédio teve ao longo tempo, como extracto da conta bancária. Será de admitir que existiria tal conta.

    Se não existe nada, como é que a energia, água, prémio de seguro obrigatório, etc foram garantidos no prédio.
    Terão existido despesas continuadas que, obviamente, tem que ser imputadas os condómino. Quem bloqueou o normal pagamento das quotas estará em dívida.
  9.  # 11

    Efetivamente essas são as únicas despesas que existem com papel na medida em que se podem requerer aos fornecedores. Mas existem outras despesas, que não foram a votação nem tão pouco existe faturas ou 3 orçamentos. Além disso, o administrador do condominio, não tem autonomia para as aprovar porque está estabelecido na única acta que existe o valor máximo para tal autonomia. Os administradores do condominio não passaram as contas para outras frações durante 4 anos. Inspeções obrigatórias não há nenhuma feita. Nem elevadores, gás, extintores, etc. Aqui em causa não está o pagar, está em pagar o quê e não o que o administrador decidiu que deveríamos pagar só porque sim. A administração não deve ser também ela ser responsabilizada nestas situações?
    • size
    • 25 março 2025

     # 12

    Não há que estar a malhar em ferro frio. Segundo conta, a gestão do condomínio está num descalabro e, como tal há que pegar nesse problema de modo a ser resolvido rapidamente.
    Terá havido desleixo, quer dos anteriores administradores, quer de todos os condóminos.
    Foi eleita uma administração que estará a recuperar o que for possível.
    Há que colaborar e não complicar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PreciosaA
  10.  # 13

    Os que pagaram têm que fazer prova desse pagamento
  11.  # 14

    Colocado por: PreciosaAComo resolveriam esta situação?

    Simples.
    Agarra na última prestação de contas, nos extratos bancários e nas faturas pagas.
    Depois disso é só construir uma listagem básica de entradas e saídas.
    No final, se todos concordarem com os resultados fazem uma acta e recomeçam como deve de ser.

    Já o fiz para contas de 3 anos. Não foi muito difícil porque tinha sido eu a entregar as contas antes de desandar tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PreciosaA
  12.  # 15

    Colocado por: PreciosaA... Inclusivamente pagamos sempre até ao momento em que a administração deixou de fazer as reuniões anuais e a apresentar as contas. ....


    Eu acho que percebi tudo nesta frase...

    Você não paga desde 2020 e quer ver se alguém aqui lhe dá uma boa justificação para não pagar o calote.
    É isso?
  13.  # 16

    Colocado por: LMigAlves

    Eu acho que percebi tudo nesta frase...

    Você não paga desde 2020 e quer ver se alguém aqui lhe dá uma boa justificação para não pagar o calote.
    É isso?


    Em algum momento leu que não pretendia pagar? Sabemos perfeitamente que dois elevadores não funcionam só porque queremos muito. Nunca recebemos um único documento para pagar que não tenhamos pago. Só queremos é saber o que estamos a pagar e não há justificação de saída de dinheiros da conta do condomínio desde 2020. Simplesmente sai. Não há apresentação de despesas, as coisas são “adjudicadas” a amigos sem aprovação de ninguém sem ser de quem mantém o acesso à conta sem a dívida legitimidade para o ter. Estaremos assim a pedir tanto em pedir alguma legalidade?
 
0.0185 seg. NEW