Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,


    Gostaria da vossa opinião ao nível do isolamento térmico e acústico do telhado da minha casa.
    É uma moradia anterior a 1951 mas sofreu há uns anos algumas reparações, nomeadamente no telhado.
    Acontece que a estrutura do telhado é em madeira e a telha não está á vista pelo interior da casa, pois foi aplicado entre as telhas e a estrutura de madeira uma espécie de forro ondulado, que segundo li por aqui no fórum tem o nome de subtelha.

    No interior da casa, Vai ser aplicado no tecto lambrim junto á estrutura do telhado, e estava a pensar em aplicar lã de rocha + Wallmate, entre o lambrim e a estrutura do telhado.
    Pensei em 60mm de Lã de rocha + 50mm de wallmate, será suficiente? ou basta só um destes isolamentos?
    Qual será a ordem mais correcta para aplicar:
    - subtelha - Lã de rocha - Wallmate - lambrim,
    ou
    - subtelha - Wallmate - Lã de rocha -lambrim

    Convêm deixar espaço entre cada camada para circulação de ar, certo?

    Apenas gostaria de salientar que é uma zona muito ventosa e existem por lá umas ventoinhas de energia eólica, daí querer reduzir ao máximo o barulho por elas provocado.

    Algum tipo de sugestão extra será bem-vinda!

    Obrigado a todos pela atenção dispensada.
  2.  # 2

    Boa tarde

    tendo em conta a solução que está a pensar colocar, e fazer uma camada de isolamento de 11 mm... e com bastante custo, para obter um melhor isolamento acustico eu optaria por colocar antes apenas cortiça com uma boa espessura. certamente ia poupar algum espaço e obteria resultado melhores.

    cumps
  3.  # 3

    costa333, obrigado pela sugestão.
    A ideia passaria por eliminar a lã de rocha + wallmate passando a ter apenas cortiça, certo?
    Já agora qual a espessura de cortiça que aconselha?
  4.  # 4

    boa tarde

    vai depender do tipo de cortiça, e do ruído exterior que quer eliminar... mas a partir de 60mm já consegue bons resultados.

    cumps
  5.  # 5

    Se estiver numa de sustentabilidade ambiental coloque a cortiça, se estiver numa de colocar um isolamento térmico mais barato coloque lã de vidro de 30 Kg/m3, se tiver numa de isolamento térmico/acústico mais barato coloque lã de vidro 70 Kg/m3. Isto se a zona onde está a lã de vidro estiver completamente isolada da zona habitável.
    Se a sua casa não tiver isolamento nas paredes, não vale a pena investir em muita espessura de isolamento no tecto pois a energia vai dissipar-se pelas paredes, e o payback do investimento de uma grande espessura é muito longo, coloque 50 ou 60mm que para o seu caso já deve ser bom.
    O ideal seria colocar os 11 cm de cortiça, mas a sua carteira irá dizer que não :).
    Na minha opinião - 50 ou 60 mm de Lã de vidro de 70Kg/m3, barato e eficiente...
    Cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: Jancido Isto se a zona onde está a lã de vidro estiver completamente isolada da zona habitável.

    O que não é o caso, daí a minha ideia de colocar a lã de vidro junto á subtelha e depois o wallmate de forma isolar o maximo possivel da zona habitavel. Por fim teria o lambrim. Será que consigo assim isolar o tecto da zona habitável?
  7.  # 7

    Já vi alguns preços para as placas de Cortiça e de facto é para esquecer!
    A questão agora é se o facto de optar pela opção de lã de vidro + wallmate me vai isolar a zona habitável. O meu principal problema é mesmo pelo meu filho de 3 anos.
    Toda a ajuda é bem-vinda
  8.  # 8

    Se calhar o melhor é:
    Subtelha - Lã de vidro ou lã de rocha c/ papel kraft - Lambrim
    Coloque a parte de papel virada para o lambrim.
    Use fita cola para papel kraft e cole as placas de lã de vidro/rocha, umas ás outras.
    Assim isola a lã de rocha/vidro da zona habitável.
    Cumprimentos
  9.  # 9

    Jancido, muito obrigada!
 
0.0126 seg. NEW