Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Encontrei este fórum agora mesmo, e pelo tipo de conteúdo que aqui têm penso que me poderão ajudar.

    Adquiri recentemente um andar moradia, e apesar de estar completamente satisfeito com o mesmo existe uma situação deveras chata.

    O local das escadas para o piso de cima parece uma enorme coluna de som. Básicamente, todo e qualquer tipo de som que é "desenvolvido" na casa do vizinho do lado, passa para a minha casa. Por mais pequeno que seja esse som. Desde conversas, o barulho do subir as escadas, etc...

    Esta situação apenas ocorre nesta zona da casa, muito por culpa das condições deste local: parede completamente lisa com 2 metros de largura por 4 metros de altura, aliando a isto está uma clarabóia no topo desta mesma parede, e as escadas encontram-se assentes em vigas de metal, sendo as escadas de madeira.


    Penso que é o caldo perfeito para ampliar o som.


    A questão é: que poderei eu fazer para diminuir drásticamente este som!? Esta situação é deveras enervante, sobretudo pelo facto de o meu vizinho ter uma filha com cerca de 8-9 anos bastante barulhenta e que passa o tempo todo a cantar e a correr nas escadas.

    Relembro que esta situação corre apenas nesta parede. A restante casa não sofre desta situação.


    Muito obrigado pela ajuda!

    Um abraço.


    P.S. - envio em anexo uma imagem da referida parede.

    > http://img855.imageshack.us/i/parede.jpg/

    Parede
  2.  # 2

    O som vêm pela claraboia ou pela parede?

    Provalvelmente será pela claraboia, terá que verificar se está bem vedada, e se têm vidro adequado para o efeito, ou seja duplo, e que seja laminado.

    Cumps
  3.  # 3

    Boa tarde caro amigo!

    Poderemos constatar que esse vão têm um pé direito muito alto, e mesmo qualquer barulho do vizinho poderá fazer ressonância nessa zona, funcionado quase como um amplificador!
    Procure verificar o que o amigo disse em cima. Deverá ser pela clarabóia. A falta ou deficiente isolamento dela, deverá provocar a passagem dos barulhos em questão!
    E mesmo pela parede, visto ser paredes encostada com a sua, deverá haver transição de sons pela mesma.

    Solução?

    Pladur com lâ de rocha para minimizar a parede, até podendo aproveitar para dar um toc ( com luzes indirectas ou algo criativo ) nessa zona, e arranjar uma claraboia com eficiencia nivel III.

    Boa sorte,

    RMiranda
  4.  # 4

    Boa tarde!

    Sinceramente não consigo compreender de onde vem o som. Ele está "tão presente" que parece que sai da parede toda ao mesmo tempo, mas é provável que a clarabóia ajude e muito, isto é, se não for mesmo daí que sai o som todo. Tendo em conta que esta situação apenas ocorre nesta parede, o mais lógico será culpar a clarabóia. Certo?

    De notar que o vizinho tem o negativo desta casa, ou seja, ele também tem esta mesma parede, com as mesmas dimensões e tem uma clarabóia igual à minha, do mesmo tamanho...

    Será que ao trocar a clarabóia não me arrisco a que a situação se mantenha na mesma? Ou será que vai mesmo resolver!? Ou será que nem sequer tem nada a ver?


    Obrigado!


    Anexo do Google Maps do topo do edificio:

  5.  # 5

    Colocado por: Ricardo Jose Mirandaclaraboia com eficiencia nivel III

    O que é isso?

    Colocado por: Ricardo Jose MirandaPladur com lâ de rocha para minimizar a parede, até podendo aproveitar para dar um toc

    e o espaço para a escada?!
    Vai continuar a haver transmissão pela laje de escada...
  6.  # 6

    Todos os tipos de aluminios / vidros utilizados em construção tem um grau de eficieia térmica/acústica.
    Que vai do grau sem classificação até ao tipo III ( sem classificação, grau I, grau II, grau III.)
    Poupam só no dinheiro.

    Realmente tem uma boa questão, pela laje da escada.

    Mas o amigo queixa-se da parede, não da laje da escada. Aliás, pela imagem ve-se que a parede é a mesma. Dúvido que a mesma tenha levado sequer algum tipo de isolamento.
    É chamada de uma área "morta" da casa. Não precisa nem de acústica nem de térmica. Para poupar uns trocos...simplesmente ( o sr. constructor)

    Além disso , o pavimento é flutuante. Deve ter posto o impactodam em cima da laje antes de aplicar o flutuante. Esperemos...

    É o pais que vivemos.

    Abraço
  7.  # 7

    .. Não é eficiência...
    Esta a falar de Classes de desempenho.
    Os caixilhos são testados e classificados com determinada classe de desempenho a:
    -estanquidade à água,
    -permeabilidade ao ar
    -resistência ao vento.
    Através de Ensaios Normalizados à Classificação de Sistemas de Caixilharia Portas, Janelas e Fachadas-Cortina:

    EN 12211
    Determinação da resistência à acção do vento (portas e janelas)
    EN 1026
    Determinação da permeabilidade ao ar (portas e janelas)
    EN 1027
    Determinação de estanquidade à água (portas e janelas)
    EN 12179
    Determinação da resistência à acção do vento (fachadas-cortina)
    EN 12152
    Determinação da permeabilidade ao ar (fachadas-cortina)
    EN 12155
    Determinação de estanquidade à água (fachadas-cortina)

    Para a Acústica e térmica, depende do conjunto formado pelo vidro/caixilho. A verificação tem de ser efectuada(calculada) para a situação em concreto

    PS: Não se consegue ver bem pela imagem do GOOGLE.. mas o som pode vir da parede quem me parece comum, de apoio das claraboias.
    Se quer resolver o assunto, tem de gastar dinheiro e contactar uma empresa de peritagem técnica para lhe efectuar um diagnostico e propor uma solução.
  8.  # 8

    Eu exemplifiquei mais...

    Temos de falar o mais simples, porque se começamos a falar com normas, e decretos lei e coisas, chega-se a uma altura que parece que se voltei ao curso de engenharia civil. :D

    Mas pedro, chegamos a mesma conclusão! É preciso algum dinheiro para chegar a uma solução!

    Mas o constructor foi poupadinho! Muito poupadinho... :)

    Grande abraço!
  9.  # 9

    Colocado por: Ricardo Jose Mirandaparece que se voltei ao curso de engenharia civil.

    Ora se é Eng.º Civil, mais uma razão para falar pelo nome das coisas. ;)

    Eu faço questão de chamar as coisas pelo nome... Essa simplificação de nomenclaturas.. a médio-longo prazo não é pedagógica... Não ajudará ninguém.

    Por exemplo...vamos ao oftalmologista... e não ao "médico dos olhos". ;)
  10.  # 10

    Epah,

    se fossemos falar pelas nomenclaturas...ninguem nos entendia Pedro. :D

    Verdade?

    Grande abraço!
  11.  # 11

    Obrigado pelas respostas. Ontem os vizinhos voltaram e tentei topar de onde vinha o som, e uma vez mais não sei dizer com certeza. Parece que vem "de cima", portanto da clarabóia. Mas é estranho pois parece que está em todo o lado...


    Relativamente a esta, pelo que posso ver não é de vidro duplo. Será esta a principal razão de transmissão do som?!


    No que diz respeito a soluções, será que trocar a clarabóia resolve grande parte do problema? Que outras soluções tenho?
    E nas despistagens? Que tipo de profissional deverei contactar? Um construtor civil? Um engenheiro acústico?

    Desculpem tanta questão, mas disto não percebo rigorosamente nada.


    Grande abraço e obrigado!
  12.  # 12

    Existem empresas especializadas em diagnosticos... que tem ferramentas que ajudam a observação técnica.
    Por exemplo, ISQ, IMODIAG, etc...
  13.  # 13

    Colocado por: stuzenderObrigado pelas respostas. Ontem os vizinhos voltaram e tentei topar de onde vinha o som, e uma vez mais não sei dizer com certeza. Parece que vem "de cima", portanto da clarabóia. Mas é estranho pois parece que está em todo o lado...


    Relativamente a esta, pelo que posso ver não é de vidro duplo. Será esta a principal razão de transmissão do som?!

    No que diz respeito a soluções, será que trocar a clarabóia resolve grande parte do problema? Que outras soluções tenho?
    E nas despistagens? Que tipo de profissional deverei contactar? Um construtor civil? Um engenheiro acústico?



    Viva amigo,

    Não tenho formação técnica/superior nestas áreas, sou apenas um curioso (mais um no fórum), eu no seu lugar tentaria fazer alguns testes para me certificar melhor de onde poderá vir o problema.

    Em relação à claraboia, eu tentaria tamponar com algum material de características insonorizantes (mesmo que ligeiro e barato, seria apenas para despistagem), e observar o comportamento. Se o som vier de lá, tem de atenuar qualquer coisa...


    Se se queixa tanto, eu apostaria mais na parede que divide as casas que não deve ter qualquer tipo de isolamento, adicionado pelas características do seu vão de escadas que deve estar a reflectir e a amplificar o som que passa, que poderá ser outro problema e que não deve ser desvalorizado. Estou certo que se colocar espalhados no vão das escadas material/objectos que atenuem a reflexão do som, poderá ver o ruído atenuado. Isto seria mais um teste simples que eu também faria, basta colocar umas carpetes meio enroladas ao alto nas paredes (nos cantos...), uns cobertores/tapetes dobrados pousados aqui e ali nas escadas, e/ou sobre o corrimão, e deve observar uma atenuação no volume do ruído.


    Outra situação que pode provocar a transmissão de som, são buracos na parede, pela foto tem uma tampa na parede que deve ser um ponto de luz, tire a tampa e encoste o ouvido quando a "vizinha" estiver a cantar nas escadas. Já vi uma situação de transmissão de som entre divisões que eram causada pelos buracos das tomadas na parede.... Se calhar esta situação entre habituações diferentes nunca acontece, mas como não custa dinheiro analisar, eu analisaria...


    Desculpem se disse alguns disparates, a intenção é boa... :)

    Cumprimentos, vá dizendo coisas
  14.  # 14

    Olá!

    Vamos por tópicos para se tornar mais simples de analisar por vocês:

    - que tipo de material poderia eu utilizar para tentar tamponar o som na clarabóia? A mim falaram-me numa espécie de pelicula que poderia colar ao vidro, mas será que servirá de algo?

    - a parede que divide as casas também aposto que não tem qualquer tipo de isolamento, no entanto este som apenas acontece na zona das escadas. A mesma parede, que também vai separar a minha sala de estar da do vizinho, não permite a passagem de qualquer tipo de som. Para terem uma ideia, consigo ouvir a televisão do vizinho na zona das escadas, mas na sala já não, quando esta está efectivamente na sala.

    - relativamente a buracos na parede. Aquela tampa é efectivamente um ponto de luz, que neste momento já tem um candeeiro. As fotos que aqui coloquei são da casa antes de a ter comprado, ou seja, sem qualquer móvel ou candeeiro. Na subida das escadas tenho ainda uma estante, com pés de borracha, com algumas dezenas de livros empilhados.




    Estive a pesquisar no Google e encontrei produtos intitulados de paineis acústicos. Será que estes poderão ajudar a "bloquear" o som nesta zona da casa? Deixo aqui alguns links daquilo que encontrei:

    - http://www.acousticpearls.de/index.php?id=41&L=1
    - http://www.glimakra.com/Wallabsorbents.htm
    - http://www.karl-andersson.se/?file=products/Category_view.aspx&cid=7&lang=UK&topId=3C1
    - etc...



    Agradeço uma vez mais a vossa ajuda neste meu problema. Se o conseguir resolver ficarei eternamente grato.

    Grande abraço!
 
0.0167 seg. NEW