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  1.  # 221

    Colocado por: Jorge_GonçalvesTalvez… mas eu não falei em eficiência, mas sim em autonomia! ;)
    Uma depende da outra :-)

    Se fosse mais eficiente, com a mesma bateria, teria mais autonomia.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, pcspinheiro, ematos
  2.  # 222

    Colocado por: Zé MeirinhoPode partilhar a descrição duma manutenção do tipo B?
    Na mercedes a intervenção é sempre a mesma entre oficinas, daí acederem ao que a mercedes chama de código de oficina, uma coisa tipo isto "1Q60X", que a oficina acede remotamente em carros com mercedesME (daí pedirem a matricula ou o numero de quadro para darem orçamento), que também é visivel dentro do carro no menu do ASSYST (através de uma sequencia de comandos no volante). Para dar um exemplo, embora digamos que custou isto ou aquilo para uma revisao A/B, nao há duas revisões iguais, já que um carro pode precisar de troca de fluido de travoes e outro não por exemplo, alterando o valor entre serviços aparentemente do mesmo tipo. No entanto, pelo menos na medida da seriedade do concessionário/oficina oficial, pode confiar que o orçamento que lhe dão é para exatamente a mesma coisa. O exemplo que dei para um serviço do tipo B, era até um serviço bastante básico, em que apenas levou oléo, filtro e filtros do habitáculo e algumas verificações dependentes dos extras do carro (e mesmo os 300€ de Leiria continuam a ser um bocado exagerados, mas ainda assim metade do exagero que os 800€ que tive de orçamento por exemplo na C.Santos/Santogal). Quando pedir orçamento, por descarte de consciencia, dê logo o código de oficina e assim não há duvidas. Se quiser saber mais sobre os códigos e o procedimento que preconizam, pode ver isto por exemplo.
  3.  # 223

    Colocado por: tigoncalque a oficina acede remotamente em carros com mercedesME

    Mas é isso que estou a dizer, apenas a C.Santos me deu essa transparência do que correspondia ao mercedesME. Outras oficinas lançavam preços de tabela ou tentavam impingir planos de manutenção. Edit: Mesmo comigo a partilhar VIN e número de matrícula. Não pedi orçamentos fora dos distritos de Lisboa e Setúbal.
  4.  # 224

    Colocado por: Zé MeirinhoMas é isso que estou a dizer, apenas a C.Santos me deu essa transparência do que correspondia ao mercedesME
    Eu recebi de todas as que me enviaram preço por email. Algumas deram-me logo orçamento por telefone e disseram o que incluía (se não perguntar, muitas não dizem não). Todo o material que não esteja preconizado na revisão oficial é sempre à parte e independente da validade da revisão oficial (ex. pastilhas, escovas, etc), haverá é algumas oficinas a impingir mais agressivamente do que outras, no entanto eles nunca dão orçamento para isso antes de la estar e nem é obrigado a aceitar, não inviabilizando a validade da revisão periódica. No entanto nenhuma oficina destas oficiais de lhe vai dar um orçamento mais baixo da revisão oficial omitindo preço de itens oficialmente preconizados para depois lhos cobrar à parte.
    Colocado por: Zé MeirinhoOutras oficinas lançavam preços de tabela ou tentavam impingir planos de manutenção
    Muitas delas metem margem de tal maneira alta que dão mesmo preço de tabela, sabendo que mesmo no pior dos casos, o preço pedido cobre bem o serviço e as peças. Facilita-lhes a orçamentação e não precisam de ter ninguem muito especializado a dar orçamentos, tendo depois mais ou menos lucro (daí os preços absurdos nas maiores da AML).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  5.  # 225

    Cedi à tentação de comprar um elétrico xD comprei um Ioniq de 2020 com 130.000km por 14.000€, para já parece tudo conforme e dentro do expectável
  6.  # 226

    Colocado por: mafgodUma depende da outra :-)

    Se fosse mais eficiente, com a mesma bateria, teria mais autonomia.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho,pcspinheiro,ematos

    Obviamente que sim, nem disse o contrário.

    O que disse é que o carro tem uma boa autonomia (mesmo com menor eficiência) mas mesmo assim não servia para o meu perfil de utilizador. Os Teslas são considerados bem mais eficientes, mas mesmo esses não seriam solução para mim, não têm a autonomia que preciso. Aqui é que está o ponto que defendo… nem sempre um VE é a melhor solução, no meu caso e para esta minha utilização em especifico, PHEV é melhor!!
    No segundo carro cá de casa, já irei para um BEV (ainda não decidi qual…) porque o perfil de utilização dele assim o determina.
  7.  # 227

    Este fim de semana fomos fazer as voltas mensais da praxe (ainda por cima sendo Páscoa, era obrigatório). Saímos de Coimbra com 100% e chegámos a Chaves com 33%. Tempo péssimo, chuva pesada o caminho quase todo... Tive que passar no Lidl e meti uns minutos a carregar, e depois ficou a carregar a 6A (para evitar disparar o quadro, os sogros têm pouca potência contratada) toda a tarde/noite e até por volta das 10h da manhã, e ficou a 85%. Podia ter carregado o tempo todo até aos ~95% mas tive que sair com ele e aborreceu-me ter que estar a ligar de novo. Cheguei ao supercharger de Ribeira de Pena com 62% (sobe imenso até lá), onde somos roubados de 1.5€ por fazer 300m na autoestrada! É literalmente passar a portagem, sair logo à direita e pumbas, 1.5€!. Uns cêntimos até vá, mas isto é escandaloso... Enfim, uns ~15 min a ver Netflix e seguimos para Amares, e no dia seguinte para Coimbra sem carregar mais, onde chegamos com mais de 30%. Super tranquilo e se achasse OK carregar a 10A o tempo todo que esteve parado em Chaves acho que ficava a 95-100% e nem precisaria de recorrer a carregador nenhum durante as viagens.
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  8.  # 228

    pcspinheiro e a odisseia da pintura? Tem fim à vista?

    Estou a ter as primeiras falhas de comunicação com a Delivery Advisor. Uma posição que honestamente ainda não entendi onde aporta valor no processo de entrega. Talvez seja apenas comigo.
  9.  # 229

    Já agora, em relação ao apoio ao abate, se alguém daqui usufruiu o ano passado, sabe dizer se também deixaram as candidaturas já completas a marinar? Irão ficar à espera de pegar nisso até completados os 90 dias que deram para entrega da documentação? E se houver candidatos que acabem por desistir e não entregar a documentação, abrem novas vagas e volta tudo ao zero? O processo podia/devia ser mais transparente quanto a prazos e procedimentos...
  10.  # 230

    Colocado por: Zé Meirinhopcspinheiroe a odisseia da pintura? Tem fim à vista?

    Estou a ter as primeiras falhas de comunicação com a Delivery Advisor. Uma posição que honestamente ainda não entendi onde aporta valor no processo de entrega. Talvez seja apenas comigo.


    Vai amanhã para um "Tesla Approved body shop, a Fozcar". Foi-me dito que seria desmontado, pintado e curado em estufa. Quero ver, estou habituadíssimo a encontrar defeitos em pinturas e se não for como dizem vai certamente notar-se. O mais chato é ter que o ir levar ao Porto e ir buscar no dia seguinte. Para mim, o maior inconveniente da Tesla é ter tão poucos locais para assistência e obrigar a fazer 120 km de cada vez... Tenho que sair de manhã bem cedo porque ninguém dá as aulas por mim e às 11h tenho que estar em Coimbra.

    Comigo, a delivery advisor enviava mensagens críticas às 18h e depois já não respondia. Parece que era de propósito. Como quando foi do dano na pintura; na véspera de o ir levantar, com viagem de comboio comprada, liga-me mesmo em cima das 18h a dizer isso...
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  11.  # 231

    Colocado por: pcspinheiroVai amanhã para um "Tesla Approved body shop, a Fozcar"

    O site indica a existência duma em Leiria e outra em Aveiro. Não foram opções?
    https://www.tesla.com/pt_pt/support/body-shop-support

    Edit: Por exemplo, Em Leiria a Parceirauto está cotada com 5 estrelas e a Fozcar com 4.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  12.  # 232

    Colocado por: Jorge_GonçalvesOs Teslas são considerados bem mais eficientes, mas mesmo esses não seriam solução para mim, não têm a autonomia que preciso.
    Tenho um Model Y SR, fui da zona de Mafra a Granada e voltei passando por Gibraltar, e parei mais vezes do que precisava de carregar.
    Para mim, um BEV com ~400km de autonomia faz todo o sentido.

    Colocado por: XtrilhoAqui é que está o ponto que defendo… nem sempre um VE é a melhor solução, no meu caso e para esta minha utilização em especifico, PHEV é melhor!!
    Concordo, um BEV não é para todos :-) é preciso querer.
  13.  # 233

    Colocado por: Zé MeirinhoEm Leiria a Parceirauto

    Já ouvi falarem muito bem da Parceiauto no grupo de FB.
    Também tens um SC em Leiria ou estou errado?
  14.  # 234

    Colocado por: mafgodTenho um Model Y SR, fui da zona de Mafra a Granada e voltei passando por Gibraltar, e parei mais vezes do que precisava de carregar.
    Para mim, um BEV com ~400km de autonomia faz todo o sentido.

    Também acho que é uma boa autonomia para a generalidade das situações, o ID4 também faz mais de 400 kms tranquilamente.
    O “problema” é que quando vou, por exemplo, à terrinha não posso carregar em casa dos sogros e quando vou ao Algarve não tenho carregador na garagem de casa e prefiro planear as paragens em função dos locais que eu quero (restaurante, miradouros, etc) do que em função das necessidades do carro. Conseguia fazer na mesma as viagens, sim… mas não era a mesma coisa! :)

    O que realmente importa é podermos ter no mercado várias soluções (combustão, PHEV, BEV, etc) e cada um poder decidir o que é melhor para si e o que mais valoriza num carro.
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 235

    Acho que é mesmo assim. Cada pessoa deve analisar e ver se a utilização que faz do carro é compatível com o facto de ter um VE. O que eu discordo é daqueles que dizem que "elétricos não, porque não têm autonomia, etc" mas 99% dos percursos são compatíveis com um VE. É falar mal por desconhecimento ou por preconceito. Nisso em PT somos imbatíveis :)
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, mafgod
  16.  # 236

    Colocado por: Jorge_Gonçalveso ID4 também faz mais de 400 kms tranquilamente.

    Tranquilamente como quem diz. Se for a versão de 58kWh, não os faz. O 77kWh acredito.
    O mafgod falou no Model Y SR (standard range), não no LR (long range).
    Concordam com este comentário: mafgod
  17.  # 237

    Colocado por: fpacardosoTambém tens um SC em Leiria ou estou errado?

    Há o Service Center em Leiria sim, mas para reparações de carroçaria parece que subcontratam (isto é assumption minha ao ver este site).
  18.  # 238

    Colocado por: Zé Meirinho
    O site indica a existência duma em Leiria e outra em Aveiro. Não foram opções?
    https://www.tesla.com/pt_pt/support/body-shop-support

    Edit: Por exemplo, Em Leiria a Parceirauto está cotada com 5 estrelas e a Fozcar com 4.
    Concordam com este comentário:fpacardoso


    Pois, para uma próxima (que espero que não haja) tenho que apertar com eles para marcarem perto de onde EU MORO e não perto de onde me entregaram o carro... mesmo para as questões do barulho de pneu e vibração, ir ao Porto não está com nada...
  19.  # 239

    Colocado por: brunoaO que eu discordo é daqueles que dizem que "elétricos não, porque não têm autonomia, etc" mas 99% dos percursos são compatíveis com um VE. É falar mal por desconhecimento ou por preconceito. Nisso em PT somos imbatíveis :)


    A resistência à mudança é intrínseca às pessoas no geral. E justamente porque se desconhece e é uma-autodefesa natural enveredar pelo desconhecido.

    Dou este exemplo as vezes.
    Se os carros até agora fossem elétricos e o normal fosse carregar em casa, e agora nos viessem com a conversa de "ha e tal, agora vamos ter carros a combustível liquido. É so irmos a uma bomba de combustível e em 5 minutos metemos uns 50L e dá para 600-700Km! Vai ser espectacular"

    Iríamos ter o mesmo grupo de resistentes com o argumentos tipo:
    - fogo, ter que ir de propósito a um sitio meter esse tal combustivel cada vez que preciso?
    - Para que é que eu preciso de 700km, se eu ando 50 por dia. prefiro ir carregando em casa enquanto durmo. Como faço com o telemovel!
    - E na viagem grande de 600km 1x por ano? tenho que parar na mesma a cada 2h para ir ao WC, porque nao carregar? Qual é a vantagem do tal combustivel liquido?
    Concordam com este comentário: mafgod, Participante
  20.  # 240

    Colocado por: Zé Meirinho
    Tranquilamente como quem diz. Se for a versão de 58kWh, não os faz. O 77kWh acredito.
    Omafgodfalou no Model Y SR (standard range), não no LR (long range).

    Sim, o que tive era o de 77.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
 
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