Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Tenho dado uma vista de olhos aqui no forum o que muito me agradou, a minha questão é a seguinte: estou prester a adquirir um terreno de +- 2000m2 com uma frente de +- 25mts, e fundo com +- 32 e de comprimento +- 70mts. Estava a pensar em contruir uma casa toda térrea, o futuro ninguém sabe, só com cave, gostaria de idéias para começar a magicar uma casa num terreno assim. Se alguém souber onde posso encontrar plantas e imagens de casas tipo modernas mas térreas ficava muito agradecida
    • FLR
    • 16 janeiro 2008

     # 2

    Desculpe a provocação, mas porque é que não contrata já um arquitecto? É que muitos projectos começam exactamente pela recolha, pelo arquitecto, de imagens e referências de casas, que sabe onde ir buscá-las e como mostrá-las de modo a revelar as suas qualidades.

    Ou seja, enquanto que uma pessoa que não é da área pesquisa na net infindavelmente, muitas vezes sem ter a certeza do que vale a pena, o arquitecto sabe o que recolher de forma mais eficaz. Isto para dizer que não é obrigatório o arquitecto mostrar imagens dos projectos dele, e mais nada! Há um mundo de imagens e referências que se podem analisar, em conjunto com o cliente.

    Muitas vezes as pessoas pensam que os arquitectos são uns artistas com a mania que só o que eles fazem é que está bem, mas isso não é verdade. Muitas vezes é preguiça de investigar! Já me aconteceu começar projectos sem mostrar nada de meu, mas sim imagens de uma grande variedade de fontes, para "entrar em sintonia" com o cliente. Uma vez a "visão" definida, aí sim, começo o MEU projecto com muito empenho!
  2.  # 3

    Essa é boa resposta, mas como ainda não concretizei a compra, tb não vou contratar um arquitecto, e as ideias que tenho de moradias modernas são sempre com 2 ou + pisos e não sobre o cumprido como é o caso, fico com algumas reservas em relação ao que será possível fazer.

    Sei que o terreno é grande, mas será que realizará um projecto agardável?

    Como podem perceber estou um pouco "desorientada"
  3.  # 4

    2000m2? E já se certificou que dá para construir? Se o terreno for FORA do perimetro urbano, na maior parte dos concelhos, são necessários 3000m2 para permitir edificar.
    • FLR
    • 16 janeiro 2008

     # 5

    imagine que quer uma casa com 4 quartos. claro que pode ser uma casinha ou uma mansão, mas vamos atirar para 300 m2 de área, toda no piso térreo. Só para comparação, um apartamento T4 tem entre 160 e 240 m2, em média, claro. Ou seja, 300m2 é uma belíssima casa (há quem goste de morar em aeroportos e tenha casas T4 com 600 m2, com compartimentos enormes, que não acrescentam nada aos mais pequenos, a não ser ar- vamos presumir que não é o caso!).

    Some a garagem para 2 carros, com arrumos, e temos + 60 m2. Já estamos com uma óptima casa, e só ocupamos 18% do terreno. Por isso, não se preocupe, que espaço não falta. Agora, um projecto agradável... só depende do seu empenho e do de quem contratar. Se ler as discussões deste forum, principalmente a "quanto custa um projecto de arquitectura" vê lá uns posts meus e de outros colegas que tentam explicitar o papel do arquitecto, desmistificar certas visões erradas, e transmitir uma ideia de exigência e qualidade. Vai reparar que contratar a pessoa certa é de importância decisiva.

    Agora, sobram muitas questões: o terreno é plano, ou acidentado? Existe regulamentação para a zona que limite a área de construção? Há um loteamento? Há casas vizinhas que condicionam a sua construção? E antes de tudo, o terreno é urbanizável? Cuidado que há zonas em que é proibido construir. Verifique na Câmara local o PDM para a zona, e consulte os técnicos municipais quanto às condicionantes que possam existir.

    Se precisar de mais informações, diga. Onde é o terreno?
  4.  # 6

    Antes de começar a ver exemplos de outras habitações e se calhar, prender-se a uma imagem que não corresponde a si a à sua maneira de usar a casa, podia fazer um outro exercício.
    Porque não pensa no que realmente pretende da sua casa.
    Onde mais gosta de estar qdo está em casa, e porquê?
    Que memórias positivas guarda das casas onde viveu ou passou tempo suficiente para dizer que as usou?

    Há um arquitecto que diz que as suas maiores referências são as experiências que teve e tem ao usar um espaço. Desde o cliente que quer um portão em ferro que ranja como o da casa do tio, porque assim ele sabia se alguém estava a chegar a casa, até à cozinha da avó que não nos sai da memória.

    Tente perceber quais são os elementos que compõem a SUA casa antes de se prender a uma imagem.
  5.  # 7

    eu comprei um terreno com 5400m2 e também vou construir uma casa terrea,no meu entender é melhor,pois tenho um duplex e passam semanas que não vou ao andar de cima....
    começei por idealizar a minha casa com 350m2 quando já tinha o meu projecto feito,
    falei com a minha arquitecta,fomos ao terreno,trocamos ideias e vou ficar com uma casa espectacular,com as minhas ideias e com o conhecimento da arquitecta que é fundamental
    pois tem outra sensibilidade e conhecimento.....
    Ah!!! e agora a casa já só tem 200m2 e já é muito,pois uma casa bem feita não é preciso ser muito grande e com muitos espaços mortos.....e já agora experimente idealizar uma mesanin na sala que é espectacular e dá outra envolvencia..

    Luís Rodrigues
  6.  # 8

    Obrigada a todos os intervenientes, como sugerido, e é sempre melhor verificar por nós mesmos do que ir na conversa de quem quer vender, vou verificar junto a camara o PDM da área e o índice de construção permitido, o local é urbano e já existem casa de ambos os lados, mas como a rua é uma descida, cada casa de encontra em um nível diferente da outra.
    Realmente a minha idéia e um V4, com um pequeno jardim interior, areas amplas e bem distribuidas, e como tb moro num duplex quero ter à mão tudo, lavanderia, churasqueira, espaço de convívio familiar (nas festas somos muitos) etc.. estava a pensar efectivamente em 300/350m2 nunca mais do que isso. aqui o problema é ser uma construção estreita.
    Quando souber mais pormenores volto ao vosso contacto
  7.  # 9

    AHH ..
    adorei a ideia do mesanin ... com balcão para uma sala open space
  8.  # 10

    Cara Isabel

    Estou a ver que afinal ainda entende umas coisas de urbanismo e até mesmo de arquitectura. Esse é um bom principio, desde já é importante aliar o conhecimento ao sonho... Já ouvi dizer que assim é que a obra nasce.
    Como especialista na área gostava de tentar chegar ao seu contacto e possivelmente mostrar alguns trabalhos que temos executados em terrenos semelhantes. Sem compromisso, é claro...
    [pub]Se estiver interessada [email protected][/pub]
  9.  # 11

    Primeiro escovasse depois vem o brilho.

    Assim se fazem os projectos. :D
    •  
      FD
    • 18 janeiro 2008

     # 12

    Projectomoradia,

    Pode fazer publicidade relativamente à vontade, desde que a identifique claramente. Utilize o separador que diz "inserir publicidade". :)

    De resto, bem-vindo, todos esperamos contribuições úteis! :)
  10.  # 13

    Ola Isabel

    em que zona se localiza esse terreno de 2000 m2? Cumps
  11.  # 14

    Gostaria de adquirir uma planta de uma casa contendo: 1 suite, 3 quartos, sl estar, sl jantar, sl tv, cozinha, 2 banh, construída numa área de 9m de frente por 14 de fundos. Obrigada.
    • FLR
    • 23 janeiro 2008

     # 15

    Valeria

    Terá de "adquirir" não só a planta, mas também os cortes, os alçados, os pormenores, o caderno de encargos, enfim, toda a concepção e execução do projecto, das ideias mais gerais até ao último parafuso... É nisso que consiste um PROJECTO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pormenor
 
0.0153 seg. NEW