Colocado por: Luis K. W.O DL163/2006 creio que fala de acessibilidades a deficientes
A inclinação das rampas de acesso a veiculos creio que vem no RGEU, mas não tenho a certeza.
Lembro-me que a CMLisboa autoriza rampas até 20% de inclinação (estacionamentos públicos em zonas históricas, lotes de pequenas dimensões, etc.).
Isto é, se a cave de estacionamento tiver 2,20m de altura e a espessura da lage de cobertura for de 0,20m, terá de descer 2,40m numa rampa de 12metros.
(porque 2,4m/20%=12metros).
Colocado por: Luis K. W.A solução desse problema não é bem do meu âmbito (é uma questão de arquitectura).
Há várias maneiras de minimizar isto: ou começa a rampa ainda fora de casa, ou sobe a cota de soleira (menos desaterro, menos espaço perdido em rampa), ou ambas, ou...
Colocado por: Luis K. W.Creio que um carro sobe na calma (desde que o piso, mesmo molhado, não seja escorregadio) uma inclinação com uns 25 ou 30%.
O problema é a transição de 0% para 30% - e vice versa - a qual tem de ser gradual porque se arrisca a bater com o fundo (ou com a frente) do carro no chão.
Só mais uma cautela: a altura da porta do estacionamento mede-se perpendicularmente à rampa. A porta até pode ter 2,00metros, mas se a rampa for muito inclinada um jipe pode não passar.
Colocado por: 2970713Com que então um afastamento de 3mts na frente da casa.
Isso é que é sorte, aqui em Gaia, exigem (nem a todos, mas quase) os 5mts. E no meu caso, tenho mais 5mts em todas as frentes.
É por estas e por outras que fico admirado por construírem quase em cima do passeio, mas enfim.
Colocado por: taunusColocado por: 2970713Com que então um afastamento de 3mts na frente da casa.
Isso é que é sorte, aqui em Gaia, exigem (nem a todos, mas quase) os 5mts. E no meu caso, tenho mais 5mts em todas as frentes.
É por estas e por outras que fico admirado por construírem quase em cima do passeio, mas enfim.
Quem lhe disse que na Maia não exigem? A questão é que este é um loteamento de 1983, pelo que se regeu por regulamentos anteriores