Iniciar sessão ou registar-se
    • Tonyp
    • 22 agosto 2025 editado

     # 1

    Boas,

    60m² de open space serão suficientes para uma sala de estar com cozinha, ou será preferível optar por mais de 70 m²?
      IMG_1975.jpeg
  1.  # 2

    Chegar chega mas essa cozinha com aquele janelao fica pouco eficaz, assim como na ilha aplaca e o lavatorio estao demasiado juntos, nao é bom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tonyp
    • Tonyp
    • 22 agosto 2025 editado

     # 3

    Colocado por: marco1Chegar chega mas essa cozinha com aquele janelao fica pouco eficaz, assim como na ilha aplaca e o lavatorio estao demasiado juntos, nao é bom
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tonyp


    A janela na cozinha é horizontal fica emcima da banca
  2.  # 4

    sim eu sei
    mas tem consciência que tem ai uma cozinha praticamente sem lado nenhum para meter um armário alto ou frigorifico ou forno e micro ondas ?
    Concordam com este comentário: Tonyp
  3.  # 5

    Cada um é que sabe o que quer, e quanto é que tem na carteira, para mim 60m2 é um exagero.

    Uma cozinha com quase 17m2 e não tem espaço para os móveis
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tonyp
  4.  # 6

    Pickaxe

    para este tipo de open space é bastante usual e razoável
    é claro que não se está a falar de uma casa básica e contida.
  5.  # 7

    Colocado por: TonypBoas,

    60m² de open space serão suficientes para uma sala de estar com cozinha, ou será preferível optar por mais de 70 m²?
      IMG_1975.jpeg


    Vai de cada um. Para mim, passando dos 40m² já acho desconfortável.
  6.  # 8

    Colocado por: N Miguel OliveiraVai de cada um. Para mim, passando dos 40m² já acho desconfortável.


    40m2 mete um sofa como o meu em U e ja nao tem espaco para nada :D
    Concordam com este comentário: MSSA
  7.  # 9

    Colocado por: Tonyp60m² de open space serão suficientes para uma sala de estar com cozinha, ou será preferível optar por mais de 70 m²?


    A partir de 40m2, é perfeitamente possível ter o openspace com qualidade espacial e hierarquia de espaços. Penso que seja equilibrado um espaço com até 50m2. depois já me aprece que é necessário ter atenção a outras hierarquias espaciais e definição de zonas de estar, comer, refeições, eventuais recortes. Um "salão" retangular com todas essas fruições é algo desconfortável.

    Mas como tudo, depende do tipo de fruição, do n.º do agregado familiar permanente, da organização do espaço e sua interação com o exterior (se houver).

    Mas, dou aqui um exemplo, que foi o mais extremo que me pediram para projetar. Agregado de 2 pessoas. no qual a sala de estar ficou com 110m2 (um grande salão com cobertura com asnas em madeira e uma imponente lareira central, alpendres laterais nascente/ poente, para usufruir das condições exteriores), adjacente a este dois sub compartimentos abertos, com outra escala, cada um deles com cerca de 20m2, para cozinha e sala de jantar formal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tonyp
  8.  # 10

    50-60m2 é o ideal para conseguires ter cozinha com ilha ou peninsula, mais uma boa mesa de jantar, mais sala de estar. Acima disto a sala torna-se enorme e diria que só se aplica a familias com mais de 4 membros presentes.

    tenho 50m2 e gostava de ter mesa de jantar ligeiramente maior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tonyp
  9.  # 11

    aquela configuração e open space "pede" á vontade 50/60 m2, não é um exagero de maneira nenhuma
    cada um sabe de si
    tenho este exemplo para um T3 com 136.80 m2 no total e o open space ficou com 46.30 m2 e nota-se claramente que a sala podia ter ficado com um pouco mais de largura mas o desafio era a casa não passar dos 135 m2
  10.  # 12

    Podes mostrar o resto da planta? Fiquei interessado.
  11.  # 13

    não devia mas...vai assim
    Concordam com este comentário: TicMic
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, pkasa
      planta T3.png
  12.  # 14

    Colocado por: marco1não devia mas...vai assim
    Concordam com este comentário:TicMic
      planta T3.png


    Vamos lá começar a malhar 😁😌
  13.  # 15

    força :)
  14.  # 16

    são tugas os clientes? Já não se fazem mts moradias sem garagem!
  15.  # 17

    o lote permite a construção mais tarde de uma garagem em anexo, para já era o que queriam apenas.
    tambem poderá estar na calha futuramente alguma especie de pergula na zona do carro.
  16.  # 18

    Colocado por: dmanteigas40m2 mete um sofa como o meu em U e ja nao tem espaco para nada :D


    Como disse, vai de cada um.
    Para mim, maior que isso é como estar num armazém com pé-direito baixo, ou num museu, sinto algum desconforto quando espaço é demasiado amplo. Idem para o sofá. Se acho pouco prático/cozy um sofá em L... em U então, pior ainda. Gosto mais da versão clássica de mais do que um sofá/poltrona, vs uma peça só. Acho que há muito mais para se fazer numa sala do que ver TV.

    Ainda por cima nos dias de hoje, com tudo tão caro. Fazer um openspace com 60-70m² parece-me desadequado. Preferia usar o dinheiro e o espaço a mais para espaço exterior... e ter mais 30m² de jardim por exemplo ou trabalhar menos um bocado.

    Pela planta do post #13 do marco1, o openspace tem 46m². Para mim está bom, chega e sobra. Aliás, se a casa fosse minha, ainda reduzia 30cm na cozinha (1,20m entre peninsula e bancada) e eliminava aqueles banquinhos do balcão que nunca uso. Imaginar um espaço de 65m² ali, iria desiquilibrar o resto da casa e o exterior... e se calhar o orçamento também. Já os 10,90m de comprimento acho demasiado, quanto mais... Mas nem só da área reza a história... em gosto mais de configurações em L, em T, ou que evitem o 3 em linha dos espaços. Também prefiro abdicar de despensas e arrumos e usar mais os armários. Ou concentrar circulações para estatizar um bocado as salas... e por aí fora. Depois, cada caso é um caso. Nem todos vivemos igual e ainda bem. Comigo, nenhum vendedor se safava com sofás em U, ainda bem que há gente como o dmanteigas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tonyp
  17.  # 19

    Colocado por: marco1sim eu sei
    mas tem consciência que tem ai uma cozinha praticamente sem lado nenhum para meter um armário alto ou frigorifico ou forno e micro ondas ?
    Concordam com este comentário:Tonyp

    Vdd. Ja mandei tirar essa janela, nao tinha pensando nisso! Obrigado
  18.  # 20

    Apenas estava com a dúvida se 60m² para a sala e a cozinha não seriam um pouco pequeno demais, cheguei a considerar acrescentar mais um metro em comprimento. Contudo, se me dizem que 60m² para a sala e a cozinha são suficientes, tal como se vê na imagem, confio.
 
0.0207 seg. NEW