Iniciar sessão ou registar-se
    • ritaz
    • 23 fevereiro 2011

     # 1

    Boa noite,

    Já pesquisei neste e noutros foruns mas ainda não encontrei resposta para o seguinte.

    Eu quero fechar por completo a lareira, de forma a não entrar qualquer fumo, poeira, partículas, ar, ou o que quer que seja na minha sala. No entanto queria preservá-la enquanto objecto de decoração, mas nada mais.

    Tenho asma, o meu marido igualmente, e não posso estar mesmo em contacto com o fumo e cheiro que me entra constantemente na sala, sempre que um vizinho acende a lareira dele. Tenho falta de ar, tosse irritativa, dores de estômago e cabeça, sei lá que mais. Desconfio que apenas o próprio vento/ar que entra pela chaminé da lareira vem contaminado com algo. Sinto-me mal e portanto a minha ideia era fechá-la.

    De momento para remediar (e é 100% eficaz mas inestético) tenho um grande saco de plástico daqueles pretos bastante fortes e grandes colado com fita cola larga em volta de toda a entrada da lareira e nunca mais tive problemas nenhuns comcheiros, fumos nem faltas de ar.

    Mas é possível fazer o que eu disse? É que até acho bonita a lareira mas a ideia de um recuperador de calor está posta de parte por vários motivos, incluindo e especialmente a saúde, eu não quero mesmo um recuperador mesmo sabendo que são seguros.

    Agradeço qualquer opinião que me possam dar, é que já não sei o que fazer e os vizinhos logicamente que não abdicam das suas lareiras...

    Muito obrigada desde já
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2011

     # 2

    Mude o saco da "porta" da lareira para a chaminé, fica melhor esteticamente e o efeito é o mesmo.
    Veste uma roupa para sujar, deita-se dentro da lareira e tapa a saída de fumos.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  1.  # 3

    pode fechar completamente a lareira por dentro, ou seja dentro da chaminé, os meus pais fizeram isso.
    • ritaz
    • 24 fevereiro 2011

     # 4

    FD e fernando gabriel, muito obrigada desde já, e se não for abusar, sabem dizer-me se não há qualquer tipo de problema em fechar a lareira completamente por dentro? Quero dizer, não poderá prejudicar alguma coisa a nível de todo o prédio por estar a fechar a circulação do ar, ou outra coisa qualquer? Isto se calhar é uma pergunta muito parva, mas como não percebo nada de lareiras e é algo que pode ser perigoso... É que também não quero fazer asneira e depois dar cabo dalguma coisa no que diz respeito ao restante edifício/condóminos.

    E não há o perigo de pôr o saco na chaminé se o mesmo fôr inflamável? E posso fechar a chaminé com qualquer material, lá está, mesmo sendo inflamável?

    É que me faz confusão porque como estão sempre a cair coisas da chaminé, não quero provocar nenhum incêndio nem na minha casa, nem no edifício.
  2.  # 5

    Colocado por: ritazFD e fernando gabriel, muito obrigada desde já, e se não for abusar, sabem dizer-me se não há qualquer tipo de problema em fechar a lareira completamente por dentro? Quero dizer, não poderá prejudicar alguma coisa a nível de todo o prédio por estar a fechar a circulação do ar, ou outra coisa qualquer? Isto se calhar é uma pergunta muito parva, mas como não percebo nada de lareiras e é algo que pode ser perigoso... É que também não quero fazer asneira e depois dar cabo dalguma coisa no que diz respeito ao restante edifício/condóminos.

    não, desde que as condutas tenham sido bem feitas e distribuídas não vejo problemas.
    •  
      FD
    • 24 fevereiro 2011

     # 6

    Colocado por: ritazÉ que me faz confusão porque como estão sempre a cair coisas da chaminé

    Uma coisa são cheiros, outra são "coisas" a cair... nesse caso é melhor mesmo tapar com algo não inflamável, tipo uma manta tapa fogo.
    De resto acho que não há nenhum problema por aí além... mas se houver acho que alguém o dirá aqui. :)
  3.  # 7

    Boa Tarde

    E por que não, pura e simplesmente, colocar um vidro fosco, 6mm, cortado por medida e isolado com silicone transparente? deixa de ter problemas com cheiros e objectos, e em qualquer altura pode retirar.

    Bom trabalho
    • ritaz
    • 24 fevereiro 2011

     # 8

    Bem, eu não confio nada na construção deste edifício, a qualidade de construção para mim é má quando comparo com prédios bem mais antigos, pelo que não faço a menor ideia se as condutas estão bem feitas e distribuídas...

    Vou ver a questão da tal manta tapa fogo (que não sei o que é confesso) e continuarei a aguardar as sábias opiniões de quem percebe do assunto :)

    E mais uma vez obrigadíssima pela vossa disponibilidade e ajuda.
    • ritaz
    • 24 fevereiro 2011

     # 9

    w_ricardo_w, quando fala do vidro fala em colocar na abertura da lareira que está virada para dentro da sala não é? (onde eu tenho o saco a tapar tudo)

    É que a lareira tem uma série de reentrâncias por causa da forma como foi desenhada/construída, os tijolos entre si fazem espaços, não estão colados entre eles, e a própria parte mais exterior em pedra também tem reentrâncias. Só se pôr alguma silicone especial para encher, será que resultava?

    E o vidro não precisa ser temperado ou outra coisa qualquer?
  4.  # 10

    Que tal colocar uma tampa amovível dentro da chaminé, feita em metal ou madeira e presa com parafusos. Abaixo da porta coloca a sua engenhosa solução (plástico com fita cola), de forma a tapar o ar e fumos. Assim pode retirar a tampa com alguma regularidade para limpar, se for necessário.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 11

    se recorrer a alguem que perceba de vidro, ele certamente conseguirá recortar o vidro de forma contornar essas imperfeições. E a questão de temperado ou não, certamente que será o mais indicado, pois em caso de acidente será mais seguro. No entanto também é mais caro. Se quer uma solução barata e com alguns inconvenientes, nomeadamente manutenção, passagem de correntes de ar e fuligem, então é melhor tapar a chaminé por dentro. Agora, se quiser resolver o problema de vez e nunca mais se preocupar com isso, então terá de isolar hermeticamente a chaminé. E a meu ver, o vidro é uma solução excelente sem comprometer a estética.

    Bom trabalho
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2011

     # 12

    Vivam!
    ........uma simples placa de pladur ou outra marca qualquer, normalinha da silva, cortada à medida e colada com qualquer silicone, cola veda, pasta de agarre contra a boca da chaminé ?????

    "Fassam" parte
  6.  # 13

    Colocado por: alvVivam!
    ........uma simples placa de pladur ou outra marca qualquer, normalinha da silva, cortada à medida e colada com qualquer silicone, cola veda, pasta de agarre contra a boca da chaminé ?????

    "Fassam" parte


    Sim, isso pode resultar. É uma excelente ideia, barato e simples. Apenas poderá se detriorar com o tempo, mas é algo que uma supervisão regular resolverá. No entanto continua a preferir ideia do vidro, pois parece-me mais seguro. Não me agrada muito a ideia de ter algo suspenso na chaminé.

    Bom trabalho
    • ritaz
    • 28 fevereiro 2011

     # 14

    Agradeço mais uma vez todas as vossas sugestões.

    De tudo o que li e de acordo com o que acho melhor na minha situação, acho que vou optar por pôr algo do género do saco mas que não seja inflamável, pois já vi que têm caído umas pingas pretas no chão da lareira, além das cinzas e bocados de coisas que nem sei o que são (parecem bocados de tronco de árvore...). Mas em vez de deixar à vista a tapar toda a abertura da lareira, tento pôr por dentro (como sugeriu o FD e o aleixomatos), colado com fita na mesma para que seja fácil retirar quando houver limpezas de chaminés ou outra situação em que seja necessário destapar a chaminé.

    Assim não se vê nada e tapo tudo. A dificuldade está é no que utilizar concretamente. Não sei do que é feita uma manta tapa fogo nem onde comprar, mas preciso de algo tipo película/saco, que não seja inflamável e que não deixe passar sequer o ar, pois além dos resíduos que caem, o cheiro e o fumo são insuportáveis, bem como o vendaval que vem da chaminé e que só agora me apercebi por causa do saco que não pára de abanar...

    O vidro é uma boa ideia mas depois não o poderia retirar conforme precisasse, quanto ao pladur e outras coisas tenho receio por causa dos incêndios. Com as coisas que vêm pela chaminé e em 10 anos este pessoal nunca mandou fazer uma limpeza no edifício, só o vão fazer agora porque exigi na reunião de condomínio...
  7.  # 15

    A melhor solução é tapar a chaminé com uma placa de pladur, pura e simplesmente. Isola mais do frio, do retorno do fumo dos vizinhos. E fica escondido
    • ajcr
    • 8 novembro 2017

     # 16

    Venho aproveitar este tópico para discutir uma situação semelhante.
    A chaminé da cozinha, onde está o fogão e esquentador, tem entrado ar frio e poeria.
    Então estou a pensar de tapar aquele espaço (ver a foto) com algo que seja amovível para poder limpar.
    Será que uma placa de pladur ou gresso podia resolver a situação?
    Mas teria que cortar a placa para saída do esquentador e do fogão.
  8.  # 17

    ajcr,
    deve levar um tubo do esquentador ao topo da chaminé.
    sobre o fogão tem de instalar qq tipo de extrator/ camapanula, esta tambem deve ser dotada de um tubo que deve ir até ao topo da chaminé.
    O material que revestir para entaipar o buraco deverá ser em material incombustivel. Talvez o mais simpels seja em chapa de aluminio. Fazer um molde e aparufasr a umas conatoneiras, tam´bem elas em aluminio. quando necessitar de remover. é so desaparafusar.
    Deve recortar os negativos de passagens dos tbos que descrevi anteriormente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
 
0.0186 seg. NEW