Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Você transpira ódio pela esquerda mas esquece-se que estamos a ser governados pela direita e ao mesmo tempo estão sempre a criticá-los, defendem-los, não preciso de ser eu a fazê-lo.

    Governados pela direita? Ora deixe lá ver... .direita, direita, direita...tem a certeza que tal coisa existe em Portugal?

    Como disse, já apresentei aqui inumeras formas de financiamento e se você não viu foi porque não quis porque estava lá a participar no debate.

    Do que me recordo, as "inúmeras formas de financiamento" limitam-se a aumento das taxas de impostos sobre a banca - mas como só lê o Combate e o Resistir, não sabe porque é que lucros aumentam e impostos diminuem e faz o número da indignação, que fica sempre bem... (e ainda não conseguiu explicar claramente se os lucros gerados fora de Portugal devem ser de novo tributados quando cá entram...)
    •  
      FD
    • 7 abril 2011 editado

     # 242

    Colocado por: cla_pereiranão conhecem sequer as alternativas e depois dizem que não existe

    Por falar nisso, o programa do PCP podia estar mais legível, a quantidade de palavras ligadas sem espaço entre elas, é absurda. Até parece que despejaram aquilo ali e não leram sequer... http://www.pcp.pt/programa_pcp
  2.  # 243

    Colocado por: luisvvDelicioso: Por curiosidade, desde 1974 (quando se guinou violentamente à esquerda) até à data (meros 37 anitos..), é a 3ª vez que vamos chamar o papão..... mas ainda não é "esquerda" suficiente - é preciso ainda mais um bocadinho...(neste caso, um bocadão, porque é de "ruptura" que fala... )..


    luisvv não estou a perceber o seu racciocinio, tivemos 50 anos de ditadura fascista; tivemos uma viragem à esquerda durante meses; e durante 35 anos temos vindo a virar à direita sucessivamente mas você diz que...ainda estamos na esquerda ?!!!!!!!!!!!!!!!!! e ainda há quem diga que não há direita em Portugal, pudera, com esta esqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerda tão alargada...
    O meu caro luisvv, não perde uma oportunidade para dar uma colherada, gostaria era que fosse acertiva.
  3.  # 244

    "responsabilidade dos políticos governos que nos levaram até este abismo"


    Responsabilidade de quem espera do Estado e do Governo que "nos leve".
  4.  # 245

    Colocado por: luisvvGovernados pela direita? Ora deixe lá ver... .direita, direita, direita...tem a certeza que tal coisa existe em Portugal?


    LOLOLOL
    O que eu ri com isto, que caia um raio em cima da minha cabeça se eu não escrevi o meu comentário anterior sem ter visto este !
    Como eu já o conheço...
  5.  # 246

    Se quer alternativas, elas existem e o José sabe bem disso, a 1ª questão é conhecê-las a 2ª é querê-las ou não. É que muitas pessoas(não o estou a incluir a si porque não sei) não conhecem sequer as alternativas e depois dizem que não existe.


    Alternativas? Claro que há alternativas: "Cuba despede 500 mil e permite trabalho privado"
    http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=9&ved=0CE0QFjAI&url=http%3A%2F%2Fcomunidade.sol.pt%2Fforums%2Fthread%2F1843207.aspx&rct=j&q=cuba%20vai%20despedir%20500000&ei=SJ-dTYS-II2YhQfv4OC1BA&usg=AFQjCNHr2q_ZmE-m2XRDKP--usnnWvJHWQ&cad=rja
  6.  # 247

    Colocado por: luisvv

    Alternativas? Claro que há alternativas: "Cuba despede 500 mil e permite trabalho privado"
    http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=9&ved=0CE0QFjAI&url=http%3A%2F%2Fcomunidade.sol.pt%2Fforums%2Fthread%2F1843207.aspx&rct=j&q=cuba%20vai%20despedir%20500000&ei=SJ-dTYS-II2YhQfv4OC1BA&usg=AFQjCNHr2q_ZmE-m2XRDKP--usnnWvJHWQ&cad=rja


    Deixe-se de demagogias baratas, está a cair no ridiculo.
  7.  # 248

    O resultado de 6 anos de Governo PS

    1) A média do crescimento económico é a pior dos últimos 90 anos
    Fonte: Santos Pereira (2011)

    2) A dívida pública é a maior dos últimos 160 anos
    Dívida pública portuguesa em % do PIB, 1850-2010
    Fonte: Santos Pereira (2011)

    3) A dívida externa é, no mínimo, a maior dos últimos 120 anos (desde que o país declarou uma bancarrota parcial em 1892)
    Dívida externa bruta em % do PIB, 1999-2010
    Fonte: Santos Pereira (2011)

    4) O desemprego é, no mínimo, o maior dos últimos 80 anos. Temos 610 mil desempregados, dos quais 300 mil são de longa duração
    Taxa de desemprego em Portugal, 1932-2010
    Fonte: Santos Pereira (2011)

    5) Voltámos à divergência económica com a Europa, após décadas de convergência
    PIB per capita português em % do PIB per capita da Europa Avançada
    Fonte: Santos Pereira e Lains (2010)

    6) Vivemos actualmente a segunda maior vaga de emigração dos últimos 160 anos
    Emigração portuguesa (milhares de pessoas), 1850-2008
    Fonte: Santos Pereira (2010)

    7) Temos a taxa de poupança mais baixa dos últimos 50 anos
    Taxa de poupança bruta, 1960-2010
    Fonte: AMECO, Santos Pereira (2011)

    Tudo é claro culpa do exterior e da não aprovação do PEC4...
  8.  # 249

    luisvv não estou a perceber o seu racciocinio, tivemos 50 anos de ditadura fascista; tivemos uma viragem à esquerda durante meses; e durante 35 anos temos vindo a virar à direita sucessivamente mas você diz que...ainda estamos na esquerda ?!!!!!!!!!!!!!!!!! e ainda há quem diga que não há direita em Portugal, pudera, com esta esqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerda tão alargada... O meu caro luisvv, não perde uma oportunidade para dar uma colherada, gostaria era que fosse acertiva.


    O cla deve ser muito jovem (ou então é como aquela deputada licenciada em Ciencia Política que nunca tinha ouvido falar dos gulags..)

    A "viragem à esquerda durante meses durou largos anos (a constituinte foi em 76, e só em 82 se deu a 1ª revisão constitucional, que terminou com a tutela militar). Em 89 (15 anos passados), admitiu-se coisas tão de "direita" como a possibilidade de reversão dos bens nacionalizados, mas salvo erro ainda foi preciso esperar mais 3 anitos para se admitir televisões privadas, veja lá (tão de direita que nós somos, meu Deus ... em Cuba não há, e na República Popular da Coreia também não...).
    Daí para a frente, foi sempre a descer, mas continuamos a ter uma Constituição que nos garante o caminho para o Socialismo - e tendo em conta que o peso do Estado na economia (marca tradicionalmente de direita, como todos sabemos) tem vindo a aumentar consistentemente, atingindo este ano o fantástico valor de 51%, podemos dizer verdadeiramente que estamos encostadinhos à extrema-direita. Mais um bocadinho e o pessoal do PSD (Partido Social-Democrata, mas é só para enganar), obriga-nos a ir buscar as fardas da Mocidade Portuguesa...
  9.  # 250

    Mais uns números...

    1- deficit das contas públicas (% do pib):
    2005-5,9%
    2010-8,6%

    2-total da despesa pública (% do pib):
    2005-45,8%
    2010-50,2%

    3-total da dívida pública (% do pib):
    2005-77%
    2010-116%

    4-total do endividamento externo (% do pib):
    2005-67%
    2010-104%

    5-desemprego.
    2005-7,7%
    2010-11,1%

    6-esforço fiscal em relação à união europeia:
    2005- +10%
    2010- +20%
  10.  # 251

    1ª - um regime de liberdade no qual o povodecida do seu destino e um Estado democrático,representativo, participado e moderno;
    2ª - um desenvolvimento económico assente numaeconomia mista, moderna e dinâmica, ao serviço dopovo e do País;
    3ª - uma política social que garanta amelhoria generalizada das condições de vida do povo;
    4ª - uma política cultural que assegure oacesso generalizado à livre criação e fruiçãoculturais;
    5ª - uma pátria independente e soberanacom uma política de paz, amizade e cooperação comtodos os povos.


    Vejamos o que é a direita portuguesa: alguém faz a fineza de me dizer se qualquer dos 5 pontos acima ficaria mal no programa eleitoral de algum partido português?
  11.  # 252

    Colocado por: cla_pereiraainda estamos na esquerda ?!!!!!!!!!!!!!!!!!


    Sim, ainda estamos na esquerda. Não há partidos de direita em Portugal. Eu é que não entendo como é que não consegue ver isso. :)
  12.  # 253

    Colocado por: danobrega

    Sim, ainda estamos na esquerda. Não há partidos de direita em Portugal. Eu é que não entendo como é que não consegue ver isso. :)


    Sim e o Salazar era de esquerda, centro vá !
  13.  # 254

    Posso estar enganado, mas não conheço um único país que seja governado por um partido comunista que seja um exemplo para os outros.
    Os paises que eu me estou a lembrar ou são ditaduras, ou são pseudo-democracias com uma alta taxa de corrupção e de extrema diferênças entre ricos e pobres(isto é o contrário do comunismo). Mas como voce deve fazer parte dos 7% dos votantes do PCP, que vem com o mesmo discurso sem resultados práticos, e ainda tem a lata de não tolerar críticas internas e explusa qualquer militante.
  14.  # 255

    Colocado por: cla_pereira

    Sim e o Salazar era de esquerda, centro vá !


    Há: 3ª pess. sing. pres. ind. de haver

    Não sei porque foi desenterrar o Salazar para contra-argumentar...

    Se é assim tão evidente que existem partidos de direita em Portugal, para demonstrar a quem pensa o contrário que de facto existem partidos de direita em Portugal basta indicar um e explicar porque é de direita. Eu não sou irredutível e admito que a minha opinião possa estar errada mas com comentários desses não me convence. ;)
  15.  # 256

    Colocado por: luisvv
    A "viragem à esquerda durante meses durou largos anos (a constituinte foi em 76, e só em 82 se deu a 1ª revisão constitucional, que terminou com a tutela militar). Em 89 (15 anos passados), admitiu-se coisas tão de "direita" como a possibilidade de reversão dos bens nacionalizados,mas salvo erro ainda foi preciso esperar mais 3 anitos para se admitir televisões privadas, veja lá (tão de direita que nós somos,meu Deus ... em Cuba não há, e na República Popular da Coreia também não...).
    Daí para a frente, foi sempre a descer, mas continuamos a ter uma Constituição que nos garante o caminho para o Socialismo -e tendo em conta que o peso do Estado na economia(marca tradicionalmente de direita, como todos sabemos) tem vindo a aumentar consistentemente, atingindo este anoo fantástico valor de 51%,podemos dizer verdadeiramente que estamos encostadinhos à extrema-direita. Mais um bocadinho e o pessoal do PSD (Partido Social-Democrata, mas é só para enganar), obriga-nos a ir buscar as fardas da Mocidade Portuguesa...


    Caro luisvv, eu bem sei que a Constituição é uma pedra no sapato para si, queria uma Constituição de direita que garantisse a mesma politica antes do 25 de Abril, talvez com uma diferença, deixava que o povo(essa palavra que até mete entre aspas) papagueasse. Mas realmente é uma Constituição de esquerda, que não se respeita muita coisa que nela está inscrita é outra coisa, como por exemplo "saúde tendêncialmente gratuita".
    Agora, dizer que vivemos com um sistema politico de esquerda(entenda-se não-capitalista), com politicas maioritariamente de esquerda só pode ser interpretado por 2 tipos de pessoas: Direita(porque quer ainda mais politicas de direita e só o consegue porque diz que ainda há coisas de esquerda, essa coisa de justiça social e financeira) ou ignorante.
    Não me faça ir ao site da AR e despejar aqui as propostas de lei com teor politico de direita porque não saia daqui.
    Não me faça colocar aqui a listagem de privatizações, cortes em apoios sociais, injustiça fiscal(aquele que você diz que existe), etc, etc.

    Você tem as suas ideias e eu as minhas, façamos uma coisa para tornar o debate mais interessante futuramente, para nós e para quem possa ler, falemos de assuntos concretos, propostas concretas e não vaguear, seriamos mais produtivos e construtivos.
  16.  # 257

    Eu também já afirmei aqui algures neste fórum, que não vejo um partido em Portugal que, na minha opinião, se possa classificar como sendo de direita.

    A sociedade portuguesa é, de longe, a mais esquerdista e estatizante de todos os países ocidentais, veja-se a legislação laboral, o número de empresas ainda detidas pelo Estado, a banca privada que só foi permitida em 1985, a constituição de 1976 que consagra a construção da sociedade socialista (se isto em 1974 já era ultrapassado e ridículo, imagine-se hoje), as TV´s privadas que só em fins dos anos 80 foram autorizadas...etc....etc

    Acredito que muito do atraso do País se deve a esta mentalidade pós 25 de Abril que perdura. Nacionalizaram-se grupos económicos, escorraçaram-se os "porcos capitalistas". Não íamos sofrer mais a opressão da "reacção" e íamos ser, proletariamente, felizes para sempre.

    Os nossos vizinhos espanhóis, por exemplo, tiveram mais sorte, não levaram com estes bolcheviques de trazer por casa. Limitaram-se ao essencial: sem revoluções, trataram de devolver as liberdades individuais, de associação política e outras e deixaram funcionar a economia como estava. Talvez esta possa ser uma das explicações que nos ajude a compreender porque é que o PIB/capita de Espanha e Portugal eram similares antes de 1974 e agora são tão díspares.

    Hoje em dia, não há um partido que tenha a coragem de se assumir de direita. Ninguém diz que o problema de fundo das nossas finanças é o estado providência e que urge desmantelá-lo. Ninguém ousa pôr em causa a continuidade, nos mesmos moldes, do SNS e da escola pública. E nenhum partido diz sem hesitar que é urgente a privatização da RTP, CGD, TAP,......
  17.  # 258

    Se quer alternativas, elas existem e o José sabe bem disso, a 1ª questão é conhecê-las a 2ª é querê-las ou não.


    1 - conheço as alternativas.
    2 - Não são melhores que o chamado "bloco central". Diferentes sim, melhores não acho- ouytra virtudes (?) e outros defeitos.

    Quem tenta reescrever a história não é o PCP

    Não, não é o único mas é um deles. E acredite que sei, tenho na família membros muuuuuuuuuuuuuuuito antigos dessa tribo.
  18.  # 259

    Colocado por: cla_pereiraMas realmente é uma Constituição de esquerda, que não se respeita muita coisa que nela está inscrita é outra coisa, como por exemplo "saúde tendêncialmente gratuita".


    ?
  19.  # 260

    J.Fernandes, na sua ideia as medidas politicas tomados no pós 25 de Abril foram um erro, bom, bom era antes.
    Em relação ao SNS, não me faça rir, após o 25 e Abril ficámos(hoje já muito destruido) ficámos com um dos melhores serviços de saúde não da Europa mas do mundo e não sou eu que o digo, pesquise sobre isso.
 
0.0297 seg. NEW