Iniciar sessão ou registar-se
    • TMQ
    • 5 setembro 2025 editado

     # 1

    Bom dia,

    Vou instalar o exaustor Frasa Luma 90cm s/ motor e tenho a instalação de VMC concluída onde vou instalar o Mitsubishi VL-350CZPVU-R-E.
    A ideia original passava por colocar motor exterior ligado ao exaustor Frasa ( funcionando independentemente ), mas acabo de ver que ambos os equipamentos acima são compatíveis.

    Posso efetivamente ligar o exaustor ao VMC?
    É eficiente?
    Pode ser problemático ou exigir maior manutenção que o motor exterior?
    Caso seja uma boa solução, e visto já ter o pladur na área da cozinha, teria que rasgar para colocar a tubagem, certo? A área da despensa ainda está em bruto.

    Para motor exterior tenho 2 soluções:

    Opção 1 - Sodeca tiracano + RM-01
    Opção 2 - Sodeca CTD-125/B + RM-01

    A cozinha tem 18m2 ligados em open space a uma sala de 26m2. Pé direito 2.55mt
  1.  # 2

    Estou curioso para ver as respostas. Assim de repente, eu diria que injetar vapores com gordura dos cozinhados nas tubagens, permutadores e afins de uma VMC é uma má ideia, mas vamos a ver o que diz o pessoal entendido a ver se aprendo alguma coisa.
  2.  # 3

    Nunca terá os débitos necessários para uma rápida e eficaz exaustão dos vapores da cozinha.

    Vamos dizer assim por alto, uma boca de extração na cozinha tem uns 50-80 m3/h. Um exaustor tira uns 400-600 m3/h e por vezes mais.

    E isto sem falar com a sujidade que as gotículas de óleo e outros resíduos voláteis vão deixar ao longo de toda a conducta.

    Até pode haver já VMC com essa opção, mas toda a abordagem é incorrecta. Não misturar conductas de ar limpo com ar "sujo"
  3.  # 4

    Nunca jamais em tempo algum
    Concordam com este comentário: fabsil
  4.  # 5

    3 opções possíveis:
    - recirculação com filtro de carvão
    - saída de ar com damper (valvula), para garantir o isolamento quando desligado. Fica caro e pode ter manutenção.
    - saida de ar sem damper, teoricamente impossível, mas na pratica em 99% das construções, porque certificado energético é só uma fraude tuga.

    Se quer uma solução eficiente meta o filtro de carvão.
    Se assa sardinhas em casa, se quer paz com o construtor ou com a mulher, deixe isso com o cano aberto.

    Se tem VMC deve meter uma saída de insuflação na cozinha para que o ar que sai pelo exaustor atravesse um trajecto mais reduzido. Quando liga o exaustor o VMC vai funcionar apenas para isto, deixando de extrair ar, vai apenas filtrar o ar e permitir encaminhar para um trajecto um pouco mais favorável. Não deixa de ser um custo elevado por cada minuto que tem o exaustor ligado.
    • TMQ
    • 5 setembro 2025

     # 6

    ok, entendido. Vamos pela opção de motor exterior.

    Qualquer uma das opções que deixei, é viável?

    Opção 1 - Sodeca tiracano + RM-01
    Opção 2 - Sodeca CTD-125/B + RM-01
  5.  # 7

    Se quiseres a casa toda a cheirar a fritos é bom lol
  6.  # 8

    não é isso que o TMQ pergunta
    a questão de ligar o exaustor á VMC já estava ultrapassada.
    • TMQ
    • 11 setembro 2025

     # 9

    Realmente, há pouca gente que gosta de ajudar.
    Para criticar veio um monte de gente à festa, mas para ajudar nem vê-los... Para mais que o post inicial já continha a questão sobre o motor exterior. Devem ser como o meu avô quando perdia os óculos, só lia as letras gordas!
    •  
      ClioII
    • 11 setembro 2025 editado

     # 10

    Colocado por: TMQPara criticar veio um monte de gente à festa, mas para ajudar nem vê-los...


    Não é verdade. A crítica foi e bem para ajudar, para evitar que cometesse um erro crasso, que se aplica a um _caso_geral_.

    Para distinguir entre os dois motores _em_particular_, pode simplesmente ninguém ter opinião sobre esses dois motores _em_particular_. E para dizer disparate mais vale não opinar.

    Já o amigo criticou gratuitamente quem ajudou, mas opinar sobre os motores também não vi nada...
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  7.  # 11

    Colocado por: TMQRealmente, há pouca gente que gosta de ajudar.


    Se você tivesse perdido 5 minutos a ler, tinha visto que o Sodeca CTD é um "extractor" para o ar e não um extractor dedicado aos vapores de cozinha como o Sodeca tiracano

    E ainda que o Tiracano possa funcionar, não é a sua função extrair vapores de cozinhados.

    CTD
    Ventiladores centrífugos de cobertura, para ventilação residencial e pequenos espaços


    TIRACANO
    Ventiladores para a extração de fumo em chaminés
    • SrR
    • 11 setembro 2025

     # 12

    Relativamente ao tópico, já vi pelas inter webs um sistema VMC que aproveitava o calor "produzido" pela hotte
    • TMQ
    • 11 setembro 2025 editado

     # 13

    Colocado por: ClioII

    Não é verdade. A críticafoi e bem para ajudar, para evitar que cometesse um erro crasso, que se aplica a um _caso_geral_.

    Para distinguir entre os dois motores _em_particular_, pode simplesmente ninguém ter opinião sobre esses dois motores _em_particular_. E para dizer disparate mais vale não opinar.

    Já o amigo criticou gratuitamente quem ajudou, mas opinar sobre os motores também não vi nada...
    Concordam com este comentário:zemvpferreira


    Amigo, eu aceitei as criticas de bom grado. Mas leia bem o meu post, até refiro que a ideia original passava pelo motor. Mas para além do Marco1, nenhuma alminha tomou em conta essas palavras, uns fizeram criticas costrutivas outros só leram as letras gordas.
    Daí a minha observação. Exagerada? Talvez. Totalmente errada? Só aos seu olhos, ou vai-me dizer que ninguém podia ter dito que de motores não percebia nada, ou que possivelmente seria melhor olhar para essa solução, ou outra coisa qualquer? Eu não inventei a roda, esta solução já existe há muito, vai-me dizer que no meio de tanto profissional e tanto opinador neste fórum, não há um que já tenha ouvido falar disto? Por favor...
 
0.0151 seg. NEW