Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: ManuelPMas o PU exterior não conta como isolamento?


    O PU está "bem".

    O problema está em forrar essas paredes interiores com esse pladur e LM. Bom bom era manter o bloco térmico, e espetar uns 8-10cm de isolamento entre esse bloco a pedra exterior.
    E por dentro apenas gesso projectado.

    Interior->Exterior 2cm gesso + 25 cm bloco + 8-10 cm XPS + 8-10 cm pedra. Algo assim.

    Mas claro, estando a estrutura feita, não vai conseguir fazer esta montagem agora porque a correção de segmentos das paredes vai desalinhar is pilares.
    • RV27
    • 9 dezembro 2025

     # 22

  2.  # 23

    Desconhecia, por isso não.
  3.  # 24

    Numa tentativa de trazer algo construtivo para este assunto, aqui vai a minha proposta, isto desconhecendo o sistema construtivo da laje de piso do r/c, cotas do terreno / n.º de pisos, entre outros.

    Se quer colocar a pedra por fora deve:

    -Impermeabilizar a fachada antes do assentamento da pedra

    -Colocar o isolamento pelo interior (que terá o efeito de transformar a parede exterior num elemento com inércia fraca, isto é, quando ligar a climatização vai climatizar os espaços mais rapidamente o que, por sua vez, vai fazer com que, quando desligar a climatização, os mesmos espaços arrefeçam também mais rápido pois a parede não vai ter capacidade de retenção de energia térmica);

    -Quando coloca o isolamento pelo interior é igualmente importante o isolamento do pavimento de forma a que não existam pontes térmicas ou espaços sem isolamento em contacto com o exterior;

    -A zona norte é extensa e, sem saber a região e altitude da obra é impossível dizer que espessura de isolamento necessita para dar cumprimento à legislação, no entanto, o isolamento proposto no meu boneco deve dar cumprimento a grande parte do território deve, no entanto, contactar o técnico responsável pela execução e emissão do pré-certificado energético, este é o indivíduo que lhe poderá esclarecer mais facilmente este tipo de questões bem como ajudá-lo com a escolha dos equipamentos de climatização e ventilação.
      WhatsApp Image 2025-12-17 at 14.14.58.jpeg
  4.  # 25

    xps por dentro ??
  5.  # 26

    Para qué XPS por dentro?

    Se vai forrar com Pladur, use lá mineral somente. 100mm com papel virado para dentro.
    Se quiser fazer isso perfeito teria antes de aplicar o Pladur, aplicar uma tela transpirante de estanquidade ao ar, mas em Portugal ninguém faz isso.
    Para ficar com isolamento continuo sem falhas nos montantes, pesquise por isover óptima, sistema próprio para isolamento das paredes exteriores pelo interior.
    Ou então pode usar o XPS, mas pelo lado de for entre o bloco e a pedra, e tratar como se fosse fachada ventilada
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 27

    O XPS é um material "corrente", de fácil aquisição que apresenta boa rigidez e que permite mitigar eventuais pontes térmicas nos montantes, só por isso.

    Qual é a sua aversão à colocação do XPS por dentro?
  7.  # 28

    porque ali é desnecessário e uma duplicação e ainda porque é propício a condensações fortes, já se interrogou porque o xps por exemplo não é empregue no sistema de ETICs ?
  8.  # 29

    já se interrogou porque o xps por exemplo não é empregue no sistema de ETICs ?

    Como assim?
    Deixo uma FT da DANOSA em anexo...

    porque é propício a condensações fortes


    certo, é necessário executar a aplicação de forma correta.

    porque ali é desnecessário e uma duplicação


    desnecessário não diria, na região norte, dependendo da altitude, na maior parte das localidades, 7 cm de lã-mineral (dimensão do montante) não são suficientes para dar cumprimento aos requisitos mínimos.

    a aquisição de outras espessuras de lã-mineral, como 9-10 cm, muitas vezes não é compatível com o stock imediato dos fornecedores nem com os acessórios disponíveis (montantes, etc). Grande parte dos fornecedores só tem quantidades suficientes em stock dos elementos e espessuras mais utilizados. Costuma colocar lã-mineral de 10 cm numa parede?
      imagem_2025-12-17_174230886.png
  9.  # 30

    Esse sistema está homolgado? Já sabe como controlar a condensação, se vai ter la de rocha mais tijolo térmico... nao começa a ser algo excessivo? Vai ter uma largura de parede jeitosa. Faça como entender mas nao deixa de ser uma invenção sua, se falar com o engenheiro da termica diga depois o que ele disse.
  10.  # 31

    Colocado por: RV27Ponderou usar o Extrabloco?
    Já se discutiu no forum

    https://forumdacasa.com/discussion/47262/20/tijolo-termico-vs-bloco-termico-para-etics/


    Eu usei
  11.  # 32

    Em paredes exteriores que queira isolar e forrar com Pladur não se deveria usar montantes, mas sim sistemas tipo o óptima da isover.
    Mas mesmo que prefira usar os montantes, mete uma camada contra a parede na horizontal(sem papel)
    E depois os montantes com a segunda camada na vertical entre montantes.

    Os sistema optima é muito.mais adaptado.

    https://www.isover.com.br/blog/conheca-solucoes-do-sistema-optima-isover-para-piso-e-parede
    • RV27
    • 17 dezembro 2025 editado

     # 33

    Colocado por: marcocar

    Eu usei


    Tem bom feedback do sistema?

    Talvez neste caso não fosse descabido uma vez que tem revestimento em pedra.
  12.  # 34

    Se queres a pedra pelo exterior pode fazer parede dupla sem caixa de ar com isolamento e pedra pelo laser de fora só bloco térmico, usando pedra de 10cm de espessura no mínimo e uns atilhos próprios que ligam as 2 paredes para criar um conjunto.
    Ou então faz fachada ventilada,usam estrutura de suporte,isolamento etc
 
0.0189 seg. NEW