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  1.  # 181

    Para quem tem o novo TM3, como estão de ruídos parasitas?
    Estou com 1600 km feitos e em paralelo ou piso mau há algo a vibrar na parte central que não consigo identificar. Um dos ruídos vem da forra em tecido do tablier. Basta colocar a mão em cima que pára. Mas outro parece vir dentro da zona de carregamento sem fios ou outro local frontal que não consigo identificar. Já fiz marcação na tesla, mas estas coisas temo que nunca consigam resolver. Mas a cada diz que passa mais vezes faz ruido. Só vai piorar.
  2.  # 182

    Tenho precisamente um ruído parasita que parece vir da zona por trás/baixo do ecrã, apenas em estradas menos boas ou paralelo. Mais notório esta semana porque os sapateiros da Tesla meteram pressão excessiva nos pneus e não há dois com a mesma... É igual em todo o lado 🤬
  3.  # 183

    Colocado por: pcspinheiroTenho precisamente um ruído parasita que parece vir da zona por trás/baixo do ecrã, apenas em estradas menos boas ou paralelo. Mais notório esta semana porque os sapateiros da Tesla meteram pressão excessiva nos pneus e não há dois com a mesma... É igual em todo o lado 🤬


    Quem lhes dera terem a nobre profissão de sapateiros :)
  4.  # 184

    Colocado por: pcspinheiroTenho precisamente um ruído parasita que parece vir da zona por trás/baixo do ecrã, apenas em estradas menos boas ou paralelo. Mais notório esta semana porque os sapateiros da Tesla meteram pressão excessiva nos pneus e não há dois com a mesma... É igual em todo o lado 🤬

    Quanto é que meteram? 3bar?
  5.  # 185

    Eu tenho que reduzir a pressão. Está com 3.3 bar desde que saiu da tesla.
  6.  # 186

    Fui reparar um furo numa casa de pneus aqui na zona e meteram-me 3.0, diz que tem de ser 3.0 e não 2.9.
    Quando os pneus aquecem passa facilmente para 3.5, depois parecem uns trambolhos...
  7.  # 187

    Olá boa tarde a todos,

    Correndo o risco de estar a mencionar marcas erradas :) volto a colocar esta questão aqui aos especialistas do fórum:

    Mercedes A250e híbrido vs Volvo EX30. Opiniões?

    Detalhando melhor o meu contexto. Tenho um carro a diesel com 17 anos e estou a avaliar a sua substituição. O carro faz cerca de 50-60km por semana nas viagens curtas mais 2-3 viagens por mês para fora da zona urbana de 150 - 300 km cada. Actualmente não tenho forma de carregar em casa (só daqui a 2-3 anos se tudo correr bem). Não sei se é muito complicado carregar sempre fora de casa neste cenário.

    A minha dúvida é se vou já para EV ou se opto por um PHEV, mesmo concordando que esta última solução é uma "aberração", não deixa de ser do ponto e vista prático uma opção a considerar.

    Já agora e por último, no intervalo 35-45k quais seriam as vossas recomendações?

    Obrigado
  8.  # 188

    Não tendo como carregar em casa, o 100% elétrico vai-lhe ficar caro em carregamentos na rede publica.
    Concordam com este comentário: hangas, AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  9.  # 189

    Colocado por: fpacardosoNão tendo como carregar em casa,

    E carregar esse PHEV que não deve permitir carregamentos DC fora de casa também não fará muito sentido.

    No entanto para esse perfil de utilização esse PHEV faria sentido. Com uma carga faz facilmente os trajectos da semana, e depois o consumo nas viagens maiores ronda os 4-5l/100.

    Eu tive a CLA250e - carrinha (mas mesmo motor e bateria) e faz facilmente os 60-70Km com a bateria.
    Uma carga são 15kWh, pelo que se tiver hipótese de o ligar durante a noite com o carregador portátil que vem com ele, facilmente o carrega para o uso semanal. Sendo que se nao tiver hipótese tem sempre o backup da gasolina.

    Mas veja se tem hipotese de carregar o PHEV, visto que é mais facil de gerir a carga que num 100% electrico. numa noite carrega o carro facilmente mesmo a 8-10Amperes.
    A verdade é que mesmo sem carregar, acaba sempre por ter uns consumos simpáticos para um motor de 160cV (260cv com o apoio electrico)


    Numa viagem coimbra-Algarve, saindo de casa com a bateria cheia e deposito cheio (35L), cheguei la com 1% de bateria e deposito na reserva.
    Concordam com este comentário: lsobral
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  10.  # 190

    Colocado por: fpacardoso
    Quanto é que meteram? 3bar?


    42 psi é a pressão recomendada (jante 18) e é o que pus quando cheguei a casa logo no dia 1. Estava com 48-50 psi. Na terça deixaram valores sortidos entre 43-47 psi...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  11.  # 191

    Colocado por: fpacardosoNão tendo como carregar em casa, o 100% elétrico vai-lhe ficar caro em carregamentos na rede publica.
    Concordam com este comentário:hangas,AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulo.g
    Poderá ficar mais caro ou mais barato.

    Colocado por: paulo.g. Tenho um carro a diesel com 17 anos e estou a avaliar a sua substituição. O carro faz cerca de 50-60km por semana nas viagens curtas mais 2-3 viagens por mês para fora da zona urbana de 150 - 300 km cada. Actualmente não tenho forma de carregar em casa (só daqui a 2-3 anos se tudo correr bem).
    É aguentar mais esses 2 a 3 anos.

    Se quer mesmo avançar, para mim BEV claro :-)
    Colocado por: paulo.gJá agora e por último, no intervalo 35-45k quais seriam as vossas recomendações?
    Tens uma carrada de carros :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  12.  # 192

    Colocado por: hangasEu tive a CLA250e - carrinha (mas mesmo motor e bateria) e faz facilmente os 60-70Km com a bateria.
    Uma carga são 15kWh
    15kWh para 70km é o mesmo que 21kWh/100km...
    Estamos a falar entre 2 a 4€/100km carregando em casa.
    Um BEV, dependendo do modelo, pode estar a gastar tanto como 13kWh/100km.... entre 1,30 a 2,60€/100km, quase metade que o PHEV do exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  13.  # 193

    Colocado por: paulo.gMercedes A250e híbrido vs Volvo EX30. Opiniões?

    A minha dúvida é se vou já para EV ou se opto por um PHEV,

    Se ponderar Mercedes, a pensar que vai poupar alguma coisa, volto a partilhar o que já tinha dito há umas semanas:
    Colocado por: Zé MeirinhoTenho um PHEV com quase 60mil km e foram 1.400€ na última revisão.

    No meu caso, até há poucos dias tinha um Mercedes C300e de 2020 e partilhei os valores da última revisão. A transmissão 9G-TRONIC, segundo a marca, exige a troca do óleo aos 5 anos de idade ou 120mil km. Isto e outras rotinas banais (filtros de ar e óleo) deixaram-me uma boa quantia por pagar. E na revisão do ano anterior ainda foram 700 e qualquer coisa €. Para o A250e parece que usa a 8G-DCT que carece duma intervenção semelhante ao fim de 4 anos ou 120mil km (segundo a AI do Google).

    Dentro da gama PHEV, para algo semelhante ao A250e, porque não ponderar o Toyota Prius?

    O Volvo EX30 é uma gama diferente do A250e. Não conheço o carro nem as manutenções da marca. Mas por 40k de preço base por um BEH, eu nem pensava 2 vezes e ia pela Tesla (importar ou carro de inventário).
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  14.  # 194

    Colocado por: paulo.gOlá boa tarde a todos,

    Correndo o risco de estar a mencionar marcas erradas :) volto a colocar esta questão aqui aos especialistas do fórum:

    Mercedes A250e híbrido vs Volvo EX30. Opiniões?

    Detalhando melhor o meu contexto. Tenho um carro a diesel com 17 anos e estou a avaliar a sua substituição. O carro faz cerca de 50-60km por semana nas viagens curtas mais 2-3 viagens por mês para fora da zona urbana de 150 - 300 km cada. Actualmente não tenho forma de carregar em casa (só daqui a 2-3 anos se tudo correr bem). Não sei se é muito complicado carregar sempre fora de casa neste cenário.

    A minha dúvida é se vou já para EV ou se opto por um PHEV, mesmo concordando que esta última solução é uma "aberração", não deixa de ser do ponto e vista prático uma opção a considerar.

    Já agora e por último, no intervalo 35-45k quais seriam as vossas recomendações?

    Obrigado
    No seu perfil iria para um híbrido "tipo Toyota".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  15.  # 195

    Colocado por: Zé Meirinho
    Se ponderar Mercedes, a pensar que vai poupar alguma coisa, volto a partilhar o que já tinha dito há umas semanas:

    No meu caso, até há poucos dias tinha um Mercedes C300e de 2020 e partilhei os valores da última revisão. A transmissão 9G-TRONIC, segundo a marca, exige a troca do óleo aos 5 anos de idade ou 120mil km. Isto e outras rotinas banais (filtros de ar e óleo) deixaram-me uma boa quantia por pagar. E na revisão do ano anterior ainda foram 700 e qualquer coisa €. Para o A250e parece que usa a 8G-DCT que carece duma intervenção semelhante ao fim de 4 anos ou 120mil km (segundo a AI do Google).

    Dentro da gama PHEV, para algo semelhante ao A250e, porque não ponderar o Toyota Prius?

    O Volvo EX30 é uma gama diferente do A250e. Não conheço o carro nem as manutenções da marca. Mas por 40k de preço base por um BEH, eu nem pensava 2 vezes e ia pela Tesla (importar ou carro de inventário).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulo.g



    Pelo que consigo pesquisar online, o custos estimado das revisões para o a250e anda entre os 300 e os 500 eur para revisões "tipo B" (mais completas).
  16.  # 196

    pagar +1500€ +- para saltar de um Standard range para o Dual motor vale a pena? 2019
    é bastante mais peso a carregar de um lado para o outro,
    por outro lado vai ter mais valor numa eventual retoma/venda futura, mais segurança, maior autonomia e provavelmente maior duração do motor/bateria
  17.  # 197

    Colocado por: brunoaPara quem tem o novo TM3, como estão de ruídos parasitas?
    Estou com 1600 km feitos e em paralelo ou piso mau há algo a vibrar na parte central que não consigo identificar. Um dos ruídos vem da forra em tecido do tablier. Basta colocar a mão em cima que pára. Mas outro parece vir dentro da zona de carregamento sem fios ou outro local frontal que não consigo identificar. Já fiz marcação na tesla, mas estas coisas temo que nunca consigam resolver. Mas a cada diz que passa mais vezes faz ruido. Só vai piorar.

    O meu teve um barulho que demorei a encontrar, mas vinha do espelho central. Desmontei e creio que era de uma união electrica que encostava no plástico. Agora está a ganhar no volante.
  18.  # 198

    Colocado por: mafgod15kWh para 70km é o mesmo que 21kWh/100km...
    Estamos a falar entre 2 a 4€/100km carregando em casa.
    Um BEV, dependendo do modelo, pode estar a gastar tanto como 13kWh/100km.... entre 1,30 a 2,60€/100km, quase metade que o PHEV do exemplo.


    Mesmo em modo elétrico, tanto fazia 18-20Kwh/100km como fazia 12-13.
    Uma vez fui de Coimbra ao castelo da Lousã e regressei apenas usando a bateria. Foram 95km reais para uma autonomia WLTP de 70Km.


    Mas quando à comparação: são use cases diferentes.

    A principal vantagem que via no PHEV era andar em modo 100% elétrico no dia a dia em circuito urbano.
    E nas viagens maiores recorria à gasolina com o apoio elétrico, reduzindo o consumos para cerca de 4L/100m com uma condução calma.

    As contas ai feitas mais pelo ganho vs gasolina em circuito urbano. Não tanto pela eficiência elétrica absoluta.
    Agora que troquei por um BEV, sim. Já tenho em conta a eficiência elétrica absoluta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo.g
  19.  # 199

    Colocado por: bluthunder82Espero estar enganado...mas acho que vamos voltar a falar sobre este assunto dentro de dois a três anos.

    O que fala das baterias é bem verdade. Não duvido que isso não vá acontecer, aliás julgo que já está a acontecer. Salvo erro já aqui publiquei uma notícia que dava a entender que hackeavam o soc de uma bateria...segundo percebi, o intuito era dar a entender que tinham mais autonomia/ou que estavam em melhor estado do que estava na realidade.


    Bem...alguém se lembra desta pequena conversa que tivemos há uns dias...pois bem parece que não foi preciso passarem 2 anos para falarmos deste tema.

    https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-acusada-de-alterar-conta-quilometros-dos-carros-eletricos-para-fugir-as-garantias/
  20.  # 200

    Colocado por: bluthunder82Bem...alguém se lembra desta pequena conversa que tivemos há uns dias...pois bem parece que não foi preciso passarem 2 anos para falarmos deste tema.


    É uma questão completamente diferente. Não é martelar km, mas sim contabilizar os KM de propositadamente mais curtos que na realidade.

    É preciso ler para além do titulo das noticias do "TupperWare". O que a queixa diz é que o carro parece registar 20-30% mais km dos que os efetivamente percorridos.

    É muito diferente de um terceiro retirar KMs já percorridos ao carro.

    Mas ainda assim, para o fabricante seria fácil e possível "martelar" os Km da forma convencional, isto porque controlam a copia online dos mesmo, obviamente.


    Esta contabilidade dinâmica pode fazer sentido em alguns casos, mas não neste da Tesla certamente.
    Os BMW desde os anos 90 usam uma contabilidade de Km, dinâmica, e para efeitos de revisões com base em parâmetros do motor.
    Basicamente calculam um multiplicador de acordo com o "calculated load" dado pela centralina, que basicamente depende do regime do motor.

    E nesses cálculos, 100Km contabilizados a um regime standard, contavam como 100, mas se fosse num regime de load mais elevado, havia um multiplicador até 1.5x.
    Ou seja.. se andasse sempre com uma condução agressiva, reduzia o intervalo entre revisões potencialmente até 50%.

    Mas claro, o odometro do painel, iria contabilizar a distancia percorrida normal.
 
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