Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo16062021

    Existem métodos para eliminar as pontes térmicas em edifícios de betão armado e alvenaria. No entanto, esses processos não são habitualmente usados visto que implicam custos que muitos construtores e clientes não pretendem assumir.


    O mesmo acontece que instaladores de ETICS que para poupar não utilizam os materiais mais adequados e graças a isso fazem preços baratos e o cliente "ignorante" até agradece o preço.
    Nota: Eu não pertenço a qualquer sector construcção civil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  2.  # 62

    Ponte térmica é um termo que designa toda e qualquer zona da envolvente dos edifícios em que a resistência térmica é significativamente alterada em relação à zona corrente

    Mas depois de corrigida deixa de ser uma ponte térmica, assim saibam como fazer a correcção.

    conheço poucas mas mesmo muito poucas

    Sem receio de exagerar posso dizer que as construções em ETICS que tenho visto bem executadas são uma minoria. Mais uma vez: a comparação deve ser feita entre sistemas bem executados.

    José Cardoso
  3.  # 63

    Boa noite.

    Anonimo18072022A:

    "..passa por fazer barramento duplos (ex.).."


    O que quer dizer com isto?



    "De qualquer forma as condensações podem acontecer e nesse caso importa acautelar tal facto."


    Como?



    Obrigado
  4.  # 64

    Gostava de colocar as seguintes questões:
    Numa construção nova (moradia), se eu aplicar o bloco/tijolo térmico como mandam as regras, eu fico com uma pequena caixa de ar. Certo?
    Então não posso aplicar um isolamento (EPS ou XPS) mais denso?
    Não posso posso aplicar um revestimento final impermeável?
  5.  # 65

    Colocado por: JJesusNuma construção nova (moradia), se eu aplicar o bloco/tijolo térmicocomo mandam as regras, eu fico com uma pequena caixa de ar. Certo?

    Errado. Uma alvenaria de bloco/ tijolos térmico, é uma alvenaria simples. Ou fica como está, ou leva ETICS, ou forra-se com gesso cartonado + isolamento por dentro.
  6.  # 66

    Isto não é caixa de ar?
      DSC07806.JPG
  7.  # 67

    Esses blocos, da imagem, não existem em Portugal.
    Existe descontinuidade nos elementos da furação e a argamassa de assentamento (só horizontal), será composta por 2 barramentos, por forma a manter a descontinuidade/ transmissão térmica.
  8.  # 68

    Só pus esta imgem, pq foi a que encontrei para ilustrar a aplicação do bloco térmico.
    eu estava convencido que isto era uma caixa de ar.

    Então hoje aprendi uma coisa nova. Obrigado por me rectificar :o)
  9.  # 69

    2 Exemplos... betão e cerâmico.
      alvenaria.jpg
  10.  # 70

    "Olhe eu ja segui aqui inumeras discussoes sobre qual o melhor sistema de isolamente. A conclusao que tiro é que qualquer um deles desde que bem executado funciona, todos têm vantagens e desvantagens."

    Concordo com grande parte da observação: efectivamnete todos as soluções têm vantagens e desvantagens, no entanto para conseguirmos realizar a selecção há que ponderar a importância dessas mesmas, vantagens e desvantagens; (obviamente dependentes do conhecimento intrínseco de cada um e dos materiais). Quando não somos "peritos" na matéria, o melhor é tentar garantias por parte das soluções neste caso para paredes.

    Bom, queria dar alguma continuidade à questão que me colocaram dos preços dos blocos da artebel.
    Os valores que alguns foram aqui apresentando, são realmente os de tabela, e comparados com o tijolo, por exemplo, são muito caros realmente, mas já agora para o Pedro Barradas, sugeria que pedisse um comparativo de custos, como acabei por pedir à artebel, pois o que me mandaram, já portanto custos por m2 de parede aplicada, é muito mais barato que o tal ETICS "sozinho". Eu acho que o ETICS+ BLOCO TérmicoProETICS que eles também me propuseram, é talvez a melhor solução, se com boa mão de obra, mas eventualmente não indo para a melhor, acho que o tal bloco deles, Termoacústico ou o outro maior ainda, é muito equilibrado.
    Por último em relação à espessura exagerada de parede; como é que é assim tão exagerada?? Por exemplo uma moradia com pilares de 25, para passar o ETICS por fora, vai ficar pelo menos com 29 a 30 cm. O bloco da artebel tem 31,5cm, estamos a falar de cerca de 1 cm; é significativo? (para não falar que o melhor era um ETICS de 6cm no mínimo).
  11.  # 71

    .. para garantir o conforto equiparável a solução com ETICS.. tem de utilizar o bloco MEGATERMICO... com 38cm, portanto, parede de envolvente exterior com cerca de 42cm no limpo. o "bicho" custa cerca de 1.10€/ un + IVA...
    O Termoacustico, ficará com cerca de 35cm de parede no limpo.Sem ETICS
  12.  # 72

    Colocado por: Pedro Barradas.. para garantir o conforto equiparável a solução com ETICS.. tem de utilizar o bloco MEGATERMICO... com 38cm, portanto,parede de envolvente exterior com cerca de 42cm no limpo. o "bicho" custa cerca de 1.10€/ un + IVA...
    O Termoacustico, ficará com cerca de 35cm de parede no limpo.Sem ETICS

    Estou um bocado confuso....normalmente quem usa ETICS, nao utiliza bloco termico de 20 ou 25 cm??
  13.  # 73

    Colocado por: jorgferrEstou um bocado confuso....normalmente quem usa ETICS, nao utiliza bloco termico de 20 ou 25 cm??

    sim, ou tijolo cerâmico furado, de 22cm. (bloco de 20. Não utilizo)

    Eu estava a responder directamente à questão da isabelmarques...
 
0.0167 seg. NEW