Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva a todos,

    Tenho em minha casa um telhado inclinado que não tem qualquer tipo de isolamento. Como o sótão é habitável pretendia alterar esta situação.
    Para isso estou a pensar levantar o telhado, porque não posso baixar mais o pé direito interior.

    Neste momento existe uma lage, depois o ripado é feito com cimento e as telhas por cima.

    Aquilo que pretendo, é colocar xps de 80mm ou 100mm para a parte térmica e uma membrana para a impermeabilização para não ter nenhum problema com telhas partidas no futuro.


    Para além desta membrana, preciso de colocar alguma barreira pára vapor logo imediatamente a seguir á laje?

    Estava a pensar por esta ordem:
    - Laje
    - Xps
    - membrana isolamento
    - Ripado e contra ripado (pvc ou metal?)
    - Telhas

    Se conseguirem ajudar para validar se estou a pensar bem, agradeço.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: tikesPara isso estou a pensar levantar o telhado, porque não posso baixar mais o pé direito interior.


    Precisa de projectos e é obra que carece de licenciamento.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

    se tem laje, é retirar as ripas feitas em argamassa, regularizar a laje e aplicar XPS (espessura 10 cm) que já trás as ripas metálicas embutidas. e depois telha em cima, remates, e pronto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Screenshot-2025-08-14_18.19.20.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas

    Precisa de projectos e é obra que carece de licenciamento.


    Quando referi que pretendia levantar o telhado, era no sentido de tirar as telhas, colocar então o isolamento e voltar a colocar as telhas. e não "levantar em termos de cotas" mais do que a espessura do xps e ripado.

    Mesmo para isto é necessário licenciamento?


    Colocado por: fernandoFerreirase tem laje, é retirar as ripas feitas em argamassa, regularizar a laje e aplicar XPS (espessura 10 cm) que já trás as ripas metálicas embutidas. e depois telha em cima, remates, e pronto
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
      Screenshot-2025-08-14_18.19.20.jpg


    Neste caso fica em falta a membrana para as possiveis infiltrações e em termos de espaçamentos das ripas, as telhas que tenho já tem muitos anos e a medida delas já não é utilizada hoje em dia, com esta solução não fico agarrado?

    Obrigado pela ajuda
  5.  # 5

    Colocado por: fernandoFerreirase tem laje, é retirar as ripas feitas em argamassa, regularizar a laje e aplicar XPS (espessura 10 cm) que já trás as ripas metálicas embutidas. e depois telha em cima, remates, e pronto
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
      Screenshot-2025-08-14_18.19.20.jpg


    Conheço quem tenha substituído há pouco tempo na moradia, toda a telha ripado novo, pagou cerca de 11000€.

    Isso são sempre trabalhos fáceis de fazer, mas é com as mãos dos outros.
  6.  # 6

    Colocado por: tikesMesmo para isto é necessário licenciamento?
    só se alterar a estrutura
  7.  # 7

    Obrigado, entretanto encontrei uma imagem que mostra melhor a minha ideia.

    Apesar de aqui na imagem não ser bem o meu caso, acho que ajuda a perceber.

    - Laje
    - Xps
    - membrana isolamento como se ve na imagem
    - Ripado e contra ripado (pvc ou metal?)
    - Telhas

    O ripado ser pvc ou em metal, para além do custo diferente, existe alguma mais ou menos valia de um por outro?

    E entre a laje e o Xps, é necessário alguma barreira para vapor, ou pode ser aplicado logo directo?

    Obrigado pela ajuda.
      Screenshot_15-8-2025_103750_www.obras360.pt.jpeg
  8.  # 8

    nao deve ter problema, mesmo assim deve comunicar a obra à camara municipal.
  9.  # 9

    Colocado por: tikesentre a laje e o Xps, é necessário alguma barreira para vapor, ou pode ser aplicado logo directo?


    Direto, nesta situação em particular.

    Quanto ao ripado, prefiro madeira tratada ao pvc.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreirase tem laje, é retirar as ripas feitas em argamassa, regularizar a laje e aplicar XPS (espessura 10 cm) que já trás as ripas metálicas embutidas. e depois telha em cima, remates, e pronto
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
      Screenshot-2025-08-14_18.19.20.jpg


    Esta solução é uma boa solução tudo em um.
  11.  # 11

    Bom dia, voltando a este tema que entretanto vai iniciar a aplicação, tenho um "problema" sem que tenha uma ideia clara de como resolver.
    Vou tentar explicar.

    A colocação do xps e do ripado vai fazer com que o telhado suba 14cm. Qual a melhor forma de "fechar" este aumento no beiral.

    Estou indeciso se troco as caleiras exteriores por uma solução de caleira interior e desta forma não se ve o isolamento.

    Em contrapartida o sistema de caleiras exterioras não vejo uma solução para, por um lado "esconder" este aumento e ao mesmo tempo não deixar buracos no telhado para os pássaros fazer ninhos.

    Se fizer um muro no fim do xps com os 10cm é capas de adicionar bastante peso na estrutura, e por outro lado ainda não "fecha" os buracos aos passaros.

    Alguém já passou pelo mesmo e arranjou solução?

    Deixo uma imagem do telhado tal como está para ver se ajuda a perceber.
    Obrigado
      telhado.png
  12.  # 12

    • tikes
    • 16 março 2026 editado

     # 13

    Obrigado, desconhecia e pode ser uma solução para os pássaros.

    Anexei uma imagem para ver se ajuda, como tapo o xps ali naquela zona?
      estrutura.jpg
  13.  # 14

    Argamassa de étics com rede
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
    • SrR
    • 16 março 2026

     # 15

    Um rufo
    • SrR
    • 16 março 2026

     # 16

    Ou faz um caleiro rectangular que já tapa isso
    • SrR
    • 16 março 2026

     # 17

    .
      IMG_20260316_175130.jpg
  14.  # 18

    Bom dia, obrigado desde já.

    Esta solução do caleiro será que estéticamente não fica estranho? Para funcionar acho que a testa teria que ter uns 20-25cm para esconder o xps e a estrutura e ainda passar ligeiramente acima e recolher a água das telhas certo?
 
0.0182 seg. NEW