Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na fachada exterior da minha moradia, que está encostada ao muro do vizinho haviam muitas fissuras que estavam a deixar passar água, as fissuras foram abertas e preenchidas com massas da sika e essa fachada foi toda pintada.
    Agora passado 2 anos algumas das fissuras já voltaram a abrir e já estou com infiltrações de novo. Não sei o que fazer porque não tenho orçamento para estar sempre a a arranjar isto, sei que o ideal seria meter capoto mas não tenho espaço porque a casa já está no limite do terreno, alguma sugestão?
    Moradia com 20 anos.
    Como posso reparar as fissuras? Têm cerca de 1cm no máximo. Também se torna difícil porque é uma fachada com 6 metros e preciso de entrar no terreno do vizinho para reparar, o vizinho tem um muro de 1 metro encostado na fachada.
  2.  # 2

    Pode meter umas fotos para se perceber melhor?
  3.  # 3

    Fissuras com 1cm de largura certamente que são dinâmicas e estruturais, a solução para isso tem que ser uma intervenção a fundo e que pode implicar gatear as mesmas. Coloque fotos para se perceber melhor as patologias.
  4.  # 4

    Imagens da fachada antes de ser reparada a última vez e a fachada hoje em dia pintada amarela mas já abrir novo fissura
      Screenshot_20250423_100929_Gallery.jpg
      Screenshot_20250423_100916_Gallery.jpg
  5.  # 5

    Analisando melhor as imagens penso que são bastante inferiores à 1cm como pensava.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 6

    Não sei se ajuda, mas... a nossa casa também estava encostada à extrema, confinando com o pátio do vizinho, e não houve problema de colocar uns cms de capoto. Nem da parte dos vizinhos, nem no licenciamento da obra (foi uma reabilitação).

    No seu caso, se o vizinho até tem um muro encostado à parede, o capoto assentaria do muro para cima e, visto que o problema são as infiltrações e não uma questão de isolamento térmico, 2 ou 3 cm seria suficiente pelo que não iria roubar espaço do vizinho. A única questão que vejo é o muro (e será que o vizinho se importa que prolongue o capoto a revestir o muro para garantir o bom isolamento? Ficava com um muro novo...).

    Quanto a invadir o espaço do vizinho para fazer a obra, as coisas são mesmo assim, não há volta a dar, temos de saber partilhar o nosso espaço neste mundo, não vivemos numa ilha. São uns dias de obra, não é assim tanto tempo. Agora, eu sei que há vizinhos e vizinhos, eu também tenho uns vizinhos do outro lado que são bem marretas e que mesmo que não lhes aqueça nem arrefeça não me iam facilitar a vida... espero que não seja o seu caso!
  7.  # 7

    Não tem obrigaçao nenhuma de meter capoto.
    Pelas imagens precisa é de um barramento armado ou meter uma tela não tecida embebida numa pintura própria para o efeito.
    O Eric (capoto) só lhe é necessário se quiser adicionar algum isolamento a parede, mas nunca será obrigatório para resolver esse problema que aí tem
    Concordam com este comentário: zedasilva, Vítor Magalhães, i.seabra
  8.  # 8

    Pedi ao vizinho e fui ver o estado da fachada, ainda não parece ter fissuras por isso não sei de onde a água entra, poderá ser por alguma junta na janela? Está fachada nunca esteve bem nivelada
      Screenshot_20250423_142352_Gallery.jpg
  9.  # 9

    pelas fotos, mesmo antes da intervenção não vejo fissuras que justifiquem as infiltrações.

    em que zona dessa parede tem as infiltrações?
  10.  # 10

    Colocado por: marcocarPelas imagens precisa é de um barramento armado

    Exatamente!

    Colocado por: renovisionpor isso não sei de onde a água entra

    Defina
    "onde a água entra"

    Que patologia tem?
  11.  # 11

    As infiltrações são na cozinha do lado direito pingas no teto, na última imagem que enviei é no lado direito em baixo, ou seja a água deve entrar um pouco por baixo daquela janela pequena
  12.  # 12

    E essas pingas no teto é apenas em dias de muito chuva, caso contrário poderia ser do wc que existe por cima da cozinha
  13.  # 13

    Imagem da infiltração, depois da fachada ser arranjada e pintada durante 2 anos não voltou, mas neste último mês com a chuva intensa voltou
      Screenshot_20250423_151529_Photos.jpg
  14.  # 14

    Veja como estão as vedações da janela assim como da chaminé.
  15.  # 15

    Colocado por: renovisionAs infiltrações são na cozinha do lado direito pingas no teto, na última imagem que enviei é no lado direito em baixo, ou seja a água deve entrar um pouco por baixo daquela janela pequena

    Pode ser ou não.
    Só como exemplo real, o meu pai levou bastante tempo a descobrir a origem de umas pingas numa zona mais central da casa, na sala. Refez a impermeabilização do terraço, e no inverno seguinte, lá estavam as pingas.
    O terraço é transitável e central, e em volta é telhado. Abriu portas de acesso a essas pequenas áreas telhadas, e descobriu uma telha deslocada, com um pequeno lago nessa zona da laje. E nunca pingou por baixo dessa entrada de água, mas vários metros ao lado.
    Ou seja, a água, dependendo de vários fatores, pode estar a entrar num local que nada tem a ver com o sitio onde aparece no interior.
    Concordam com este comentário: i.seabra
  16.  # 16

    Colocado por: Ruikode
    Só como exemplo real, o meu pai levou bastante tempo a descobrir a origem de umas pingas numa zona mais central da casa, na sala. Refez a impermeabilização do terraço, e no inverno seguinte, lá estavam as pingas.
    O terraço é transitável e central, e em volta é telhado. Abriu portas de acesso a essas pequenas áreas telhadas, e descobriu uma telha deslocada, com um pequeno lago nessa zona da laje. E nunca pingou por baixo dessa entrada de água, mas vários metros ao lado.
    Ou seja, a água, dependendo de vários fatores, pode estar a entrar num local que nada tem a ver com o sitio onde aparece no interior.

    Precisamente. O facto de não terem aparecido infiltrações depois de arranjar a parede pode ter sido só uma coincidência. Em casa dos meus pais também têm um problema semelhante. O problema era no telhado, as telhas do beiral estavam mal aplicadas, com demasiado cimento por baixo. Quando a chuva era demasiado intensa, e a água se acumulava, o cimento chupava a água como uma esponja, depois a água ia pelas vigas e pingava no meio da sala. Corrigiram isso e nunca mais aconteceu (isto há vários anos) mas ainda há uma zona do outro lado da casa onde acontece, na altura não deram conta porque só mesmo com muita chuva intensa e contínua, por isso só acontece de longe a longe. Este ano já aconteceu mas, por exemplo, no inverno passado nem pinga, a última vez deve ter sido há uns dois anos.
 
0.0136 seg. NEW