Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Ultimamente a minha piscina tem ganho em toda volta uma matéria preta muito viscosa que quase parece óleo mas com mais consistência.
    Tenho níveis de PH e Cloro em bom estado a agua está límpida...não percebo de onde vem esta substancia.

    Alguém sabe o que será isto!

    Obrigado
  2.  # 2

    Bom dia staticx,

    Tem chovido na sua zona? Já agora a piscina está num meio rural ou urbano?
    Pelo que percebo é só na linha de agua que lhe aparece esta substancia...
    Que plantas tem proximas da zona da piscina? Pode tirar uma foto e colocar aqui, pode ser que o consiga ajudar...

    Cumpts.
  3.  # 3

    Pode-se dizer que é um meio misto...pois é numa zona de moradias por lotes, mas com bastante espaços verdes.
    Só tenho relvado próximo da piscina.
    é mesmo só na linha de agua perfazendo o rebordo da piscina mais concentrado na zona do skimer.

    Para ter noção a substância é bastante parecida com massa consistente mas preta.

    Tem chovido e muito LOL...a cobertura actualmente é uma lona azul (cobertura normal) ainda não pus rígida.
    Fotos só mais tarde, não estou neste momento por casa.

    Ps: a substância não tem cheiro, e por isso me deixa bastante intrigado e com medo de ir a banhos!
    •  
      MRui
    • 30 maio 2011

     # 4

    Se bem percebi a sua descrição, poderá ser um problema que também já me aconteceu. No meu caso, foi provocado por mau funcionamento da caldeira a gasóleo. Um curioso (eu) foi mexer na caldeira sem perceber nada daquilo e fechou completamente o ar, provocando uma carburação defeituosa e com consequência para a piscina (espero que só na minha, mas admito a possibilidade de ter alastrado a outras piscinas vizinhas, qual vulcão islandês).
    Se não tem caldeira a gasóleo, tente saber se algum vizinho tem. Siga a orientação dos ventos para dedução do possível local de origem.
    • eu
    • 30 maio 2011

     # 5

    Se calhar tem aí um poço de petróleo !
  4.  # 6

    Pelo que percebi a piscina tem estado coberta no entanto a cobertura permite a passagem da agua das chuvas? Se não permitir em principio podemos excluir o poço de petroleo e as cinzas vulcânicas :-)
    Penso que existem uns insectos que conferem o aspecto que nos está a descrever, poderá então tratar-se de algo biológico...
  5.  # 7

    Boas,

    Bem eu não tenho caldeira a gasóleo.
    A cobertura tem passagem de aguas da chuva poderá ser poluição, espero que não o seja.
    Vou tirar umas fotos e amanhã irei colocar aqui para ver se alguém me ajuda. Entretanto se ninguém conseguir dar uma ajuda terei de chamar algum especialista de piscinas!

    Cumprimentos,
  6.  # 8

    Entretanto se ninguém conseguir dar uma ajuda terei de chamar algum especialista de piscinas!
    convém ser alguém formado em biologia (lol)
    Penso que existem uns insectos que conferem o aspecto que nos está a descrever, poderá então tratar-se de algo biológico...
  7.  # 9

    Entretanto se o ph está correcto poderá limpar com uma esponja a substância, de seguida aplicar anti-algas e fazer um cloro de choque.

    A cobertura em determinadas situações de temperatura e humidade também permite o desenvolvimento de micro-organismos, sejam eles algas, insectos, larvas...

    As fotos vão ajudar a identificar o que se trata... Por vezes formam-se algas negras mas formam pontinhos e depositam-se no fundo da piscina, não me parece que seja a situação.

    Cumpts.
  8.  # 10

    Presumo que tenha já resolvido o seu problema, tendo em conta a data do ultimo comentário. Se assim não fôr informe para lhe poder dar uma resposta
  9.  # 11

    Boa tarde Jmco

    Sabe então o que será a substancia viscosa? Algas, larvas?

    Cumprimentos
    • Jmco
    • 10 junho 2011

     # 12

    Então é assim. as algas ou fungos que poderão surgir em uma piscina são de cor verde, castanha clara ou pretas. As verdes e castanhas claras espalham-se como um filme sobre a superficie da parede e piso, enquanto as negras surgem principalmente nas zonas betumadas do ceramico. Assim sendo não me parece que seja nem uma coisa nem outra pelo que a plicação de anti algas nada irá resolver, podendo mesmo provocar problemas secundarios caso seja doseado em excesso. Quanto a esta mancha ser de origem animal, pela descrição também me pareçe não ser o caso. Caso fosse de origem animal esta ao entrar-mos em contacto com a matéria teriamos que obrigatoriamente notar algum tipo de "ovo" ou larva. Este tipo de situação pode ser provocado tão simplesmente por matérias provenientes dos proctetores solares que usamos frequentemente. Normalmente as gorduras dos protectores solares podem criar uma pelicula bastante gursurosa de côr preta, castanha escura ou amarela. A remoção deste tipo de matéria é complicada de fazer com o uso de um oxidante como por exemplo o cloro, pelo que deverá ser usado obrigatoriamente um produto removedor de sujidades forte para a linha de água. Para melhor analisar esta situação gostaria de ter mais informação relativamente ao tipo de tratamento usado e quantidades administradas. Por outro lado seria optimo ter um foto identificativa do problema.
 
0.0130 seg. NEW