Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    E isso monta-se onde? Logo a seguir ao contador ?

    Obrigado

    Abel
    • eu
    • 23 fevereiro 2011

     # 22

    Colocado por: civismoE isso monta-se onde? Logo a seguir ao contador ?


    Sim, logo a seguir. Depois é só ir mudando os cartuchos (filtro) à medida que forem entupindo...
  2.  # 23

    Ja pesquisei na net e não encontro, só daqueles para piscinas... consegue mostrar-me algum ?
  3.  # 24

    QUanto mais leio mais percebo que os tubos em PPR são mas é todos diferentes

    Hoje arranjei uma tabela da aquatherm ( http://www.aquatherm.pt/uploads/tabela_de_precos_aquatherm_2010.pdf ) , na qual apercebi-me de uma coisa que ainda não percebi o que será ... assumo que seja a grossura da parede do tubo , por exemplo

    25 x 2,3 mm
    25 x 3,5 mm
    25 x 4,2 mm

    Assumo que o 2.3, 3.5 e 4.2 seja essa espessura da parede do tubo, certo ?

    E em que circunstancias costuma usar.se cada uma delas ??
    • eu
    • 23 fevereiro 2011

     # 25

    Colocado por: civismoJa pesquisei na net e não encontro, só daqueles para piscinas... consegue mostrar-me algum ?


    • civismo
    • 23 fevereiro 2011 editado

     # 26

    Obrigado!

    Através da sua imagem encontrei dois sites :

    http://www.filtrom.com

    Mas que ate ao momento o mais adequado parece-me ser este :

    http://www.tecnifiltro.pt/detalhes.php?qual=93
      prd93-2[1].jpg
  4.  # 27

    Caro "civismo", tenho em mão uma tarefa de remodelação semalhante à sua. Estou neste momento a decidir que materiais colocar nas canalizações de água e esgotos.
    Já vi que decidiu pelo PPR para águas. E os esgotos, também PPR?
    O que o levou a decidir pelo PPR em deterimento do inox, do PEX ou do multi-camada? (estes são os que me parecem mais fiáveis)

    Obrigado
  5.  # 28

    Colocado por: TenazesCaro "civismo", tenho em mão uma tarefa de remodelação semalhante à sua. Estou neste momento a decidir que materiais colocar nas canalizações de água e esgotos.
    Já vi que decidiu pelo PPR para águas. E os esgotos, também PPR?
    O que o levou a decidir pelo PPR em deterimento do inox, do PEX ou do multi-camada? (estes são os que me parecem mais fiáveis)

    Obrigado


    Boas!

    Também está a remodelar um apartamento ?

    Decidi pelo ppr pois globalmente pareceu-me ser o que tem mais garantias de durabilidade ao longo dos anos e fiabilidade na montagem
    Tambem me pareceu o mais inofensido para as pessoas , sendo que no caso do aquatherm por exemplo até é aprovado pelo greenpeace , tal como se pode ler aqui na pagina 7 == http://www.aquatherm.pt/uploads/brochura_de_apresentacao_aquatherm.pdf


    Entretanto lancei aqui um topico sobre os diversos tipos de PPR :

    https://forumdacasa.com/discussion/16428/os-tubos-em-ppr-sao-todos-iguais/#Item_19

    Os esgotos serão em pvc normalissimo , sendo que vou mudar as caixas sinfonadas de ambos os WC´s, no entanto um ou outro ramal do PVC existente até aproveitarei

    Mas opine, gosto de ouvir opiniões :)

    Agora ando é a partir a cabeça com os filtros da àgua :)
  6.  # 29

    Antes de mais obrigado pelos seus comentários.

    Comprei recentemente uma casa antiga com terreno e como o orçamento é mesmo muito baixo (o importante foi conseguir a casa) e eu sempre me dei bem com tudo o que é relacionado com bricolage, reparações e restauros, estou apostado em fazer a maior parte das remodelações por mim próporio (com a juda valiosa da namorada). Até agora a única coisa que antevejo contratar é a substituição dos telhados.
    A parte principal da casa teve obras nos anos 60 em que foi acrescentada a casa de banho que provavelmente não existia até então. O WC era todo pintado, com a tinta em mau estado e tinha chão de mosaico que terá sido acrescentado posteriormente uma vez que as loiças estavam "encastradas" nos mosaicos/cimento e o rodapé de mosaico estava colado à tinta.
    Já retirei a tinta quase toda e tenho uma máquina de lavar de alta pressão que vai fazer a limpeza de toda a massa/cal que tinha por baixo e partes podres do reboco e deixar só o reboco saudável (assim espero)
    Já retirei também o chão e respectivo cimento-cola.
    Relativamente aos canos, estou a pensar abrir os roços já existentes (que se notam na parede) e refazer a instalação com algumas alterações. Neste momento estou a pensar na questão do material a utilizar já que prendo algo fácil de instalar e com longevidade/fiabilidade.
    Para os tubos de esgoto estou pensar se existe alguma forma de saber ais ou menos onde passam e abrir a betomilha só nesses locais ou se é preciso retirá-la toda.
    Quanto a caixas sifonadas, nem sei se existem porque não vejo nenhuma tampa no chão.

    Peço desculpa, mas como "companheiro auto-didata" achei interessante expor um pouco da minha odisseia que só agora está a começar.Li algumas das discussões que iniciou e penso que temos bastantes questões em comum. Além do WC vou/estou a lidar com paredes/soalho/infiltrações/janelas/madeiras/vidros, etc... a ver vamos.

    quanto a questões mais pretinentes antes que nos desviemos demasiado do tópico:

    - Tubagem de água: No meio de tudo o que tenho lido também me inclino para PPR, no entanto sempre achei o inox 316 a opção mais fiável de todas (talvez mais caro, mas não são assim tantos metros de tubo talvez valesse o investimento) mas li que os acessórios de mais fácil utilização - uniões bicone - podem vir a perder água com o tempo.
    Os outros tipos de ligações de inox e multi-camada parecem-me mais dispendiosas/complicadas de fazer e para todas penso ser necessário uma ferramenta bastante cara. Será correcto?
    Quanto durará uma instalação com PPR? 10 anos? 20 anos?

    - tubos de esgoto: Para estes tubos sei que o que se usa normalmente é o PVC, mas li em algum lado que o PEAD é só um pouco mais caro mas oferece mais garantias.

    - Filtros - Também andei à procura de filtros, mas numa situação um pouco diferente. A casa tinha um filtro semelhante ao que o "eu" mostrou logo a seguir ao contador, com um cartucho anti-calcario (parece que a água da zona era muito calcária). eu achei por bem substituir por um identico. Da pesquisa e investigação que fiz sobre o assunto verifiquei que existem vários tipos de filtros:
    * Do tipo de "copo" como o que o "eu" mostrou que podem levar cartuchos anti-calcário, cartucho filtro de particulas, carvão activado, etc... e que podem ser de maior ou menor capacidade consoante a dimensão do tubo / capacidade de filtragem pretendida, espaço, etc. Podem ser instalados por exemplo a aseguir ao contador, antes de um termoacumulador, antes da máq. de lavar, etc.
    Encontrei um semelhante a esse numa loja local, mas depois descobri que no IZZI também tem e com preços bastante bons. (no Leroy por exemplo só tem uns extremamente caros)
    * Pode ser um filtro em latão ou inox, com a forma de Y e que tem uma malha filtrante em inox para filtrar particulas. Esta malha pode ser retirada para limpeza.

    Provavelmente existem bastantes mais filtros para uso domestico, no entanto penso que estes poderão ser os mais uteis/importantes. A seguir ao contador pus um antio-calcário e um em Y (muito mais barato em comparação)

    Bem, peço desculpa pelo "testamento", até mais logo
  7.  # 30

    Ainda bem que não sou o unico bricoleiro armado em pro que anda por este forum :)

    Do que percebi, o mesmo tipo de copo pode albergar diferentes tipos de filtro consoante a finalidade, é isso ?

    Quanto ao PPR, fala-se em todo o lado de 50 anos de garantia ... mesmo que seja metade, já é bem fixe :)

    Amanha vou andar a dar serventia ao trolha durante todo o dia, a ver se conseguimos acabar tudo o que é roços para canalzações e esgotos


    Quanto ao seu problema:" Para os tubos de esgoto estou pensar se existe alguma forma de saber ais ou menos onde passam e abrir a betomilha só nesses locais ou se é preciso retirá-la toda. " , experimente pegar numa guia passa cabos da electricidade e meta pelos tubos do esgoto, talvez assim consiga ouvir por onde vai o tubo .
    Não garanto que funciona, até porque acabei de me lembrar dessa hipotese :)
  8.  # 31

    Sim, o copo é sempre o mesmo. Depois escolhe-se o cartucho com a finalidade pretendida e instala-se. Quando estiver saturado ou degradado substitui-se.
    veja um exemplo: http://www.tecnifiltro.pt/listagens.php?qualcat=7
    Pelo que me lembro este tipo de filtro é uns 30-40 euros o copo e cabeça e uns 15 euros o cartucho. Estes preços foram mais ou menos o que paguei por um com entrada/saida a 3/4" que é o diametro do contador e da tubagem de alimentação da casa (diametros que vou manter porque não vou acrescentar pontos de consumo de água)

    O outro filtro de que falei é do género de um acessorio de tubagem e custa 2 euros e tal. Claro que não tem nada a ver com os outros.

    Boa ideia isso do barulho nos tubos. Vou experimentar e depois digo algo.

    Já agora: vai mudar os fios eléctricos?


    cumprimentos
  9.  # 32

    Mais uma coisa:
    Vi numa discussão sua que usou um martelo eléctrico pequeno para tirar a banheira. De que marca é? é dos baratos? Se calhar vou comprar uma coisa dessas, vi uns a 40 euro. Para abrir rachas e tirar partes do reboco pode ser útil ou tem pouca força?

    Obrigado
  10.  # 33

    Colocado por: TenazesSim, o copo é sempre o mesmo. Depois escolhe-se o cartucho com a finalidade pretendida e instala-se. Quando estiver saturado ou degradado substitui-se.
    veja um exemplo:http://www.tecnifiltro.pt/listagens.php?qualcat=7
    Pelo que me lembro este tipo de filtro é uns 30-40 euros o copo e cabeça e uns 15 euros o cartucho. Estes preços foram mais ou menos o que paguei por um com entrada/saida a 3/4" que é o diametro do contador e da tubagem de alimentação da casa (diametros que vou manter porque não vou acrescentar pontos de consumo de água)

    O outro filtro de que falei é do género de um acessorio de tubagem e custa 2 euros e tal. Claro que não tem nada a ver com os outros.

    Boa ideia isso do barulho nos tubos. Vou experimentar e depois digo algo.

    Já agora: vai mudar os fios eléctricos?


    cumprimentos


    Fui hoje à tarde a uma loja de canalizações local, e encontrei os tais copos com conectores de 1" a 30€ preço final ja com iva :)

    Sim, vou mudar a electricidade, sobretudo porque nem os quartos nem a sala têm ligação à terra.
    Estudei electrotecnia há uns anos, por isso estou à vontade nesse ramo, se tiver duvidas, ai poderei ajuda-lo :)
    • civismo
    • 24 fevereiro 2011 editado

     # 34

    Colocado por: TenazesMais uma coisa:
    Vi numa discussão sua que usou um martelo eléctrico pequeno para tirar a banheira. De que marca é? é dos baratos? Se calhar vou comprar uma coisa dessas, vi uns a 40 euro. Para abrir rachas e tirar partes do reboco pode ser útil ou tem pouca força?

    Obrigado


    Abra este catalogo do aki, página 6 , sff : http://www.aki.pt/2009/downloads/folheto31_pt.pdf

    O martelinho que tenho é parecido com o Practyl de 39.95€, e funciona maravilhosamente para o que custa (na altura há uns 5 anos devo ter pago uns 60 por ele ... ). Não só é excelente enquanto berbequim (compre brocas de qualidade, as que vêm são ordinárias), como fiquei surpreendo quando há dias estreei as duas ponteiras fornecidas para as minhas bricolages .... Nota-se que podia ser melhor, mas é irrepreensivel pelo valor em causa.

    Mas uma vez que não se compram coisas destas todos os dias, e temuma obra pela frente, sugeria algo melhor, por exemplo o de 89€ que está ao lado, o Martelo 1500- Dexter Ref. 8915857

    Em todo o caso estamos a falar de brinquedos, pois se precisar de um a sério tenho este HITACHI para venda: https://forumdacasa.com/discussion/15802/vento-martelo-demolidor-hitachi/ !

    Posso ser um bricoleiro de fim de semana, mas pelo menos tenho um martelo demolidor e uma rebarbadora como gente grande :P
  11.  # 35

    Quais serão as diferenças entre o B - Filtro BLACK, o G - Aquatec MAX e o L - Filtro F-50 ?!?

    Ah, estão aqui: http://www.tecnifiltro.pt/listagens.php?qualcat=6
  12.  # 36

    Colocado por: TenazesMais uma coisa:
    Vi numa discussão sua que usou um martelo eléctrico pequeno para tirar a banheira. De que marca é? é dos baratos? Se calhar vou comprar uma coisa dessas, vi uns a 40 euro. Para abrir rachas e tirar partes do reboco pode ser útil ou tem pouca força?

    Obrigado
    se tiver pouca força, invista numa boa masseta e ponteiro e/ou escopro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  13.  # 37

    Olhe, eu quando demoli a base de duche e banheira existente tambem fui pelo escopro e maceta, mas não estava a correr bem, estava a ser muito cansativo.
    Foi ai que peguei no meu martelinho electrico e fiquei maravilhado com o potencial daquele pequenote :P
  14.  # 38

    Pois, eu ando a fazer tudo a maceta e ponteiro/escopro, mas no meu caso são tantas as actividades a realizar com estes dois que até já fiquei com uma dor num ombro...hehehe
    Entretanto vi um post do "civismo" em que na demolição da banheira e base de duche falou de um destes martelos pequenos que parecia resultar bem. Lembrei-me que me poderia facilitar muito a vida a abrir as fissuras para reparação e retirar partes do reboco. Para tarefas mais "hard-core" terá que ser mesmo com marreta e maceta... :) pois o orçamento não permite chegar ao martelo demolidor "a sério"
    Vou averiguar ... obrigado pelas dicas

    Entretanto será que têm opiniões sobre as minhas outras discussões:

    https://forumdacasa.com/discussion/16543/soalho-pinho-macico-duvidas-truques-dicas-onde-comprar/#Item_1

    https://forumdacasa.com/discussion/16473/folgas-medidas-e-truques-na-instalacao-de-vidros-duplos/#Item_2

    https://forumdacasa.com/discussion/16458/cimentocola-para-reparar-fissuras-reboco/#Item_6
  15.  # 39

    Colocado por: civismoQuais serão as diferenças entre o B - Filtro BLACK, o G - Aquatec MAX e o L - Filtro F-50 ?!?

    Ah, estão aqui:http://www.tecnifiltro.pt/listagens.php?qualcat=6


    Chegou a perceber? Pelo que entendo o G é mais ou menos um L com um cartucho especifico e um manómetro eo B parece-me uma coisa mais avançada, com válvula de purga e malha filtrante lavável...quase como os outros em Y de que lhe falei, mas mais elaborado
  16.  # 40

    Já estudo essa situação dos filtros mais logo, obrigado :)
 
0.0198 seg. NEW