Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom tarde, possivelmente este assunto já foi falado no forum mas não encontrei a resposta que procuro.
    Então é o seguinte, pretendo construir casa e tenho um terreno em meu nome mas que é demasiado grande, e quero dividir em lotes. Posto isto pretendo fazer um destaque no terreno de 2000m2 para eu construir, já me informei que a na conservatória a certidão de destaque costuma demorar bastante tempo sem uma "boa cunha" que é o que não tenho. Fui a um arquiteto para pedir orçamento e disse-me que posso avançar com o projeto de arquitetura e este ser aprovado na câmara mas que não consegue concluir o projeto de especialidades sem a certidão do destaque. Até aqui tudo certo, mas na câmara disseram-me que o projeto de especialidades pode entrar sem a certidão e que pode ser aprovado, só não me dão a licença de construção enquanto não entregar a certidão de destaque e pagar as taxas, ou seja, é uma informação contraditória, disse isso ao arquiteto e ele diz que não tem forma de avançar com as especialidades sem esse documento.

    Alguém já passou por um situação semelhante ou tem conhecimento do assunto?

    Obrigado a quem me conseguir ajudar
  2.  # 2

    Colocado por: MGamamas que não consegue concluir o projeto de especialidades sem a certidão do destaque


    EDIT, de facto estava a confundir as coisas estava a falar em destaque e a pensar noutra coisa completamente à parte que nada tem a ver. e por isso a dar informações erradas.

    de qualquer das maneiras se houver mesmo esse medo de haver atrasos e a coisa arrastar e criar problemas para o licenciamento continuo a pensar que o melhor será tratar do licenciamento da construção e depois tratar do destaque no caso de não ser necessário por enquanto.
    Os projectistas terão apenas de ter cuidado com a implantação e indices tendo em conta o processo de destaque
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MGama
  3.  # 3

    Antonylemos agradeço a sua resposta e de facto é uma ideia, mas eu gostava de saber realmente se é possível o arquiteto fazer as especialidades sem a certidão do destaque porque apesar de hoje ter uma segunda opinião e contrária à primeira fico sem saber qual fala verdade.
  4.  # 4

    Se não pretender vender a outra parte do terreno destacado desde já, pode perfeitamente entregar a arquitetura instruída com o processo de destaque ao mesmo tempo e no fim é tudo aprovado.
    isso das especialidades é uma treta pois sendo isso um licenciamento primeiro entra a arquitetura e depois desta aprovada entram as especialidades portanto não compreendo porque é que ele quer concluir já as especialidades e precisar da certidão do destaque
    há ai algo mal contado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MGama
  5.  # 5

    marco1 obrigado pela resposta, a ideia não é vender por enquanto, fui aconselhado a fazer o destaque para a minha construção, aprovar o destaque na Câmara Municipal e em seguida pedir uma certidão na conservatória com o registo do destaque. Durante este processo de registo podia avançar com o projeto de arquitetura e entrar com ele na Câmara Municipal que era aprovado mesmo sem a certidão do destaque (isto para ganhar tempo enquanto o processo de registo avança) ate aqui tudo bem, todas as opiniões coincidem. Agora imaginemos que o processo de registo se atrasa, (pela informação que vou recolhendo é muito comum na minha área de residência, sou novo na zona e não tenho "cunha", logo fica no "monte" à espera até que alguém tropece no processo), e como gosto de estar informado de todo o processo que envolve todas as borucracias, fui à câmara expor a "possivel" hipótese e disseram que após aprovação do destaque e do projeto de arquitetura podia colocar o projeto de especialidades mesmo sem a certidão. Voltei ao o arquiteto e transmiti a informação da câmara municipal no entanto ele diz que não consegue concluir um projeto de especialidades porque precisa dos dados da certidão para preencher no portal da ADENE e sem a cópia do documento não emitem PCEs (soube agora esta informação porque ele ligou para um senhor "perito" não sei das quantas). Como se diz na giria não bate a bota com a perdigota.
  6.  # 6

    a certidão para meter no portal da Adene é a original com todo o terreno qual é a duvida dele?
    a certidão final só é depois pedida apos todo o processo urbanistico que incluirá o destaque e a obra feita.
    enfim, o arquiteto a contrariar a propria camara e a arranjar problemas onde eles não existem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MGama
    • MGama
    • há 1 dia editado

     # 7

    Colocado por: marco1a certidão para meter no portal da Adene é a original com todo o terreno qual é a duvida dele?
    a certidão final só é depois pedida apos todo o processo urbanistico que incluirá o destaque e a obra feita.
    enfim, o arquiteto a contrariar a propria camara e a arranjar problemas onde eles não existem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MGama


    Segundo a câmara a certidão final tem de ser entregue no pagamento das taxas e para ter a licença de construção, sem ela não me dão a licença, isto no caso de fazer o projeto para a area destacada. Parece-me a mim que a dúvida dele é não saber fazer...Vou ter de me certificar bem deste assunto para não ser "comido de cebolada"
  7.  # 8

    Colocado por: MGamaele diz que não consegue concluir um projeto de especialidades porque precisa dos dados da certidão para preencher no portal da ADENE
    o Marco está a falar bem, ele usa o mesmo documento com que deu entrada do processo. a certidão do registo original.

    em ultimo caso e se houver mesmo essas confusões todas (e não havendo pressa no destaque) trate dos dois procedimentos em separado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MGama
 
0.0126 seg. NEW