Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    é a primeira vez que participo neste fórum, mas ando por aqui com alguma regularidade, porque gosto de estar informada e na esperança de encontrar uma solução para o meu GRANDE PROBLEMA.

    Tenho uma casa (t2-no pinhal novo) que comprei (a maior asneira da minha vida, antes tivesse partido as pernas e os braços, já estava curada) em 2006, para viver com o meu ex namorado. Como ele tinha outra casa, esta ficou só em meu nome com ele como fiador.

    Agora o problema em si, eu morava no Porto, fui morar para o Sul por causa dele, entretanto as coisas correram tão mal que passados 5 meses estava de volta ao Porto, com uma casa para pagar em Lisboa.
    A casa está a venda desde 2007, comprei-a por 90.000 e estou já a vende-la por 80.000, e mesmo assim não consigo vende-la.
    Entretanto estou a morar em casa de familiares porque me é completamente impossível alugar ou comprar outra casa aqui no Porto, e tenho uma casa vazia em Lisboa.

    Tenho tido grandes dificuldades para paga-la, cheguei a ter alguns meses em atraso, mas com muito esforço lá consegui regularizar. Ou seja tenho a minha vida completamente estragada por causa de uma casa que não consigo vender.

    Soluções??? Alugar, não posso, se digo ao banco que pretendo aluga-la sobem-me logo o spreed e depois o valor da renda nem paga a prestação, depois passo recibo, levo um "tombo" no irs que não tenho dinheiro para pagar o que certamente vou ter que pagar de IRS no fim do ano. Vender, vender até vendia. mas não aparece comprador. Não acredito no trabalho das imobiliárias, não sei se é de terem muitas casas angariadas, ou por outro motivo, não há visitas á minha casa, não há nada, parece que está esquecida, apesar de eu ligar várias vezes para saber como estão as coisas, não tenho novidades nenhumas.
    Fica muito caro para mim ir a Lisboa, só posso faze-lo 1 ou 2 vezes por ano no máximo, por isso é muito difícil para mim controlar a situação mais de perto.
    Já tive a casa em várias, todas a imobiliárias do Pinhal Novo, já esteve na Remax, no Era, Imodetalhes...etc....todas.
    A casa é relativamente recente, tem 7 anos, está em óptimo estado, tem boas áreas, e boa orientação solar......eu só fui vê-la uma vez, e infelizmente gostei logo dela....mas agora não á meio de a vender.

    Já pensei também em permuta....mas quem do Norte, vai fazer permuta com uma casa do sul...já pensei entrega-la ao banco...mas e depois???? Estrago a minha vida de outra forma, já pensei aluga-la sem recibos....mas...e depois, senão pagam, não gosto de fugir com as minhas obrigações.....já pensei aluga-la com recibos, mas o banco sobe-me o spreed e fico com uma prestação muito alta. Estou mesmo de mãos atadas :-(

    O fiador que continua a viver em Lisboa, mudou contactos, e nem quer saber do assunto, faço todos os possíveis para não me prejudicar e apesar de tudo não o prejudicar a ele, apesar de achar que ele bem que podia colaborar(ajudar na divulgação da casa, não digo que ele devia pagar), mas não posso obriga-lo. Enfim.....

    Peço desculpa pelo testamento, mas estou mesmo em desespero, não sei o que fazer, não tenho vida desde 2007, e vou continuar a não ter enquanto tiver uma casa no sul.

    Alguém se lembra de algo que me tenha escapado??? Ir viver para o Sul outra vez está fora de questão, a minha vida é no Porto, e tenho trabalho fixo e garantido aqui.

    Obrigada

    R. Marques
  2.  # 2

    Acho que pode perfeitamente alugar a casa e "esquecer" de informar o banco, eles querem é que a prestação entre certinha todos os meses...
    Concordam com este comentário: eu, tiago_eco, anatrindade
  3.  # 3

    Cara R. Marques,

    Tem toda a razão em estar preocupada, o melhor seria efectivamente vender a casa.

    Eu posso ajudá-la a encontrar uma solução. :) Sabe, tenho alguns imóveis para arrendar muitoo perto do Pinhal Novo. Como estou sempre com imenso trabalho não posso perder muito tempo com a divulgação, marketing e visitas e limpezas e etc e por isso, "contrato" esse serviço não a uma imobiliária mas a uma amiga :) Ela trata de tudo e no final dou-lhe uma comissão (nos arrendamentos e nas vendas). E não é que a danada tem uma sorte danada para o negócio???? Se quiser posso falar com ela da sua casa e se quiser ela trata disso. Sei que não me conhece de lado nenhum, mas acredite, é de extrema confiança :)

    Por isso, ela poderá ajudar na venda. E eu, se falhar essa parte, posso ajudá-la a encontrar uma solução :) Tenho a certeza que há uma boa solução para o seu problema, e não, não era melhor ter partido braços e pernas, está a exagerar!!!! :)
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    •  
      MRui
    • 2 março 2011

     # 4

    A R. Marques pode fazer a promoção de venda da casa. Há muitas formas de o fazer. A logística das visitas de potenciais interessados poderá resolver deixando a chave da casa a alguém de confiança ou num estabelecimento comercial perto do imóvel, a troco de uma pequena recompensa em caso de venda.
  4.  # 5

    Olá Princesa,
    acredite que era sim melhor ter partido as pernas e os braços, como disse antes, nesta altura já estava completamente curada, assim continuo com este caso sem solução á vista, e só me afundo cada vez mais com ele.

    pode mandar-me por favor o seu email, para podermos falar melhor??? OBrigada.

    R. Marques
  5.  # 6

    Mandei um sussuro...
  6.  # 7

    MRui

    Tenho feito de todas as formas que me são possíveis, a divulgação do imóvel....fiz folhetos em formato digital que envio por email aos amigos e peço para reecaminharem para os amigos, alguns deles devem ir parar ao sul, ponho em alguns fóruns que frequento, anúncios na net, já cheguei a fazer panfletos e meter nas caixas dos correio, uma das vezes que fui ao sul.

    Alguém de confiança, pois. Não tenho ninguém lá. Vivi pouco tempo lá para fazer grandes amizades, por isso é ainda mais complicado. Cheguei a falar com a pessoa que me vendeu a casa e a pedir-lhe que me ajuda-se a vender a casa que lhe dava uma boa "recompensa", mas nada feito, a senhora agora mora no Montijo e não tem tempo.

    Por mais que pense, não sei que mais fazer, e não vejo mesmo soluções a vista.


    R. Marques
    •  
      MRui
    • 2 março 2011

     # 8

    Colocado por: marques81não vejo mesmo soluções a vista.

    Só a morte não tem solução.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 9

    MRui

    Já passei a fase de pensar isso...:-(..esse é o pensamento que temos para nos tentar animar...acredite que o meu desespero é muito grande. Eu nunca desisti, mas com o tempo que já lá vai, começo a pensar que nunca vou encontrar solução.

    Cheguei a perguntar no meu banco se era possível, fazer permuta por uma casa daquelas que os banco fazem retoma, mas por uma no norte.
    Isto pode parecer uma ideia infantil, mas na altura cheguei a pensar que fosse possível.
    Ou seja eu ficava com uma casa que o banco tivesse, e o banco ficava com a minha.
    Claro que é impossível....o banco não quer casas.
    Já pensei também em ir ao banco entregar as chaves, e arcar com as consequencias, mas depois "tramava-me" a mim e ao meu ex-namorado...enfim.

    A minha cabeça não pará...sempre a pensar numa forma de resolver o problema. Não procuro a solução mais fácil, só queria que a casa fosse no Porto...está complicado.
  8.  # 10

    Nada que não se resolva! Com calma e persistência as coisas resolvem-se..

    Já lhe foi oferecida ajuda pela Princesa, pode ser que entretanto a situação comece a melhorar.
  9.  # 11

    Se não conseguir vender,... alugue. O banco não quer saber, nem precisa de saber, eles querem é a prestação mensal paga no fim do mês. Veja bem qual o valor da renda e o valor da prestação. Claro que a melhor solução é a venda, mas se não consegue vender.......
    Concordam com este comentário: eu, anatrindade
    •  
      MRui
    • 3 março 2011

     # 12

    Também pode começar a baixar o preço, paulatinamente... até vender.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 13

    MRui, Baixar o preço é que tenho vindo a fazer.

    Passo a explicar os valores, comprei a casa por 90.000, mas pedi mais 7.000, para escritura e despesas e para uma pequena ajuda para a mudança para setubal.

    Mas os 7 mil nem penso neles...quando sai de casa pus a venda por 90...depois baixe para 85...e depois para 80. Ora se vender por 80, fico com um encargo de 17 mil euros, num crédito pessoal já dá uma prestação bm alta, mas não me importo.
    È claro que não importo de baixar mais um pouco...quero mesmo é vender, mas tb não posso vender a casa e ficar com uma grande divida, senão fico na mesma.

    VOu aceitar a oferta da Princesa e pedir ao contabilista para me fazer as contas de quanto vou ter que pagar de irs se alugar a casa.

    R. Marques
    •  
      FD
    • 3 março 2011

     # 14

    Colocado por: marques81Mas os 7 mil nem penso neles...quando sai de casa pus a venda por 90...depois baixe para 85...e depois para 80. Ora se vender por 80, fico com um encargo de 17 mil euros, num crédito pessoal já dá uma prestação bm alta, mas não me importo.

    A casa custou 90, pediu 97.
    Está a pagar o empréstimo desde 2007.
    De certeza absoluta que já amortizou alguma coisa... por isso não está de certeza absoluta a dever 17 mil euros! O valor em dívida deve ser bem menor...

    O arrendamento no seu caso parece ser a melhor solução. Não irá ser "ela por ela" mas ajudará bastante a comparticipar a prestação ao banco.
    Tenha é a certeza absoluta de que faz um bom arrendamento - mas nisso penso que a Princesa lhe dará uma boa ajuda.
    Insistindo em algo que já disse por aqui algumas vezes: arrende mais barato mas, tenha a certeza de que é um bom arrendamento.
    • 1255
    • 4 março 2011

     # 15

    Será boa a opção o arrendamento. Mesmo por uma renda mais baixa, mas segura.
    Com a dificuldade nos dias de hoje em obter crédito à habitação, espera-se que o mercado de arrendamente venha a florir.
    Aproveite a ajuda preciosa da Princesa_.
  11.  # 16

    Não quero ser desagradável nem bater no ceguinho, mas este exemplo é clássico em termos da aversão que as pessoas têm ao arrendamento em Portugal! Não faz sentido comprar um imóvel para viver numa parte remota do país com um namorado (não marido), provavelmente recente, que por sua vez já tinha casa própria. Porque não arrendar casa até que a relação se fortalecesse/definisse?

    Espero que o seu caso possa servir de exemplo às pessoas que se metem em empréstimos bancários quando um arrendamento seria a solução melhor, só porque "ah e tal se arrendo estou a deitar dinheiro fora, se compro um dia mais tarde vai ser meu".

    Quanto ao seu problema, concordo com o Picareta. Alugue sem dizer nada ao banco. Mesmo que não cubra os 100% da prestação com a renda menos os impostos, ficará de certeza muito mais aliviada. Aproveite a ajuda da Princesa_!
  12.  # 17

    Cara Marques,

    Em quantas imobiliárias colocou a vender? Não se poupe em imobiliárias nem dê só a angariação a uma com exclusividade. Dê a angariação a grandes imobiliárias, mas sobretudo não se esqueça das pequenas imobiliárias locais, por experiencia falo que as grandes tem muita "garganta", mas depois as pequenas é que safam os negócios.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  13.  # 18

    De certeza absoluta que já amortizou alguma coisa... por isso não está de certeza absoluta a dever 17 mil euros! O valor em dívida deve ser bem menor...

    Quase aposto que pediu carência de capital...
  14.  # 19

    Para vender a casa deve fazer muita publicidade online. A que eu tinha na caparica vendi-a por intermedio de uma imobiliaria muito boa que me a vendeu numa semana, mas antes disso tentei por mim e ainda tive algumas visitas e ofertas. Assim:
    1-criar um blog/site em que coloca de forma organizada TODA a informação da casa, fotografias da mesma e os seus contactos.
    2-Fazer um letreiro (no meu caso foi um pedaço de vinil amarelo com letras grandes em preto que eu recortei de outro vinil e colei no amarelo) a indicar a sua intenção de vender e a indicar o blog/site (muito importante).
    3-Os blogues têm contadores de visitas, pelo que pode controlar facilmente se está a ter "sucesso" ou não.
    4-Tem facebook? Tem muitos amigos? Não preciso dizer mais, pois não?
    5-Já aqui disseram para contratar com todas as imobiliárias em não exclusividade. Não sei se será a melhor forma. Aquilo que me disseram (mesmo as próprias imobiliárias com quem contactei) é que o cliente exclusivo recebe sempre mais atenção da parte delas...
  15.  # 20

    Boa tarde

    Caro Gonçalo, evidente que as imobiliárias dizem isso, a verdade é que com exclusividade elas ficam descansadas porque mais ninguem (exceptuando o proprietário) vai vender aquele imóvel, elas não se dedicam mais aos imoveis que tem em exclusivo, dedicam-se mais aos imoveis que sabem que são mais "vendáveis" independentemente de ser exclusivo ou não.
    Há mais de 10 anos que trabalho com diversas imobiliárias e a verdade é mesmo esta.

    cumprimentos

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.0194 seg. NEW