Iniciar sessão ou registar-se
  1. Para quem tem o portão longe de wifi é uma solução o GSM mas tem sempre os custos do cartão.
    O meu apanha wifi, tenho lá um sonoff convertido para contacto seco e basta carregar no botão no Telegram e abre o portão, também tens outros equipamentos no mercado que integram com Google e Apple.
  2. Já começa a haver algumas suspeitas para o segundo evento que tirou una 15GW da rede espanhola.
    Até porque não é nada desconhecido dos operadores de redes elétricas.
    A Austrália teve muitos apagões em grandes partes do território por esse mesmo motivo:

    As potencias solares domestica fantasma.
    Em Portugal ainda temos o registo obrigatório (senão não alteram o contador) e o contador extra > 4kW, justamente para a rede saber quanta capacidade está nesses sistemas, que tipicamente desligam da rede todos ao mesmo tempo em caso de variação anómala da frequência.
    Mas em Espanha a coisa é um bocado mais livre.

    Este
    https://x.com/GoncaloAguiar/status/1917740257090625675

    O primeiro evento foi este, uma oscilação ressonante da frequência que não foi amortecida por haver pouca inercia na rede.
      Gpvhk5nXoAAa5ZT.jpg
  3. Estou sem registo (recuso-me a pagar mensalidade mesmo que pequena e mais um contador para terceiros), com injecção zero (menos de 6kWh injectados este mês), o desejo de venda de excedente é zero, nulo, nenhum...até porque não posso vender a mim mesmo a ~250m de distância.

    A mesma lengalenga de quem quer capar/controlar o que não é deles e não sabe/consegue supervisionar e distribuir "bilhetes" ou corte da rede, a quem injecta sem autorização.

    Os contadores estão ligados à e-redes. A e-redes sabe perfeitamente (se quizer) quem está a injectar indevidamente, quanto e quando
  4. Colocado por: ALCLCFOs contadores estão ligados à e-redes. A e-redes sabe perfeitamente (se quizer) quem está a injectar indevidamente, quanto e quando


    A questão não é apenas quanto está a ser injectado. Mas a capacidade instalada e potencialmente não absorvida.

    Em caso de flutuação esse valor é que tem mais impacto nas previsões e na gestão.

    Mas com injeção zero isso nao é um problema.
  5. Pode ter um inversor maior e o técnico passar a limitação como eu fiz. Tenho 10kvas e não tenho contador adicional porque está limitado ao máximo de 4kvas e na verdade está programado para injetar 0.

    Quando decidi o meu sistema também li que noutros países já estão a controlar muito mais a injeção. A Austrália deve ter sido dos primeiros porque tem um excelente clima, em Espanha nos anos anteriores já se pagava para injetar e nos Países Baixos o contador inteligente corta em determinados momentos se for detestado injeção.

    Com o nosso clima durante o verão não vejo isso a não acontecer dentro de pouco tempo.
  6. Por acaso andei a ver os gráficos da frequência em minha casa para ver também tinha sentido essa alteração da frequência mas passou de 50 para 26 directamente e provavelmente foi durante o corte já.
  7. Acredito que no futuro quem quiser ter produção solar terá que dar à empresa de gestão da rede a possibilidade de desligar remotamente a produção.
    • reg
    • há 2 dias
    Colocado por: pfovComo muitos ontem também fiquei sem energia, apesar de estar a produzir nos paineis e com as 2 baterias cheias (5.6kwh).
    O inversor (da fox) entrou automaticamente em modo EPS mas eu não tenho EPS e o respetivo circuito instalado.

    Conclusão: à minha conta e risco foi-me aconselhado a desligar o quadro geral (para impedir consumo da rede quando esta voltasse) e a ligar o cabo que alimenta o inversor, no output do EPS. E voilá, a partir do meio da tarde fiquei a conseguir usar a energia dos paineis e baterias.

    Para isto funcionar automaticamente, seria necessário ter o tal dispositivo e circuito que faz o EPS.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Zé Meirinho
      IMG_DADC33545933-1.jpeg
      foto.jpg


    então simplesmente desligou da tomada GRID e ligou na EPS?
    • reg
    • há 2 dias
    Colocado por: Zé Meirinho
    Para que serve ter um Ferrari na garagem com o tanque vazio? 🤭


    em Portugal isso é um não problema, se fosse num país do 3º mundo qualquer onde a energia falha todos os dias aí sim
  8. Colocado por: rjmsilvaAcredito que no futuro quem quiser ter produção solar terá que dar à empresa de gestão da rede a possibilidade de desligar remotamente a produção.


    Era o que faltava. Para fora do contador/rede mandamos nós, é propriedade privada.

    Só podem penalizar quem injecta indevidamente para dentro do contador/rede.

    E pagar para injectar, eu acho bem....aliás acho deviam na mesma altura pagar para as pessoas consumirem eletricidade durante o dia no excesso de produção.
    Ou posso passar cabo pelos postes (afinal de contas muita da infraestrutura é paga directamente pelo cidadão...um deles era meu) para o meu local de trabalho a ~250m?

    Mas com ideias peregrinas de que o problema é do pequeno produtor, posso bem. Tenho apenas 1/5 do "telhado" coberto e espaço na zona técnica não falta para expandir e acabar com a fraca rede Ibérica.

    A capacidade EPS não é uma questão apenas para quando falta a luz. Já dancei muito tango com a e-redes ao longo de 11 anos aqui onde moro/trabalho.
    Um dos motivos porque em casa quiz estar isolado da rede é porque já tive no meu local de trabalho: um computador a arder, MBs queimadas, 11 focos de luz nos ninhos, maquinaria (durabilidade) não consigo quantificar, mas suspeito e já há dez anos media com multímetro 280V numa qualquer schuko depois das 17h (quando muitas das empresas fechavam).
    A resposta da e-rede (tb a ~100m ao lado), é mesmo assim com trifásica, nada a fazer, PT com muita disponbilidade. Tive de me resignar e desistir de trifásica, mudar alguns equipamentos para mono e preterir de outros que só encontrava na altura em trifásico.
  9. Colocado por: ALCLCF
    Era o que faltava. Para fora do contador/rede mandamos nós, é propriedade privada.

    Só podem penalizar quem injecta indevidamente para dentro do contador/rede.


    Na Austrália o assunto já está em cima da mesa.
      Screenshot_2025-05-01-17-52-46-328_com.android.chrome-edit.jpg
  10. Eu estou em Portugal onde pensava que estaria numa democracia...mas como digo se chega a Portugal capacidade de terceiros de entrarem dentro da minha Propriedade, com ROI ou não a liberdade sempre foi paga.

    Offgrid completo.
  11. Não é preciso alguém entrar em sua casa.
    Provavelmente pedem para adicionar uma nova caixa na entrada ou com um contador inteligente cortam remotamente.

    O que li sobre os paises baixos é que cortavam completamente (não só a produção) que quem estivesse a injetar na rede em periodos onde não poderia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  12. deixem-se de alarmismos, o problema são as grandes centrais fotovoltaicas e não as micromini brincadeiras que tao no telhado de cada um.

    ps: na Australia o problema é grande porque todos têm 4Kw a 30Kw de paineis por moradia.
  13. Colocado por: HFSFcom um contador inteligente cortam remotamente.
    que diga-se de passagem já acontece atualemnete quando se esquece de pagar a conta......
  14. Colocado por: reg

    então simplesmente desligou da tomada GRID e ligou na EPS?


    Sim + desligar o quadro geral, não fosse a energia voltar novamente. Nota que o próprio inversor entrou em modo EPS automaticamente dada a falta de sinal da rede
  15. Colocado por: boxPara o portão instalei um GC G202 GSM. Por 15€ tenho controlo por rede móvel mas requer um cartão móvel. basicamente ligamos ao portão -> ele recusa a chamada - > e abre/fecha o portão. Podemos configurar (autorizar) dezenas de números, receber notificações etc etc. Vantagem relativamente aos típicos "shellys" da vida é não precisar de ligação à net (funciona com telemóveis antigos)


    Por acaso a maior parte dos shelly têm bluetooth e, se assim quisermos, não precisam de rede para funcionar. Desde que estejam num raio alcançável, basta um botão destes
    Claro que, sem electricidade, não me serviu de nada o botão. Verdade seja dita que, como não tive rede móvel, essa solução do telemóvel também não ia funcionar para mim, mesmo que tivesse electricidade :)
    • reg
    • há 1 hora
    Colocado por: pfov

    Sim + desligar o quadro geral, não fosse a energia voltar novamente. Nota que o próprio inversor entrou em modo EPS automaticamente dada a falta de sinal da rede


    pelo que se diz isso não é aconselhável
 
0.0502 seg. NEW