como completo leigo que sou no que toca a este assunto, estou cheio de duvidas quanto ao que fazer e como fazer.
Vou comprar um T2 novo em Braga (sem recorrer a empréstimos / prestações/ ...), o meu filho vai ficar la a morar (na sala) e tenciono alugar os dois quartos (separadamente).(Zona da universidade)
1- Antes de mais isto é legal(alugar quartos)? Tenciono passar os recibos e fazer as respectivas declarações ao estado.
2- Como terei de registar o apartamento? (habitação, arrendamento...)
3- Terei direito à isenção do imposto municipal? (já usufrui do mesmo para a minha casa actual e sou imigrante)
Desde já obrigado, estou a "correr" o forum a procura de respostas mas são todas referentes a empréstimos..
Colocado por: dandrade2- Como terei de registar o apartamento? (habitação, arrendamento...)
Registar? Não precisa de registar o apartamento em lado nenhum... o único registo necessário é aquando da compra, nada mais. Depois, deverá depositar o contrato de arrendamento nas finanças mas, não há nenhuma obrigação de "registo".
Colocado por: dandrade3- Terei direito à isenção do imposto municipal? (já usufrui do mesmo para a minha casa actual e sou imigrante)
Tem direito à isenção do IMI desde que os arrendatários façam da casa habitação própria e permanente - para tal, têm que mudar a morada fiscal actual para a mesma da casa.