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  1.  # 541

    Colocado por: spvales pensava carregar dia sim dia não para respeitar a percentagem 20%-80%.
    Em vez de 20/80 (60%) a cada dois dias.... para a bateria mais vale todos os dias 30%.
    Ou seja, é mais benéfico carregar um pouco todos os dias, que muito de uma só vez.
  2.  # 542

    Colocado por: mafgodEm vez de 20/80 (60%) a cada dois dias.... para a bateria mais vale todos os dias 30%.
    Ou seja, é mais benéfico carregar um pouco todos os dias, que muito de uma só vez.

    Tmb é uma hipótese, e solução para a tomadas exterior?
  3.  # 543

    Solução como? É usar o cabo que vem com o carro :)
  4.  # 544

    Colocado por: spvale
    Tmb é uma hipótese, e solução para a tomadas exterior?


    Qualquer uma de 16A preparada para uso exterior. Uma Legrand plexo deve servir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spvale
  5.  # 545

    Colocado por: ematosCom a bomba de calor não é suposto notar mto

    Colocado por: manelvca fazer frio não faz grande diferença em relação em quem não tem BC digo eu...


    A alteração da bomba de calor foi mais para o inverno para fazer calor mais eficiente, no verão não se nota nada.
    Nas voltinhas do entra e sai do carro sim, aumenta o consumo imenso mas se estiver sempre a trabalhar nem se nota.

    Wallbox, na minha opinião, só compensa para quem tiver que carregar em trifásico. Em monofásico consegue carregar até aos 32A com um carregador simples e com a devida instalação.
    Instalei uma tomada CEE16A que me custou 5€ com um disjuntor dedicado no quadro principal e faço a gestão da velocidade de carregamento (Amperes) consoante o excedente solar pela API da Tesla no Home Assistant. Nos últimos dois meses carreguei 217kWh a custo zero :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  6.  # 546

    Colocado por: fpacardosoInstalei uma tomada CEE16A que me custou 5€ com um disjuntor dedicado no quadro principal e faço a gestão da velocidade de carregamento (Amperes) consoante o excedente solar pela API da Tesla no Home Assistant. Nos últimos dois meses carreguei 217kWh a custo zero :)


    Pode dar mais detalhes por favor? :)
  7.  # 547

    Colocado por: ematos

    Pode dar mais detalhes por favor? :)

    Se já conhecer/tiver Home Assistant (HA) é integrar o carro, Tesla ou outro, e criar uma automação para controlar a taxa de carregamento consoante a quantidade de excedente. Se alguém quiser posso partilhar a minha automação que adaptei de algumas que existem no fórum do HA.
    É claro que para saber quanto excedente solar tem, é preciso ter outros equipamentos que por acaso já tinha antes.
    No meu caso, utilizo os dados do contador da E-redes com um equipamento ligado na porta HAN mas há quem utilize shelly na entrada do quadro principal.
  8.  # 548

    Colocado por: fpacardoso
    Se já conhecer/tiver Home Assistant (HA) é integrar o carro, Tesla ou outro, e criar uma automação para controlar a taxa de carregamento consoante a quantidade de excedente. Se alguém quiser posso partilhar a minha automação que adaptei de algumas que existem no fórum do HA.
    É claro que para saber quanto excedente solar tem, é preciso ter outros equipamentos que por acaso já tinha antes.
    No meu caso, utilizo os dados do contador da E-redes com um equipamento ligado na porta HAN mas há quem utilize shelly na entrada do quadro principal.

    Isso seria um excelente serviço público. Quer a sua adaptação, quem o repositório do HA.
    Muito obrigado!
    Concordam com este comentário: mafgod, bluthunder82
  9.  # 549

    Colocado por: Zé Meirinho
    Isso seria um excelente serviço público. Quer a sua adaptação, quem o repositório do HA.
    Muito obrigado!


    O HA é opensource, têm vários métodos de instalação, uns mais simples que outros. https://www.home-assistant.io/
    O propósito do HA é muito mais abrangente que só integrar o carro, é integrar tudo o que é dispositivos smart/wi-fi ou não num único sistema nosso (sem cloud).
    Este topico tem a automação que me baseei para fazer a minha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, ematos, Zé Meirinho
  10.  # 550

    Colocado por: fpacardoso

    O HA é opensource, têm vários métodos de instalação, uns mais simples que outros.https://www.home-assistant.io/
    O propósito do HA é muito mais abrangente que só integrar o carro, é integrar tudo o que é dispositivos smart/wi-fi ou não num único sistema nosso (sem cloud).
    Estetopicotem a automação que me baseei para fazer a minha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Isso já requer conhecimentos que não penso ter, mas é uma excelente solução, principalmente ao fds se tiver excedentes e tiver o carro por casa se não fizer muitos km poupa bem
  11.  # 551

    Colocado por: fpacardoso

    O HA é opensource, têm vários métodos de instalação, uns mais simples que outros.https://www.home-assistant.io/
    O propósito do HA é muito mais abrangente que só integrar o carro, é integrar tudo o que é dispositivos smart/wi-fi ou não num único sistema nosso (sem cloud).
    Estetopicotem a automação que me baseei para fazer a minha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,ematos,Zé Meirinho


    Cardoso, não quer vender os seus serviços de implementação dessa solução? :) é de que zona?
  12.  # 552

    Colocado por: RUIOLI

    Cardoso, não quer vender os seus serviços de implementação dessa solução? :) é de que zona?

    Por acaso é algo que já pensei, mas falta-me tempo para conseguir conciliar com tudo.

    Como disse acima, esta solução tem alguns equipamentos que são necessários para tudo funcionar no final, nomeadamente um medidor de consumo (shelly com duas pinças ou porta HAN do contador), um PC para correr o HA ligado 24/7 e algum tempo para dedicar a aprender como funciona, ao início parece difícil mas é muito intuitivo.
    Enviei o código mas também tem ambiente gráfico para configurar tudo com cliques e além disso tem uma grande comunidade portuguesa e não só que está sempre disposta a ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  13.  # 553

    Em tempos já ofereci aqui no fórum uma francesinha a quem me mostrasse as bases do HA. Mantenho a proposta :)
  14.  # 554

    Boas,
    O meu TM3 com apenas 3 meses deita um cheiro nauseabundo nos primeiros segundos ao ligar o AC... Ontem liguei só a ventilação e lá veio o cheiro e o vidro embaciou todo. Já tinha lido sobre este problema mas aparentemente acontece em veículos já com alguns anos. Desconfio de acumulação de humidade em alguma zona do AC, provavelmente nos filtros. Alguém tem o mesmo problema no modelo novo?

    Vou abrir uma reclamação e aproveito para mencionar também 2 ruídos parasitas que me enervam num carro tão silencioso...
  15.  # 555

    acho que há um recomendação qualquer, para desligar o AC 30seg antes de parar o carro, mas deixar a ventilação a trabalhar precisamente para secar essa condensação.

    por acaso já vi uns vídeos sobre isso e do que me lembro a melhor solução era colocar uns "calços" no filtro de ar do habitáculo para ele não ficar molhado com o acumular da agua da condensação.
  16.  # 556

    Mas colocando calços vai deixar passar ar não filtrado... ou?

    Se esse é um problema conhecido, isso devia ser programado no carro! Estando o AC ligado, ao abandonar o carro e este trancar, devia deixar a ventilação ligada, eventualmente mais forte, durante uns minutos. Não me parece nada de complicado! Às vezes há problemas chatos cuja solução é simples mas teima em não ser reconhecida nem implementada...
  17.  # 557

    Colocado por: brunoaEm tempos já ofereci aqui no fórum uma francesinha a quem me mostrasse as bases do HA. Mantenho a proposta :)

    É uma boa proposta! Quando comecei com o HA também não percebi nada daquilo e ainda não sou nenhum pro, na altura não havia ambiente gráfico era tudo em código (yaml), hoje já fazes tudo no ambiente gráfico, se quiseres, tal como nos shelly.
    A grande vantagem do HA é que integras tudo com tudo num só sitio, shelly, xiaomi, tv, luzes, etc :)

    Colocado por: pcspinheiromeu TM3 com apenas 3 meses deita um cheiro nauseabundo nos primeiros segundos ao ligar o AC...

    Deve precisar de uma limpeza das condutas, experimenta ligar no quente na velocidade máxima durante uns minutos.
    Pode ter sido água da lavagem que entrou pela entrada de ar.
    Quando lavam os Tesla convém sempre ativar o Car Wash Mode, para fechar a comporta de entrada de ar.
  18.  # 558

    Acabei de fazer uma marcação de serviço e recebi imediatamente uma estimativa de quase 100€ para verificar coisas que constituem um claro funcionamento anormal em garantia (o cheiro do AC e os ruídos no tablier, parece que há algo solto a vibrar). Para quem já foi resolver problemas semelhantes, é normal pagarem isto? Sei que já aqui falaram em resolver os problemas de ruídos parasitas mas fiquei sempre com a ideia de que foi trabalho em garantia...
  19.  # 559

    Colocado por: fpacardosoQuando lavam os Tesla convém sempre ativar o Car Wash Mode, para fechar a comporta de entrada de ar.


    Ainda só o lavei 1x e fiz isso... e foi lavado à mão, embora tenha usado a máquina de pressão mas sempre de frente para trás, precisamente para evitar que entre água onde não deve.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  20.  # 560

    Colocado por: pcspinheiroAcabei de fazer uma marcação de serviço e recebi imediatamente uma estimativa de quase 100€ para verificar coisas que constituem um claro funcionamento anormal em garantia (o cheiro do AC e os ruídos no tablier, parece que há algo solto a vibrar). Para quem já foi resolver problemas semelhantes, é normal pagarem isto? Sei que já aqui falaram em resolver os problemas de ruídos parasitas mas fiquei sempre com a ideia de que foi trabalho em garantia...

    Isso é normal, quem dá as primeiras respostas e estimativas é a IA, depois quando vais ao SC não pagas nada está em garantia.
    Mas pelo sim pelo não, manda mensagem pelo chat, alguém vai responder-te.
 
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