Colocado por: zemvpferreiraOu então o empreiteiro passa 200 euros ao certificador lá do bairro e está feito.
Colocado por: zemvpferreiraNão vai ser top dos tops
Colocado por: zemvpferreiraNunca na vida vivi numa casa que respeitasse um projecto térmico moderno. Arrisco dizer que 90% dos portugueses também não. Pior dos casos mete-se uma camisolinha ou um a/c chinês por 600 euros....e poupa-se o resto dos 6 a 8 mil euros de que se falava.
Não estou a dizer que toda a gente o deve fazer, mas entre ter casa e não ter, melhor uma coisa básica que nada.
Edit: Nem sabemos em que zona do país é que hipotética casa vai ficar. Se for uma aldeiazita com clima ameno abaixo de Coimbra não há qualquer crise de conforto térmico que não se resolva facilmente.
Colocado por: zemvpferreiramas gostava que o naniel conseguisse
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu acho que começar por querer uma casa com área contida é um bom primeiro passo para controlar o orçamento desde início. 100-110m2 para um T3, para mim chega bem. Carro à chuva. Eu acho que por 180k conseguirá o que quer. E depois, compartimentos contidos, vãos contidos. Melhor rácio entre área do compartimento e área envidraçada... por vezes, nem precisa de ir para janelas caras, basta que tenham o tamanho adequado ao espaço interior que ilumina...
O mal é a mania de ter vãos grandes que vemos frequentemente. É isso que faz ter que se correr atrás do prejuízo ao nível do cálculo. É por isso que depois os vidros são caros, caixilhos mais resistentes, etc... é isso que faz encarecer a obra. Não é o simples facto de querer mais conforto em detrimento da área.
Ou seja, ter uma janela melhor, não significa que seja mais cara... até pode ser ao contrário. Pode é ser sim, mais pequena um pedaço.
Colocado por: zemvpferreirao metro quadrado de espaço vazio não é assim tão caroeste é o engano de muita gente pois o preço metro quadrado é rigorosamente o mesmo seja util ou inutil, quando se fala em optimização de projetos com redução de areas todos torcem o nariz mas tem de assumir de uma vez por todas que não se conseguem fazer omeletes sem ovos.
Colocado por: marco1quantos projetos que por aqui passam contrataram o serviço de um medidor orçamentista?Na teoria, na pratica a coisa é muito diferente pelo menos recorrendo a pequenos empreiteiros de aldeia. Se chega ao pe deles com listas telefonicas de papelada nem orçamento lhe dão.
um bom mapa de quantidades e trabalhos bem coordenado com todas as especialidades ( ou mesmo orçamentos exteriores para algum trabalho especifico) e trabalhado com o medidor orçamentista, isto representa um bom planeamento e controle á partida de muita coisa.
quanto custa? possivelmente cerca de menos um décimo de um possivel derrapanço em obra ou de antes da obra de uma opção pouco realista de determinado aspeto da solução.
portanto passivel de revisão e ajustamento aos plafonds desejados/ disponiveis.
Colocado por: marco1DREu nao disse que concordava com o fazer as coisas dessa forma simplesmente falei do que vejo no terreno. O Zé da carrinha se for preencher o seu mapa de quantidades vai fazer uma estimativa a olho, chegar a um total e depois divide esse total pelas parcelas que constar no mapa de quantidades.
continue assim , continue a perpetuar a ignorancia, o atraso,...
não é papelada mas sim um documento com medições, parcelas, para o empreiteiro lá da aldeia se habituar a por lá os valores das coisas.
quem quiser que continue a aceitar os orçamentos a olho, da pagina A4 e dos estados de alma do zé da carrinha.
Colocado por: marco1azar dele, ou melhor azar de quem o contrata pois nunca vai ter nada com algum rigor e vai andar ao sabor da carteira dele ou ele vai fazer toda a especie de equilibrismo para que os 1000 €/m2 se cumpram, nem seja a improvisar ( para não dizer outra coisa) aqui e ali
A mudança de paradigma tem necessariamente começar pelo dono de obra.
Hoje em dia por mais simples que seja o DO já vai querer coisas mais atuais e com outros requisitos até exigidos pelas normas e vai-se sujeitar em obra ao zé do improviso e depois começam os atritos.
enfim, o planeta tambem demorou milhões de anos a formar-se...