Boa tarde, eu e o meu marido queremos colocar aquecimento central com recuperador a lenha (que também irá aquecer aguas sanitárias) e estamos extremamente confusos sobre a possibilidade de colocar tudo em tubo cobre ou se colocamos apenas cobre à saída do recuperador e as respetivas divisões para os radiadores colocamos em multicamada. (o que sairia bastante mais em conta). A questão é que ja falámos com diferentes profissionais e uns dizem-nos "nem pensar, tudo em cobre" e outros dizem-nos "pode ser em multicamada para os radiadores, até é como se costuma fazer". Agora pergunto-vos a vocês, na esperança de nos ajudarem a decidir: é mesmo seguro o multicamada? com as respetivas válvulas de segurança a funcionar tudo direitinho? ou terá de ser o famoso cobre do inicio ao fim do sistema? O que costumam usar hoje em dia? Obrigada :)
obs: se fosse para ser o multicamada a ideia seria sair em cobre 35mm do recuperador (mais ou menos 6 metros que percorre) depois levaria um T que reduz para tubo 22mm (um para o termoacumulador outro para os coletores dos radiadores), depois dos coletores até aos radiadores é que seria em multicamada (16mm).
faça diferente: coloque um deposito de inercia e deste até ao recuperador use tubagem metalica por exemplo cobre ou inox recartilhado, do deposito para os radiadores pode usar pex, multicamada, ppr enfim o que quiser
pois, também vi essa opção, o problema é que pelo que percebi, para o meu caso, preciso de um deposito de inércia com cerca de 200L, e pedem-me mais ou menos 500 euros por ele, para isso se calhar mais vale fazer tudo em cobre. Acabo por nao conseguir poupar em nenhum dos casos.