Gostaria muito de restaurar a casa dos meus bisavos, so que nao moro em portugal, primeira duvida quanto a autorizacao por parte dos orgaos legais, aonde ir o que fazer.....segundo....arquiteto para que me faca o projeto da restauracao na frete da casa como foi construida e na parte dos fundos o uso da pedra e madeira, a parte interior com conceito moderno, aquecimento no chao, sistema green, etc...janelas skylight se necessario etc.... vou tentar colocar foto .... agradeco todos os comentarios e sugestoes.... nao consigo colocar a foto....manderei por email se for necessarios
Como podem observar esta casa tem duas portas e tambem o lugar do burro, que sera adicionado a casa mas exteriormente tera que ter o mesmo visual.....derrubando a parede que divide a casa da casa do burro e fazendo isto parte integral da casa. Esta e a minha casa mais para o lado existe ha uma outra casa que pertence a um tio.
Muito agradecida pelos comentários, como disse anteriormente, não tenho conhecimento suficiente neste assunto, gostaria de sugestões na questão de gastos. Inicialmente o meu badget esta reservado somente para - exterior da casa completo. A segunda etapa será feita em dois anos conforme minhas economias.
Pela foto que colocou a estrutura parece estar muito danificada, sei que a sua intenção de recuperar é boa, no entanto terá de fazer contas aos custos, porque recuperar essas paredes pode não ser a melhor solução, agora em termos de licenciamento é outra história, é tudo uma questão de como pretende que entre o processo na CM. Se necessitar de ajuda contacte-nos.
Cumprimentos nuno costa www.doisarquitectos.com
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ilda1963
Antes de mais quero dizer-lhe que a pré-existência e a "pouca" envolvente que se vê na fotografia parecem ter potencial para ter um excelente resultado final. No entanto, e à semelhança do que o colega doisarquitectos diz, a estrutura pode estar demasiado danificada o que pode não justificar a recuperação da pré-existência, mas só poderemos avaliar mediante deslocação ao terreno (conheço este tipo de construção praticada nesta zona, e por norma em todas as intervenções que ai fiz as construções existentes mostraram ter grande qualidade). Respondendo à primeira questão que coloca, e caso se venha a verificar necessário licenciar a construção, é fundamental para se poder desenvolver um projecto com certezas, consultar a Câmara Municipal (neste caso julgo ainda estar nos limites do Município de Ourém) para ver se existe algum elemento ou registo da construção existente no arquivo, ver o enquadramento do terreno de intervenção com o Plano Director Municipal (em que tipo de área se enquadra, ex. espaço urbano, RAN, REN...), ver se é necessário fazer consultas a entidades externas à CM (ex. CCDR, ARH...). É ainda fundamental que seja feito um levantamento topográfico do terreno de intervenção, e que a área constante na Certidão Predial corresponda à área do levantamento topográfico, caso isso não aconteça deve proceder à rectificação de áreas nas Finanças e na Conservatória do Registo Predial. Algum esclarecimento adicional pode contactar-nos através do contacto telefónico 933373081 ou pelo email [email protected]. Estamos num concelho vizinho, em Pombal, teremos todo o gosto em lhe poder esclarecer as duvidas que lhe forem surgindo.
Cumprimentos, rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
www.flash-arquitectos.com
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ilda1963
A casa ja esta nas financas e camara municipal, pois tenho pago os impostos. e tambem esta em meu nome, so que quem fez tudo isto foi meu tio. sao duas casas exatamente iguais eu fiquei com a parte que voces veem na fotografia. a estrutura não esta tão mal quanto aparece na foto. Mas eu vou ver se consigo mandar mais fotografias por email...
Primeira pergunta. primeiro eu tenho que ter o projecto pelo arquitecto e depois pedir autorização e aonde eu peco isso! segunda pergunta mais ou menos de quanto eu vou precisar ...pois não gosto de financiamentos ...para deixar o exterior completo..(isolamento térmico, painéis solares, agua, esgoto, eletricidade, gás)
Desculpem a minha ignorância mas isto faz me confusão....
estou a pensar em ir em Abril e começar o projecto em maio ou Junho.
Quanto à sua primeira questão - presumo que fale da autorização para construção, se é isso a que se refere trata-se na Câmara Municipal a equipa de projecto que escolher deverá tratar-lhe disso, até porque se está fora compensa arranjar alguém que lhe trate dessas burocracias.
Quanto à sua segunda questão - Como evidente pode gastar entre 20 a 200.000 euros, depende do projecto e das sua pretenções, peça à equipa que lhe fizer o projecto para lhe fazer a estimativa orçamental, estabeleça com eles o seu tecto, de seguida faça um mini concurso de empreitada com alguns empreiteiros (para isso terá de ter o projecto na mão).
Boa sorte nuno costa www.doisarquitectos.com
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ilda1963
boa tarde Ilda fisicamente pouco se pode recuperar a partir do que existe, se a ideia é recuperar, esta deve passa pela reconstrução, pelo manter da forma geral do edifico e acrescentar valor habitacional e arquitectónico ao conjunto.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ilda1963
Obrigada a todos, vou agendar a minha ida a portugal e entrarei em contacto para agendar um apontamento com os arquitectos na area em que se encontra a casa. Ilda Marques
Faz muito bem em contactar um arquitecto, que a ajudará a tomar as melhores opções de certeza. Contacte mais do que um, faça muitas perguntas, e escolha o que lhe parecer melhor. Tenha em atenção algumas coisas básicas no que diz respeito a recuperação. Há quem saiba fazer e quem não saiba. O doisarquitectos tem razão no que diz; será bom ainda pensar em delegar autonomia a alguém que esteja cá para que o processo não fique à espera de uma assinatura sua durante uns meses... passe uma procuração a alguém que confie ou, se não tiver cá ninguém, peça ao arquitecto que escolher.
fernando gabriel, acho que está a dar alguns conselhos errados;
1 - Sem ir à obra como é que vê que "fisicamente pouco se pode recuperar a partir do que existe"? 2 - Demolir e reconstruir "exacto factum" parece-me, no mínimo, pobre solução.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Ilda1963
Muito obrigada mais uma vez a todos, vou fazer uma lista de perguntas....e coloca-as no site, em Abril chamarei os arquitectos para um encontro no local aonde a casa se encontra e escolherei a melhor opção conforme meu sonho....e afecto que tenho por esta casa.que meu bisavô construiu para os dois filhos e ......etc......
A casa tem potencial para ser reabilitada e reajustada face às pretensões por si pensadas. Podem-se manter as fachadas, recuperando-as, porque à partida é recuperável o que ai tem.
boas ,e so lobos em Portugal so uma pessoa teve a coragem de dizer que essas ruínas nao servem para nada . pelo q se ve nas fotos ,agora quem quer caçar nao assusta. cumps