Colocado por: hangasNa minha instalação os fusiveis ficaram instalados inline junto aos paineis, no telhado, e dentro de casa so tenho o isolador do inversor.Acrescentando a este ponto, se não houver strings com paineis em paralelo, o fusivel é dispensável já que a corrente nunca excederá a corrente de curto circuito (e por sua vez é proxima da corrente Imppt, que é a corrente em operação normal). Podendo colocár of fusiveis junto aos paineis, pior não fará, mas convem periodicamente verificar apertos para minimizar risco de arcos. Com strings com paineis em paralelo, a história é outra, e aí sim os fusíveis são altamente recomendados.
Colocado por: RUIOLImas afinal qual a vantagem do quadro DC?Na maioria das instalações residênciais, para nada além de aumentar potencial risco de incêncio (e ter mais um quadro para fazer inveja aos amigos mais bricoleiros e menos informados).
Colocado por: RUIOLIGrowatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1? Qual o melhor pela vossa experiência? Qual é mais facil de compatibilizar com baterias?
Colocado por: RUIOLIGrowatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1?Pelas caracteristicas de um e do outro (assumindo o mesmo preço para ambos), parece-me DEYE é mais versátil (atenção que posso ter a opinião viciada porque tambem estou a poderar esse inversor para meter baterias em casa e a ver algumas aplicações mais especiais desse inversor). Mas o DEYE parece-me superior por 3 aspetos:
Colocado por: RUIOLIGrowatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1? Qual o melhor pela vossa experiência? Qual é mais facil de compatibilizar com baterias?
Colocado por: jpmassenatenho planeado para mim é esse modelo da Deye, para juntar a uma bateria Felicity.
Colocado por: mafgodTenho VEs, tudo elétrico, placa/forno/resistência apoio AQS/AC .... e mesmo antes de ter VEs, tenho 25A (5,75kVA) monofásico contratados.
Sobre os 4kVA, se servem deixa estar, se for curto é pedir um aumento para 25A (5,75kVA).
Não tem custos no pedido de aumento/redução, apenas na conta mensal terá alterações tendo em conta a potência contratada.
Colocado por: trivialmas os 4kva é limitado na injeção ou na produção?
Colocado por: RS2025Vamos imaginar, utilização normal da casa, tv, ar condicionado no pico do verão e inverno? E se ligarmos uma placa de indução para cozinhar?Analisei o meu pior cenário (que fazia disparar o contador) aqui. Long story short, tinha disparos frequentes com 6.9kVa contratadps nos piores dias do inverno com tudo ligado (ACs, forno, airfrier e eventualmente MLR ou MSR)
Colocado por: RS2025Perguntava era a nível de instalação de inversor no futuro, se com um de 4K chega para a utilização regular de uma casa sem ter de ir buscar à rede!Com alguma gestao sim, chega, mas numa utilizaçao normal e sem gestao de cargas nao chega. Basta haver um pico de uma máquina a arrancar e facilmente ha um salto de 1.5 ou 2kW por uns segundos (se bem que os inversores tambem têm correntes de pico maior, mas mesmo assim 4kW numa moradia com tudo electrico dificilmente serão suficientes para 100% das situações). Estou a pensar do ponto de vista de utilizaçao com bateria quando não a sol.