Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    O Sócrates foi da JSD!
  2.  # 482

    Colocado por: regforam abolir o SEF


    Foi o pior momento possível. Com tanta gente a chegar, puseram-se com mudanças. É como fazer obras na estrada em hora de ponta.
    Concordam com este comentário: Matisofi
  3.  # 483

    Colocado por: Palhava

    Um Judas.


    O irmão dele foi Presidente da Câmara de Almada por um único mandato. O último de 50 anos PCP antes da Actriz Inês de Medeiros ter ganho como num concurso de TV que saiu a torradeira.
  4.  # 484

    Colocado por: N Miguel OliveiraEu queria era ouvir medidas para curar essa doença. Como mudar a economia?
    Durante muitos anos dizia-se que a solução passava por apostar na qualificação da mão de obra. Que as baixas qualificações da sua mão de obra era uma das razões, se não a principal, só atraso português.

    Hoje em dia investimos fortemente em qualificar mão de obra para exportação, e metem os as fichas todas na atração de mão de obra com pouca qualificação.

    Por isso eu já não sei nada. A economia é uma ciência cuja lógica, se é que a tem, me escapa. Está sim é gerida a base de percepções
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  5.  # 485

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Foi o pior momento possível. Com tanta gente a chegar, puseram-se com mudanças. É como fazer obras na estrada em hora de ponta.


    até parece que foi de propósito 🤔
    • AMG1
    • 12 abril 2025

     # 486

    Colocado por: HAL_9000Durante muitos anos dizia-se que a solução passava por apostar na qualificação da mão de obra. Que as baixas qualificações da sua mão de obra era uma das razões, se não a principal, só atraso português.

    Hoje em dia investimos fortemente em qualificar mão de obra para exportação, e metem os as fichas todas na atração de mão de obra com pouca qualificação.

    Por isso eu já não sei nada. A economia é uma ciência cuja lógica, se é que a tem, me escapa. Está sim é gerida a base de percepções


    Para construir um negócio é necessário mais do que mão-de-obra. Também é preciso ter a ideia, capacidade para a concretizar e o capital. A qualificação da mão de obra é aquilo que mais dependende estado e isso foi feito. Agora falta o resto. Talvez o estado ainda possa e deva fazer mais alguma coisa, quanto às burocracias e algum apoio quanto ao capital, agora ideias e capacidade de gestão para as concretizar, não creio que as possamos exigir aos políticos.
    Portanto, empresários com imaginação e vontade precisam-se com urgência!
    Por mim nem sequer faço questão que sejam portugueses, se vão a missa ou à mesquita, se não comem porco ou vaca, desde que façam aquilo que precisamos que façam.
    O criterio que aplico aos trabalhadores é exactamente o mesmo que aplico aos empresários.
  6.  # 487

    Colocado por: HAL_9000Está sim é gerida a base de percepções


    Não diria isso.
    Parece-me mais que é algo que reacciona a estímulos, a sinais, a orientações.

    Veja-se o caso da Parque Escolar por exemplo.
    Enquanto andei a estudar, e nos primeiros anos a trabalhar, era uma festa. Parecia que haveria trabalho infinito para Arquitectos, Engenheiros, Constructores. Sem clientes chatos. Era um fartote.

    Veja-se o caso do Turismo também... Não é preciso diabolizá-lo, mas poderiamos ter dado esse salto doutro modo. O turismo em sí é uma óptima coisa. Mas que tipo de turista temos? Que tipos de rotas foram aceites, que tipo de alojamentos temos, etc?
    Turismo, a Suíça e a Austria também têm. Como é o turismo deles? Porque não podemos ter um assim também? Saint Tropez? Praias também temos.

    Idem para as profissões. Eu não sei como é agora... mas será que há acompanhamento suficiente no 9° ano, no 12°? Eu conheço muita gente que abandonou o curso a meio, outros que o terminaram e nunca trabalharam na área, etc... Será que não faltou ali orientação? Não houve investimento nisso porquê? Por falta de guito? Mas depois gastou-se muito mais a educar (para nada não digo), mas sem se tirar real proveito enquanto sociedade.

    Outro exemplo, que vejo a diário. Os municipios tinham até o ano passado para actualizarem os PDM. Têm havido grandes mudanças por todo o lado. Porém, metade dos municipios ainda nem apresentou sequer o novo plano para que se possa discutir. Estamos em Abril. Há muitos projectos em banho Maria, as Juntas à espera de indicação, etc etc... Vidas que estão no limbo há meses... investimentos com dinheiro parado ou a dar despesa (créditos para comprar terrenos por exemplo), etc etc... e pronto, é esquecer isso mais uns meses que agora em Maio há eleições legislativas... e depois autarquicas... e depressa termina o ano...

    Depois, é tudo menos atrativo, do ponto de vista da Estabilidade e Bola de Cristal... termos eleições a cada ano... leis que mudam de sentido, etc... Justiça lenta... Que tipo de empresas queremos ter? Vamos atrair quem, para vir para Portugal?

    Depois há o outro lado também... muita empresa estrangeira que se foi instalando em Portugal fê-lo por causa dos baixos salários dos portugueses também. Ou melhor, sobretudo por isso! Pelo que, obviamente devemos lutar para subir os salários médios, mas em segundo plano, devemos ter estratégias que compensem a eventual falta de investimento estrangeiro. Que fez a Irlanda por exemplo? Que tem tido um aumento significativo dos salários?
    Concordam com este comentário: Carvai, HAL_9000
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 488

    Colocado por: HAL_9000Durante muitos anos dizia-se que a solução passava por apostar na qualificação da mão de obra.


    qualificar mão de obra barata? com que objetivo?
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 489

    Colocado por: HAL_9000Hoje em dia investimos fortemente em qualificar mão de obra para exportação, e metem os as fichas todas na atração de mão de obra com pouca qualificação.


    Países como Portugal não conseguem reter mão de obra qualificada, daí investir nisso é deitar dinheiro fora
  7.  # 490

    Colocado por: regqualificar mão de obra barata? com que objetivo?


    Que deixe de ser barata!
    Que seja mais eficiente no que faz!
    Que fale direito o português!
    Enfim, fazer o mesmo que se faz a qualquer português quando anda na escola.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 491

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Foi o pior momento possível. Com tanta gente a chegar, puseram-se com mudanças. É como fazer obras na estrada em hora de ponta.
    Concordam com este comentário:Matisofi


    o mal foi feito, não fazer nada agora seria perpetuar a situação ilegal de muita gente
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 492

    Colocado por: N Miguel OliveiraQue deixe de ser barata!


    voltando ao tópico, mão de obra mais cara na habitação vai subir ainda mais os preços da habitação, coisa que andamos a tentar reverter sem sucesso
  8.  # 493

    Colocado por: regPaíses como Portugal não conseguem reter mão de obra qualificada, daí investir nisso é deitar dinheiro fora


    Bem, consigo é tudo ou nada.
    Deduzo, que "países como PT não conseguem lutar contra as mudanças climaticas, é deixar dinheiro fora"
    Deduzo que "países como PT não tem peso na UE... por isso melhor sair"
    Deduzo que "países como PT tem Justiça lenta, por isso melhor fechar os tribunais"
    Deduzo que "filas de espera nos hospitais, melhor fechá-los"...

    Desistir é sempre mais fácil, rápido e barato num futuro próximo. Mas se fossemos a pensar assim, o D. Afonso Henriques ainda hoje era castelhano.
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 494

    Colocado por: N Miguel OliveiraQue fale direito o português!


    qual a diferença quem lhe constrói a casa, um brasileiro ou paquistanês que nem bom dia sabe dizer? Desde que seja bem executado
    Não podem é depois dar nacionalidade à esta gente como acontece hoje em dia
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 495

    Colocado por: N Miguel OliveiraDeduzo, que "países como PT não conseguem lutar contra as mudanças climaticas, é deixar dinheiro fora"


    isso depende, se compararmos Portugal à China, Índia e EUA, então andamos todos a gastar dinheiro em vão que não vai resolver nada
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 496

    Colocado por: N Miguel OliveiraDeduzo que "filas de espera nos hospitais, melhor fechá-los"...


    filas tem em muitos países, mas dá para melhorar, quem desconta mais devia poder ter outro tipo de tratamento, de forma opcional claro
    • reg
    • 12 abril 2025

     # 497

    Colocado por: N Miguel OliveiraDeduzo que "países como PT tem Justiça lenta, por isso melhor fechar os tribunais"


    a justiça é lenta porque todos sabemos bem porque
  9.  # 498

  10.  # 499

    Colocado por: regqual a diferença quem lhe constrói a casa, um brasileiro ou paquistanês que nem bom dia sabe dizer? Desde que seja bem executado
    Não podem é depois dar nacionalidade à esta gente como acontece hoje em dia


    A diferença é brutal. Ou você acha que o idoma não faz diferença numa obra? Sabe que nem todos Arquitectos, Engenheiros, ou os próprios clientes dominam todas as línguas. Saber falar português é fundamental, até para apanhar azeitona. Basta ver as confusões que acontecem em estaleiros onde muitos só falam a própria língua. Obras com diversos idiomas são muito comuns em países como a Suíça, Lux, UK, USA, etc... falar o idoma local é essencial, ou deveria ser.

    Insistir nesta questão do idioma, para mim é fundamental. Sem isso, não há nenhuma estratégia de integração que resulte. E isso não depende só do Estado. Depende muito das empresas sobretudo. E do cidadão comum também, quando muitas vezes destila ódio perante uma situação que acontece por ignorância do imigrante e não por maldade ou maus hábitos. Do mesmo modo, deve haver uma valorização do imigrante que se esforça por integrar-se, e uma penalidade para aquele que deliberadamente prefere marginalizar-se. Mas isso é válido igualmente para os nacionais.
  11.  # 500

    Colocado por: regisso depende, se compararmos Portugal à China, Índia e EUA, então andamos todos a gastar dinheiro em vão que não vai resolver nada


    Pois, foi o que pensei.
    É como a questão dos impostos não é? Se uns não pagam, você sente-se no direito de não pagar também, certo? Acha que essa é a solução para tudo?

    Em vez de tentar corrigir problemas, bora lá agravá-los.
 
0.0272 seg. NEW