Colocado por: magBom dia.
Vou iniciar a construção da minha casa e gostava de saber mais ou menos os valores para solicitar o saneamento e a luz para obras. Zona de Gaia.
Aproveito para saber se conhecem empresas certificadas para efetuar o esses trabalhos ou se é preferível ser a e-redes e as águas de Gaia.
Obrigada a quem souber responder.
Colocado por: FilipeS.
Viva,
Vou falar de acordo com a minha experiência, pode existir variações de zona para zona.
Para pedido de água e saneamento (este último pode pedir já ou mais para a frente). Terá de ir á empresa prestadora desses serviços na sua zona, que penso ser águas de Gaia. O valor aqui nunca deverá ser muito avultado, mas só falado com eles. Para o trabalho ser executado tem de ter a caixa de águas cravada no seu muro, respeitando as medidas exigidas. Poderá certamente verificar no site da empresa prestadora as medidas exigidas.
Para eletricidade, tem de se dirigir a um posto oficial com a licença de construção e pedir a baixada. Aqui também tem de ter as caixas cravadas, respeitando as medidas exigidas. Estas caixas tem de estar cravadas na sua totalidade, ficando apenas a frente livre.
O processo deverá, obrigatoriamente, ser tratado por uma empresa credenciada pela E-redes, pois só assim poderá concluir todo o processo.
O custo varia muito, conte com 450€ mínimo. Depois depende onde e como se faz a ligação a rede pública.
Conte que este processo demora um pouco, uns 2 meses (tenha isso em conta para a data de início dos trabalhos).
Por outro lado, também não interessa ter a baixada concluída muito cedo, porque paga uma conta ao fim do mês avultada, mesmo sem consumir energia nenhuma, porque se trata de um ramal de obras.