Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Sei que a campanha ao abate já estourou. Pelo menos para já, mas alguém conseguiu descobrir se é possível enviar para abate uma carrinha comercial de 2 lugares?
  2.  # 102

    Penso que não. Tem que ser da mesma categoria dos veículos "subsidiados", ligeiros de passageiros ou M1. Um ligeiro comercial de 2 lugares é N1, se não me engano. Pode abater, claro, mas não deverá ser elegível para esta finalidade.

    Estourou os "lugares marcados" porque há menos de 400 candidaturas completas com "pedido de pagamento". E ainda só analisaram... Zero! Por este andar vamos ter eficiência energética 2.0 🤬: daqui a 6 meses tiramos da marinada e percebemos que precisamos de mais gente, mas daqui a 1-2 anos está resolvido...
  3.  # 103

    Talvez o pcpinheiro me consiga ajudar, tenho neste momento um candidato a inquilino , que pretende contrato de longa duração, que diz ser investigador de uma universidade pública ( já confirmei que é verdade) como consigo confirmar que a bolsa ou o vínculo á universidade é precária ou estável? Obrigado


    Colocado por: pcspinheiroPenso que não. Tem que ser da mesma categoria dos veículos "subsidiados", ligeiros de passageiros ou M1. Um ligeiro comercial de 2 lugares é N1, se não me engano. Pode abater, claro, mas não deverá ser elegível para esta finalidade.

    Estourou os "lugares marcados" porque há menos de 400 candidaturas completas com "pedido de pagamento". E ainda só analisaram... Zero! Por este andar vamos ter eficiência energética 2.0 🤬: daqui a 6 meses tiramos da marinada e percebemos que precisamos de mais gente, mas daqui a 1-2 anos está resolvido...
  4.  # 104

    São todos precários.
  5.  # 105

    Essa era tb mais ou menos a ideia que tinha, mas penso que há uns que são mais precários que outros. Não tem fiador e quer contrato de longa duração já estou a vacilar e a amedrontar..o user carvai usava garantia bancária vou ver se é viável no meu caso.

    Colocado por: rjmsilvaSão todos precários.
  6.  # 106

    Colocado por: carlosj39Talvez o pcpinheiro me consiga ajudar, tenho neste momento um candidato a inquilino , que pretende contrato de longa duração, que diz ser investigador de uma universidade pública ( já confirmei que é verdade) como consigo confirmar que a bolsa ou o vínculo á universidade é precária ou estável? Obrigado




    Sim, infelizmente são todos precários e os contratos são todos com duração certa. Mas isso também não deve impedir que possam alugar... Faça num contrato até á duração máxima da bolsa e prolongue caso a situação se altere. Mas eu exigiria fiador ou garantia bancária.

    São cada vez menos os investigadores que conseguem contratos de longa duração e já tem sorte se forem de 3 anos, que é mínimo que a lei exige. Fora isso, são bolsas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  7.  # 107

    Obrigado pcpinheiro. Se for bolsas são os mais precários de todos certo?
  8.  # 108

    Sim... Mas essas bolsas têm sempre uma duração certa, conhecida logo à partida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  9.  # 109

    Já tive uma inquilina brasileira, com um contrato desse género com a universidade de Aveiro. Era um projecto qualquer. Quando o ano terminou, houve ali uma fase de indecisão que não sabia muito bem se iriam renovar, entretanto ela decidiu voltar para o Brasil. Foi uma boa inquilina enquanto cá esteve e sempre cumpriu com a parte dela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  10.  # 110

    Colocado por: carlosj39que diz ser investigador de uma universidade pública ( já confirmei que é verdade)

    Aqui o risco é baixo, pois para ser bolsista tem de ter um curriculum limpo, e na pior da hipóteses acabam como professores. Peça apenas o Mapa de responsabilidades do BdP, e o mínimo de pagamentos á entrada para evitar dificuldades iniciais. Pagamentos iniciais á cabeça não garante nada e também não serve para selecionar os mais certinhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  11.  # 111

    Colocado por: Carvaie na pior da hipóteses acabam como professores


    Quer dizer na melhor das hipóteses? Eu fui precário até aos 45, quando entrei na carreira, e ainda não tenho nomeação definitiva... 😓
  12.  # 112

    Colocado por: pcspinheiro

    Quer dizer namelhordas hipóteses? Eu fui precário até aos 45, quando entrei na carreira, e ainda não tenho nomeação definitiva... 😓

    Tem razão, e como se fala num tópico ao lado, Portugal não é um País para quem arrisca...
  13.  # 113

    a

    Até há pouco tempo tinha um PHEV que carregava praticamente todos os dias, com um EVSE da Mercedes, numa tomada "normal" de 10A.
    O circuito era composto por (da carro ao quadro): (1) EVSE da Mercedes, (2) extensão de 10metros, fio 2.5mm², (3) tomada inteligente que está na foto, (4) tomada 10A, (5) fio 2.5mm² rijo (não multifilar), (6) disjuntor 20A no quadro da garagem.

    Sim, uma bela receita para problemas. E após ter encontrado a tomada inteligente (da foto) queimada, decidi finalmente avançar com um projeto há muito adiado para melhorar este setup. Também estou a fazer a transição de um PHEV para um BEV e quero garantir alguma margem na potência de carregamento (com segurança ☺️).

    Sei que este tema já foi amplamente discutido, mas tenho ouvido opiniões diferentes. Aconselham instalar wallbox ou uma ficha azul de 32A? Que secção de cabo recomendam? 6mm² ou 10mm² (desde o quadro principal até à tomada)? Cabo multifilar? É possível emparelhar algum dispositivo para automatizar/gerir carregamentos remotamente? Qual seria a forma mais segura?
    Alguma sugestão para garantir que o circuito também fica preparado para futuras exigências (tipo V2L ou V2H)?

    Pretendo adjudicar a obra a um profissional, mas queria estar minimamente assessorado no tema. Quem já passou por isto ou tem setups semelhantes, que soluções escolheram? Alguma dica ou erro a evitar?
  14.  # 114

    Para carregar a 10A não deveria haver problema. Acho que o problema foram tantos pontos de ligação sucessivos onde um deles deve ter encontrado mais resistência e sobreaqueceu
  15.  # 115

    Colocado por: carlosj39Talvez o pcpinheiro me consiga ajudar, tenho neste momento um candidato a inquilino , que pretende contrato de longa duração, que diz ser investigador de uma universidade pública ( já confirmei que é verdade) como consigo confirmar que a bolsa ou o vínculo á universidade é precária ou estável? Obrigado



    E se lhe pedir uma cópia do contrato de trabalho?
    Há investigadores com contratos sem termo, eu sou um deles.
    Não se esqueça que o desconto no irs num contrato de longa duração é considerável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  16.  # 116

    Colocado por: argoHá investigadores com contratos sem termo, eu sou um deles.


    Pois, isso é um "luxo" que cabe a poucos... foi a razão pela qual abandonei a carreira de investigação...por não haver realmente uma carreira para a vasta maioria dos investigadores (comigo foi iFCT, CEEC auxiliar, CEEC principal e, apenas quatro meses dentro deste último, saltei para prof. Auxiliar assim que surgiu a oportunidade).
  17.  # 117

    Colocado por: pcspinheiroPara carregar a 10A não deveria haver problema. Acho que o problema foram tantos pontos de ligação sucessivos onde um deles deve ter encontrado mais resistência e sobreaqueceu

    Provavelmente. Mas carregar a 10A max também não vejo como a solução ideal para um BEH.

    Já agora @pcspinheiro, depois de cumprido o passo 6 das delivery tasks na app da Tesla, demoraram muito tempo a confirmar o pagamento? Mesmo identificando nome + número encomenda no descritivo.
  18.  # 118

    Olhe, penso que não demoraram muito. Eu enviei o comprovativo de pagamento por email para o contacto do lado deles e foi relativamente rápido, talvez por ter feito transferência imediata?... Pelo que vejo das mensagens na app, terá demorado 1 semana desde a emissão do final invoice até ter data marcada para entrega. E acho que não paguei logo a correr porque tive que mexer uns € de contas para outras (sem opção de transferência imediata).

    Colocado por: Zé MeirinhoMas carregar a 10A max também não vejo como a solução ideal para um BEH


    Pois, ideal não é mas é o que usamos cá em casa com dois BEVs... Uso o EVSE do Leaf também com o Tesla e carrego ambos em horas de vazio, das 22h às 7-8 da manhã. poupei umas centenas largas no EVSE da Tesla, mas eventualmente considerarei comprar um regulável não muito caro para carregar a 16A, que sempre é 60% mais rápido! Tenho 20A na garagem e a cablagem desde o contador está toda preparada para isso, a única questão é instalar uma tomada CEE dedicada para o EVSE, mas isso é pacífico e eu próprio faço.
  19.  # 119

    Quando comprei o TM3 também fiquei na duvida de como montar a estrutura de carregamento. Tenho trifásico 10.35 kVA. A minha ideia inicial era uma tomada CEE 16A trifásica com carregador portátil trifásico. Mas no final acabei por colocar uma wallbox V2C com balanceamento de carga. Desta forma consigo extrair mais da potência disponível. Tenho 15A por fase e a wallbox faz a gestão desses 15A por fase reduzindo ou aumentando até esse limite e não permitindo que o quadro dispare. Para já muito contente com essa solução, apesar de substancialmente mais cara. Mas o que iria acontecer com a solução de tomada CEE + carregador portátil é que iria aumentar a potencia contratada e carregar mesmo assim de forma mais lenta para evitar o quadro disparar de noite quando a bomba de calor ligasse.
  20.  # 120

    O problema pode ter sido essa tomada inteligente, não é o ideal para estar sempre a levar uma 10A constantes.
    No meu caso instalei uma tomada CEE 16A com cabo de 6mm e um disjuntor dedicado de 16A mesmo ao lado do quadro principal.
    Pensei em meter uma CEE de 32A mas como já tinha o adaptador CEE 16A que veio com o carro, não quis estar a comprar o outro e também só aumentei a potencia para 4.6kVA.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
 
0.0201 seg. NEW