Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 11 setembro 2025
    Colocado por: callinasAs minhas estão em 0,004 numa bateria a de 320A
    Já a de 300A está a 0,009


    Olhe só quando está em "absorption" fora disso é irrelevante
    • HFSF
    • 11 setembro 2025
    Colocado por: paulosPara quem tem baterias e carro eletrico.

    Como fazem para carregar o carro? Algum temporizador para desligar as baterias de casa ou usam a energia dessas baterias para a bateria do carro?

    Faz-me confusão usar as baterias de casa para carregar o carro, pois por dia gasto uns 15-20kw, isso significava que a bateria de casa iria descarregar todos os dias, acredito que isso não lhe dê saúde nenhuma.


    Uso a bateria da casa para carregar o carro sim.
    Sendo lifepo a bateria vais degradar-se mais só pelo tempo parar do que propriamente por fazer um ciclo completo diario.

    Se gasta 15 a 20, provavelmente gasta também algum durante o dia que não seria consumo de bateria mas sim directo dos paineis.
  1. Colocado por: paulosFaz-me confusão usar as baterias de casa para carregar o carro


    Não vejo a coisa assim tão linearmente. Quando tenho que dar prioridade ao carregamento do carro, ele carrega e pronto. Não me interessa muito se a bateria da casa vai parar ao carro, ou ao forno. Neste cenario o carro é uma carga como qualquer outra.

    Já quando não tenho pressa, em carregar o carro mas ele esta em casa parado durante o dia (e ligado ao carregador) a minha configuração dá prioridade à casa e só o excedente que não consegue ser absorvido pela bateria, vai então para o carro.

    Mas se estiver o dia fora, a casa carregou a 100%, chegar a casa à noite e precisar de carregar o carro um bocado para o dia seguinte, carrego. Neste caso sei que essa carga vai sair primeiramente da bateria, mas lá está. O carro é uma carga como qualquer outra nesta situação.
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: HFSFSendo lifepo a bateria vais degradar-se mais só pelo tempo parar do que propriamente por fazer um ciclo completo diario.


    Isto é o ponto importante. Não vale a pena "poupar" a bateria.
    A melhor altura para usar a bateria é agora, não no futuro.

    Quando mais ciclos retirar dela, mais retorno tem.
    As baterias hoje fazem facilmente 8000 ou mesmo 10000 ciclos. A um ciclo por dia são mais de 20 anos.

    Se no limites fizer os ciclos todos em 5 anos, é porque também já a amortizou muito mais cedo que isso.
  3. Colocado por: hangasO carro é uma carga como qualquer outra nesta situação.


    Sim tenho essa noção, se bem que é uma carga que está em carga 7/8/9h... continuamente.
  4. Colocado por: paulosFaz-me confusão usar as baterias de casa para carregar o carro, pois por dia gasto uns 15-20kw
    Colocado por: paulosSim tenho essa noção, se bem que é uma carga que está em carga 7/8/9h... continuamente.
    Se carregar a 16A (3,7kW), demorará entre 4 e 5h30m, se a tomada/instalação estiver correta é sem medos.
    Concordam com este comentário: paulos
    • hangas
    • 11 setembro 2025 editado
    Colocado por: paulosSim tenho essa noção, se bem que é uma carga que está em carga 7/8/9h... continuamente.


    Sim, nestas cargas de aproveitar excedente, apesar de estar ligado o dia todo só vai carregar mesmo quando já nao tenho mais onde guardar produção.

    Se tiver que carregar o carro a noite toda, tenho noção que a casa e o carro me vao descarregar a bateria toda e ainda irá à rede buscar mais qualquer coisa. Depois no dia seguinte a produção deverá assegurar a casa e recarregar a bateria.


    Curiosamente, no caso do Victron, especialmente com DESS, esta gestão é muito bem feita.
    Se forçar o carro a carregar à noite, e consoante a estimativa de produção consumo para o dia seguinte, o victron vai buscar alguma energia à rede em bi-horario, para garantir que tem ainda alguma carga na bateria para assegurar o periodo das 8h00 da manhã até a produção solar ser grande o suficiente.


    Também ha situações onde o DESS tenta vender antes do nascer do dia, carga da bateria da casa que não fez falta durante a noite (sabendo que a vai conseguir recarregar durante o dia). Se o carro estiver ligado nessa altura, a wallbox vai aproveitar esse "excedente" também.
    • HFSF
    • 13 setembro 2025
    Tenho de ver como vou implementar o algoritmo do DESS mas programado por mim por não ter o ESS ativo.

    Para já, 0 kwh da distribuidora e voltagens constantes mas provavelmente vou precisar de carregar da rede no proximo inverno.
  5. Tenho de ver como vou implementar o algoritmo do DESS mas programado por mim por não ter o ESS ativo?
  6. Já se fala nos fóruns de bateria de 30 kWh a 2500 euros. Estive para comprar meses atrás a 2800 euros 30 kWh, , mas da minha opinião é muito complicado instalar uma bateria de 30 kWh, a não ser que a bateria chegue de camião e a deixe logo no local, serão pelo menos 240 kg .
    • eu
    • 13 setembro 2025
    Colocado por: callinasJá se fala nos fóruns de bateria de 30 kWh a 2500 euros.


    Incrível!

    O casamento entre a energia solar fotovoltaica e as baterias de lítio, a estes preços, vai revolucionar a eficiência energética das habitações.
  7. Colocado por: callinas30 kWh a 2500 euros

    Mesmo(!)
    Colocado por: callinaspelo menos 240 kg

    https://www.basengreen.com/pt/product/51-2v-600ah-30kwh-push-pull-cooling-battery-pack-lifepo4/

    Peso: 214kg
  8. Maus stixx
    Unidade de supressão de incêndio e outras

    Uma unidade automática de supressão de incêndios é um sistema autónomo que deteta e extingue focos de incêndio de forma rápida e eficiente, sem necessidade de intervenção humana, painéis de controlo ou alimentação elétrica. Utilizam agentes limpos ou gases à base de potássio que atuam diretamente no foco do incêndio, interrompendo o processo de combustão e protegendo equipamentos sensíveis em locais como painéis elétricos, racks de TI, veículos e compartimentos de baterias.
    Como funciona:
    Detecção: O sistema é acionado por calor ou um tubo de deteção que, ao aquecer, liberta o agente extintor diretamente no local do incêndio.
    Extinção: O agente extintor, como um fumo à base de potássio, absorve o calor e interrompe a reação química do fogo, extinguindo-o eficazmente.
    Características:
    Autonomia: Funciona sem eletricidade ou operadores.
    Rapidez: Ação rápida para suprimir o fogo antes que se alastre.
    Agente Limpo: Não danifica o ambiente ou os equipamentos protegidos.
    Baixa Manutenção: Geralmente não requer manutenção frequente.
    Versatilidade: Adaptável a diferentes tipos de compartimentos e equipamentos, como painéis elétricos, máquinas, racks de telecomunicações, e até veículos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
      Screenshot_2025-09-17-00-59-28-194_com.android.chrome-edit.jpg
      Screenshot_2025-09-17-01-07-13-066_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg
  9. Deve ser algo deste género que põem nas baterias
  10. Muito interessante, mas não me convence muito.

    Nos vídeos do site fazem as demonstrações pegando fogo a qualquer coisa, que o dispositivo extingue por supressão do oxigénio->OK.

    MAS, EM TODOS OS CASOS, a fonte de ignição foi removida (isqueiro).

    Num quadro elétrico, como os mostrados nos exemplos, a fonte de ignição provavelmente continua lá: o contacto que faz arco, o fio excessivamente fino para a corrente que lá passa, etc...
  11. Não tenho a certeza que isso seja eficaz em baterias. O que esse fumo deve fazer é retirar o oxigénio do ar, dessa forma impedindo que o fogo continue. O grande problema dos fogos nas baterias é que no processo gera-se oxigénio por isso o fogo auto-alimenta-se...
  12. Colocado por: Bruno.AlvesO grande problema dos fogos nas baterias é que no processo gera-se oxigénio por isso o fogo auto-alimenta-se.


    Isso é so na quimica NMC.. em LFP não há libertação de oxigenio.
    Mas há libertação de Hidrogenio e oxidos de carbodo (CO e CO2).
  13. A questão aqui não será as baterias arderem mas sim, componentes da instalação, daí que muitos dizem na análise as baterias até que ponto faz sentido ter o extintor.

    Em relação ao quadro, o arco elétrico ocorre e pode fazer arder alguma coisa, entretanto as proteções do quadro devem funcionar e cortar a energia, acabando o arco, no entanto o extintor apaga alguma coisa que possa ter ardido .

    No meu caso tive uma situação de arco elétrico na instalação na ligação ao corte geral, chamuscou mas não houve incêndio sequer.
  14. Colocado por: callinasEm relação ao quadro, o arco elétrico ocorre e pode fazer arder alguma coisa


    Existem dispositivos sensíveis aos arcos elétricos (Arc Fault Circuit Interrupter) embora eu nunca tenha visto nenhum instalado em Portugal (verdade que também não ando a coscuvelhar quadros elétricos). Tenho ideia que é uma coia mais americana, muito por culpa dos "fantásticos" Torix dentro de paredes de madeira e prensados.
  15. Colocado por: ClioII

    Existem dispositivos sensíveis aos arcos elétricos (Arc Fault Circuit Interrupter) embora eu nunca tenha visto nenhum instalado em Portugal (verdade que também não ando a coscuvelhar quadros elétricos). Tenho ideia que é uma coia mais americana, muito por culpa dos "fantásticos" Torix dentro de paredes de madeira e prensados.


    Sei que no Reino Unido são obrigatórios em alguns locais específicos como por exemplo hospitais e lares de idosos.
    Concordam com este comentário: tigoncal
 
0.0470 seg. NEW