Comprei um apartamento no qual descobri um problema chato com o passar do tempo: cheiro de comida de vizinho dentro da minha casa! Temos uma chaminé em comum para todos os apartamentos (para cozinha) e acredito que, por conta disso, acontecem fugas de cheiro (de fritura e comida) e houve época que até fumo saía do foco de luz do hall de entrada do meu apartamento.
Conversei com vizinhos e fui informada de que, pelo jeito, nunca houve uma limpeza na chaminé e que possivelmente há buracos ou fissuras que fazem com que o cheiro entre para casa. O problema não é apenas no meu apartamento, e sim com todos os vizinhos. Isso acontece há muito tempo.
Cheguei a comprar um purificador de ar e gerador de ozônio para aliviar o sofrimento. Estes aparelhos ajudam, mas quero resolver essa situação.
Será que basta uma limpeza na chaminé para resolver? Existe como tapar/cobrir esses buracos ou fissuras dentro das chaminés de cozinha? Seria um serviço simples ou algo que precisa de obras profundas para resolver? O seguro do condomínio cobriria isso? Ou será que o meu seguro?
Estou aceitando sugestões para assim levar aos administradores do prédio. Obrigada!
O prédio é de 1973, os 4 primeiros pisos são arrendados para comércio (temos uma empresa de eletrodomésticos e do outro lado, uma mecânica, logo eles não são motivos do cheiro) e do 5 piso(que é onde eu moro) até o 11 piso são de moradores.
Pelo o que conversei com um vizinho que está há anos aqui, a conduta é partilhada por todos os apartamentos e acredito que vá até a cobertura.
O condomínio se tornou mais eficiente e organizado no começo deste ano, e os novos administradores estão resolvendo os problemas por prioridades (não tinhamos extintores, temos problemas de infiltrações nos corredores, elevadores velhos que devem ser trocados, entre outros).
Vou colocar a foto da chaminé da minha cozinha. Ela tem essa caixa de proteção que a parte de cima é aberta para entrada de ar e foi feita por questão estética para não ficar a mostra os buracos.
Quanto a limpeza das chaminés, pelo o que já conversei, nunca fizeram ou se fizeram fazem anos.
Penso em ligar para alguma empresa de limpeza de chaminé para solicitar limpeza do meu lado porém o problema não é meu e sim vindo dos vizinhos porque nem sei fritar nada (uso muito airfryer).
Toda sugestão e opinião serão bem vindas pois ando a passar maus momentos por isso.
Em Lisboa tínhamos esse problema. Não era muito grave, mas nas horas de refeições lá vinham os vapores dos estufados dos vizinhos. Resultava ter o exaustor ligado, a extração puxava os vapores para a conduta. . No meu apartamento temos conduta de extração comum. Nunca tivemos cheiro dos vizinhos em casa. Talvez porque a exaustão comum está ligada todo o dia. Liga automaticamente às 6h e desliga às 00h. . Não sei se limpar a conduta resolverá as fugas que tem em casa, mas penso que podiam considerar uma exaustão comum na conduta a funcionar todo o dia, como a nossa. Imagino que ajude bastante no seu caso, especialmente porque o prédio tem muitos andares e a conduta é enorme.
Na teoria cada condómino deveria ter um tubo individual de exaustão, que não parece ser o caso. O retorno do cheiro da comida deve-se à baixa pressão que é gerada na chaminé que faz com que esses cheiros não sairam pela chaminé mas 'entrem' nas casas.
Uma hipótese 'relativamente' eficaz é aplicar uma girandola no topo da chaminé que pela sua acção mecânica 'puxa' os vapores para o exterior. Nem sempre funciona, mas normalmente resolve esse problema