Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: rjmsilva

    Quantos Km faz diariamente?


    Cerca de 60kms diários.
  2.  # 142

    Colocado por: ricardofcorreia

    Cerca de 60kms diários.


    Numa tomada carrega bem isso a 10A durante a noite.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • nsf
    • há 7 dias editado

     # 143

    Colocado por: Zé Meirinho
    Muito obrigado pela partilha, tenho visto vários utilizadores com essa solução. Para eu ter uma ideia de valores, quanto custou o equipamento + instalação?

    Também tenho uma wallbox v2c (monofásica) e posso confirmar que é um excelente investimento (relação qualidade/preço), pelos vários parâmetros de gestão que é possível fazer e, acima de tudo, pelo balanceamento de carga.
    Comprei a minha na altura da black friday por 515 euros (versão sem proteções/dijuntores). A instalação, feita por eletricista profissional, ficou por 140 euros com mão de obra e todo o material (proteções e uns metros de cabo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  3.  # 144

    Colocado por: brunoaQuando me refiro ao bom (que não foi a melhor expressão) diz respeito a ter funções extra como definir limites de carga ou conectividade.
    Concordam com este comentário:AiOGajo


    Compreendo.

    Mas geralmente essa gestão o carro também a consegue fazer, eu por exemplo tenho duplicação de funcionalidades como ter um temporizador para iniciar a carga tanto no EVSE como no carro. :)
    Concordam com este comentário: brunoa
  4.  # 145

    Colocado por: AiOGajoMas geralmente essa gestão o carro também a consegue fazer,


    Não é a mesma coisa. Os carros geralmente só permitem definir um limite fixo de potência e agendar a carga.
    Uma wallbox para além disso consegue fazer gestão dinâmica da potência, definir perfis de utilização (bi horário, solar, etc).
  5.  # 146

    Colocado por: nsfTambém tenho uma wallbox v2c

    Em pouco tempo já são 3 users aqui a partilhar essa solução. Vou investigar mais a fundo a nível de funcionalidades.

    Quanto a preços, vejo na ordem dos 600- 700€ neste momento. Por exemplo, 680€ com proteções:
    https://evchargers.com.pt/produto/v2c-trydan-c-cabo-6a-32a-monofasico-7-4kw-c-dlb-wi-fi-app-e-alexa-e-proteccoes-incluidas/

    Se a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly? Por exemplo, tenho um shelly com pinças a aplicar no quadro, poderia criar uma condição em que o shelly da tomada para o carro ligaria se o consumo "do quadro" for < a X.
  6.  # 147

    Colocado por: hangas

    Não é a mesma coisa. Os carros geralmente só permitem definir um limite fixo de potência e agendar a carga.
    Uma wallbox para além disso consegue fazer gestão dinâmica da potência, definir perfis de utilização (bi horário, solar, etc).


    Wallbox é a marca e encontras por exemplo a pulsar (a simples) que se não estou em erro, não permitia fazer gestão de potência.

    E sim os carros também possuem essas funcionalidades, especialmente se tiverem equipados com V2G. :)
  7.  # 148

    Colocado por: Zé MeirinhoSe a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly?
    Nao é aconselhável desligar à bruta a energia. A maioria (talvez todos?) os carros têm uma corrende mínima de carga, e têm tambem um setup time para começar a carregar (tempo de comunicaçao entre o EVSE e o carregados do carro em que são negociadas as capacidades, etc), que na prática faz com que o carro so comece a carregar uns segundos após se ligar o carregador. O mesmo acontece no final da carga, fazendo, por exemplo com que, caso a alimentação seja interrompida à bruta sem esta negociação final, o EVSE entre em modo de segurança (nao permite iniciar carregamento até ser fisicamente desligado tanto do carro como da tomada. O controlo dimâmico é mais do que On-Off, permite por exemplo reduzir de 16A para 6A se a bomba de calor arrancar (e manter o consumo da rede dentro da potencia contratada), ou aumentar de 10A para 16A se houver excedente solar, e voltar a reduzir se deixar de haver, sem haver corte abrupto do carregamento.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  8.  # 149

    Colocado por: Zé MeirinhoSe a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly? Por exemplo, tenho um shelly com pinças a aplicar no quadro, poderia criar uma condição em que o shelly da tomada para o carro ligaria se o consumo "do quadro" for < a X.

    Esta parte consigo fazer com o Home Assistant e o carro, vê o excedente solar e define dinamicamente a potencia de carga para o carro.
  9.  # 150

    Colocado por: AiOGajoWallbox é a marca e encontras por exemplo a pulsar (a simples) que se não estou em erro, não permitia fazer gestão de potência.


    Sim, usei o termo "Wallbox" na forma corrente que usamos para referir um EVSE de instalação fixa.
    Por principio de funcionamento, todas as "wallbox" podem fazer gestão de carga dinamica, pois têm que regular o sinal PWM para indicar ao carro quando deve "puxar".

    O que habilita essa funcionalidade é uma qualquer integração para saber o consumo da casa, e assim fazer as contas e ajustar o sinal PWM. Muitas precisam de uma pinça no quadro para isto.

    A grande vantagem da V2C é que permite uma integração por WiFi com uma serie de equipamentos comum (shelly, inversores, etc) e ainda permite uso de APIs ou protocolos como o MQTT que permitem (a quem o souber fazer) usar logicas de consumo mais complexas.
    Mas no final do dia, o que a "wallbox" vai fazer é dizer ao carro de forma continua "apenas podes puxar xA"

    Ainda agora estava a aproveitar umas abertas para carregar o carro com o excedente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
      Screenshot 2025-04-15 at 11.57.51.png
    • nsf
    • há 6 dias

     # 151

    Colocado por: Zé Meirinho
    Se a grande mais valia da wallbox é a gestão de consumos, porque não fazê-lo com tomada + shelly? Por exemplo, tenho um shelly com pinças a aplicar no quadro, poderia criar uma condição em que o shelly da tomada para o carro ligaria se o consumo "do quadro" for < a X.

    O que a v2c faz é ajustar a carga que entrega ao carro mediante o consumo da casa. Mas atenção que para isso é necessário utilizar uma pinça amperimétrica ligada ao quatro geral. Penso que todas as v2c já trazem uma que requer ligação física (cabo de rede), mas também permite a integração com outros sistemas, como por exemplo Shelly EM, que é o que uso.
    Concordam com este comentário: brunoa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  10.  # 152

    Para quem tem inversor solar da Huawei, a wallbox da marca também parece interessante a um bom preço.
  11.  # 153

    Na altura ainda olhei para ele, uma vez que tenho inversor da Huawei.
    Mas para além do preço não ser competitivo face ao V2C Trydan, era um sistema fechado.
    Com a V2C consigo mais funcionalidades e não estou preso a um fabricante.
    Se de hoje para amanhã trocar o inversor por qq motivo, não inutilizo o carregador.
  12.  # 154

    Pergunta honesta: vocês conseguem espremer cêntimos suficientes em poupança eléctrica com a gestão de um V2C que justifique a sua aquisição? Eu simplesmente programo o carro para carregar nas horas de vazio... Se estiver sol, coloco manualmente a carregar durante o dia para aproveitar os painéis, mas como tenho poucos, ou vai para os carros ou para máquinas/AC. Durante a semana não estamos em casa para aproveitar o sol para carregar. Comprei há dias um EVSE de 3.5 kW para poder carregar mais depressa, a uns 15A, vá. Estive ontem a começar a instalação de uma tomada dedicada ao EVSE a menos de 0.5m de fio (aéreo, de 2.5 mm2) do quadro. Vai permitir carregar ~60% mais rápido, que é rápido que chegue. Mesmo só com o EVSE do Leaf (o Tesla não trouxe), não tem havido stress com carregamentos.

    Hoje fui ao Porto por causa do barulho do(s) pneu(s) da frente e só tive que carregar uns 5 min na Mealhada (usei o bónus restante). Infelizmente, não estou certo que tenham resolvido nada, apenas equilibraram numa máquina de road force... O carro apresentava uma vibração muito "fina", muito chata (mas não a típica de roda desiquilibrada) acima dos 120, notei logo na primeira viagem com ele, e devagar com as janelas abertas faz um "chiar" tipo borracha com borracha a cada volta da roda (https://photos.app.goo.gl/jWDajDf2fWua61Zi8). Desconfio da espuma interna a descolar, mas infelizmente as estradas estavam muito molhadas e não deu para ouvir lá...
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  13.  # 155

    No meu caso não é poupança, mas sim a comodidade de carregar sem preocupação de deitar o quadro abaixo. Ou carregava sempre mais lento ou então arriscava a que ligando a BC durante a noite para climatização o quadro disparasse. Essa paz de espírito tem um custo! Claro que se fosse uma instalação monofásica o risco seria menor. Mas no trifásico e com esta potencia contratada, mais que 15A numa fase e vai tudo abaixo.
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 156

    Colocado por: pcspinheiroMesmo só com o EVSE do Leaf (o Tesla não trouxe)

    Colocado por: fpacardosoPassou a ser um extra em todos.

    Sendo assim, não vou fazer conta com ele. Ou é totoloto e uns recebem, outros não?

    Colocado por: pcspinheiroe devagar com as janelas abertas faz um "chiar" tipo borracha com borracha a cada volta da roda

    Esse barulho é terrível. Estamos a falar dum carro adquirido com 0 km e que pelos vistos tem esse problema desde o primeiro dia que lhe pegou! Aperte com a Tesla.
  15.  # 157

    Colocado por: Zé MeirinhoSendo assim, não vou fazer conta com ele. Ou é totoloto e uns recebem, outros não?
    Já não vem de série.
    Mas podes comprar online ou OLX :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  16.  # 158

    Nos grupos da Tesla no FB tens algumas pessoas a vender, e acho que já vi qualquer coisa por aqui também.
  17.  # 159

    Mas vale a pena só por dizer Tesla na caixa? Como foi dito, apenas faz a ponte entre o veículo e a tomada... Eu comprei um de 70€ no Aliexpress, tem imensos vendidos e excelente feedback
  18.  # 160

    Colocado por: Zé MeirinhoEsse barulho é terrível. Estamos a falar dum carro adquirido com0 kme que pelos vistos tem esse problema desde o primeiro dia que lhe pegou! Aperte com a Tesla.


    Pois, não sei que raio será mas estou convencido de que estará na origem da zoeira que se ouve também a maiores velocidades. Aliás, estou a achar o Tesla mais ruidoso em autoestrada que o Jaguar, apesar deste último ter uma locomotiva a diesel logo ali à frente. Não estava à espera e não me lembro de ser o caso no que levei para test drive..
    O que desconfio é que a espuma que reveste o pneu deve ter descolado parcialmente, e agora faz isto. Não tenho outra explicação. O problema é que não tenho vida para fazer 260 km (ida e volta) para andar a chatear a Tesla com frequência. Se o barulho se mantiver (não vejo como a equilibragem possa ter resolvido) vou reclamar de pneus defeituosos e pedir a substituição...
 
0.0239 seg. NEW