Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Na remodelação que vou fazer, já decidi passar os tubos de àgua de um wc para o outro junto ao tecto, uma vez que vou colocar tecto falso.
    Segundo algumas opiniões aqui no forum é melhor pois é mais facil do que partir o chão, e um dia mais tarde é mais fácil se houverem problemas.

    Duvida existencial : Contornar as vigas, ou fura-las ?

    Fura-las era bem melhor na pratica, mas tenho medo que os 2 furos que necessito possam fragilizar a estrutura caso um dia haja um terramoto ...

    Isto faz sentido ??
  2.  # 2

    Faz sentido e acredito que seja mais fácil contornar do que furar.
  3.  # 3

    Boas

    Duvida existencial : Contornar as vigas, ou fura-las ?

    Nem pense em furar, vá " à volta ".

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 4

    civismo,

    Tudo o que seja passar/furar/rasgar elementos estruturais é de evitar e não tenho agora presente mas até penso nem ser regulamentar (o que infelizmente não quer dizer que não se veja). No seu caso não tem nada a haver com o terramoto mas sim principalmente com a carga permanente e eventual sobrecarga que tem na estrutura.

    Cumps
  5.  # 5

    Além de que se os vizinhos desconfiam/descobrem pode ter umas belas chatices.
  6.  # 6

    Para não falar na pontaria. Sempre que faz um furo, acerta-se sempre na armadura longitudinal!!!

    Cmps
    • civismo
    • 16 fevereiro 2011 editado

     # 7

    Após olhar um pouco mais para o corredor, tirei umas medidas e conclui que se passasse os tubos pelo tecto, aumentaria 3 a 4 metros a distancia dos mesmos (subir, descer, contornar vigas). O meu medo do aumento da distancia tem a ver com a agua quente, quanto maiores os tubos maiores as perdas energeticas, certo ?

    Decidi que vai pelo chão no corredor, e depois segue pelo rodapé da parede do lado esquerdo (ao lado de uma caixa de azulejos que esta no chao )

    Será que devo meter aquela espuma isolante à volta do tubo da agua quente ?

    Obrigado
      DSCF5124.JPG
  7.  # 8

    Contornar as vigas, ou fura-las ?
    então amigo a malta tem ajudado aqui no fórum temos sido porreiros e o meu amigo atira com esta? entaõ furar vigas? (lol)
  8.  # 9

    Boas

    Será que devo meter aquela espuma isolante à volta do tubo da agua quente ?

    Deve.

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

    subir, descer, contornar vigas)
    caro civismo então? e preciso contornar porque? ha algum problema de passar a direito? nao vai levar um tecto em SCPGL?
  10.  # 11

    Furar vigas? Qual é o problema? Se for feito por que sabe não há problema nenhum. O betão resiste à compressão, o aço resiste à tracção, logo furar uma viga num local onde o betão esteja sujeito à tracção, e não se corte o aço, e o recobrimento das armaduras seja assegurado, então basta ter uma caroteadora e toca a furar, mas cuidado não abusar, e furar o mais próximo possível do eixo da viga.
  11.  # 12

    Boas

    Furar vigas? Qual é o problema?

    O problema é o nº 5 do artº. 96 do Decreto Regulamentar 23/95 de 23 de Agosto que afirma taxativamente que "as canalizações não devem ficar embutidas em elementos estruturais".

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 13

    Colocado por: j cardoso"as canalizações não devem ficar embutidas em elementos estruturais".


    Depende da forma como se interpreta o texto. Eu interpreto da seguinte forma: Se as tubagens forem chumbadas com argamassa, significa que estão embutidas, e podem surgir problemas com os movimentos da estrutura, se a tubagem ficar livre, de modo a não ser influenciada pelos movimentos da estrutura, não se considera a tubagem embutida. Aliás é como os tubos de queda nas lajes, não podem ser chumbados com argamassa.
  13.  # 14

    efectivamente, um elemento estrutural pode comportar negativos ( caso de uma laje maciça), se for por ai...
  14.  # 15

    Boas

    Depende da forma como se interpreta o texto.

    Eu discordo em absoluto da sua interpretação.

    No caso presente há a considerar que o cálculo da viga não teve em atenção a furação para a tubagem e consequente diminuição da secção, o que desde logo invalida essa interpretação.

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 16

    Então um tubo de queda não fica embebido num elemento estrutural, que é a laje?
    Concordam com este comentário: sasr
    • RRufino
    • 17 fevereiro 2011 editado

     # 17

    Poderia-se dizer que se pode furar uma viga, podia, mas podia se o furo for de pequena dimensão e não para passar às vezes tubagens de 110 mm, por isso digo que não é possível. O risco de se dizer que se pode fazer X mas tem que se precaver fazendo Y é altamente arriscado porque quem lê só lê a parte que interessa, além do mais nem é aplicável ao caso apresentado.

    Furar uma viga...então para os intervenientes que sei que vão perceber o que estou a dizer é fácil explicar, o betão resiste à compressão e o aço à tracção, no entanto, o funcionamento de uma viga pressupõe campos de tracção e campos de compressão, isto é, a armadura longitudinal só estará traccionada se as escoras (ou bielas) do betão encaminharem esforços para os tirantes. A recordar...treliça de Morsch

    Treliça de Morsch

    Obviamente à quem defenda que é possível interromper os campos de compressão, eu também defendo que sim, mas também defendo que ninguém vai verificar se é necessário algum reforço ou não, por isso acho que em grande parte dos casos...que generalizo para sempre, é de evitar furar vigas.

    Deixando de lado interpretações regulamentares...o funcionamento das lajes, como alguns interveniente bem sabem, é diferente duma viga...por isso não são comparáveis.
  16.  # 18

    Colocado por: RRufinoe não para passar às vezes tubagens de 110 mm


    O betão armado é o nosso melhor amigo, mas 110mm já é abusar, agora um furo 30 ou 40 mm para a água ou gás, não vejo problema nenhum.
  17.  # 19

    De facto, em lajes maciças, é frequente haver negativos, que são (ou deviam ser) previstos em projecto e têm reforço dos bordos livres. No entanto, isso está relacionado com as dimensões da laje: duas dimensões significativamente superiores à terceira (a espessura), sendo que o negativo intersecta esta dimensão. Nas vigas existem 2 dimensões significativamente menores que outra (sentido longitudinal), logo, furar uma destas, é comprometer a secção transversal nessa zona.
  18.  # 20

    na minha opinião devia contornar a viga...
 
0.0191 seg. NEW