Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Repito : Alguem aqui tem experiencia com a fassa bartolo A50 + ZP 149 ?
  2.  # 62

    Colocado por: civismoMas em todo o caso tenho a certeza que não existe uma camada lisa por baixo da camada aspera, o aspero é mesmo do cimento ...
    Esta foto que esta aqui em baixo é de um topico ca do forum, e tenho a certeza que a minha NÃO é assim, não tenho uma parede lisa por baixo da rugosa.

    Esta fotografia foi tirada por mim, numa obra de remodelação de um apartamento em Oeiras.
    E essa camada de tinta que parece papel de parede também foi tirada por mim :-)

    Nas suas fotografias, algumas (5.ª , 7ª, ...) parecem ser reboco pintado a tinta de água. As outras são tinta de areia.

    Se o que tem por baixo for sempre argamassa de reboco (em vez de gesso-estuque, como na minha fotografia), o risco de a tinta descolar quando lhe aplicar a massa de enchimento (ou o que quer que seja) em cima é muito menor.
    MAS não é absolutamente nulo!

    Sinceramente, não creio que haja maneira de lhe dizerem com TODA a certeza que, se aplicar uma QUALQUER massa, com ou sem fixador, em cima dessa tinta de areia, que essa tinta de areia não vá descolar do reboco. É que não sabemos nada sobre a qualidade dessa tinta, da forma como foi aplicada, etc...
  3.  # 63

    Boas !

    O estucador que me está a fazer o serviço desesperou com o A50, pois trabalha-se muito mais lentamente do que o proial21 , ao qual está habituado.
    Para além disso teve dificuldade em acertar com o tempo de secagem, pois frequentemente vinha tudo agarrado.

    Gastou as 5 sacas de A50 num piscar de olhos, o qual só deu para meio corredor. Fiquei à rasca, pois era sexta feira , e não sabia onde encontrar mais no sábado.
    Desfiz-me telefonemas, e cheguei ao contacto de uma firma na zona industrial das Caldas, a qual deveria ter em stock e estaria aberta ao sábado.

    E assim foi, fui buscar mais 20 sacas de A50, das quais o estudador gastou mais 8 para acabar o corredor.

    Há zonas muito irregulares nas paredes do meu apartamento (habitação económica), onde está a levar 15mm de massa! (A qual teimosamente o estucador teima em aplicar em camadas enormes, sem aplicar em camadas de 5mm progressivamente - já percebi que contra habitutos instituidos pouco posso fazer)

    Será que é possivel, por uma questão de economia e rapidez fazer o seguinte:

    1º)Barrar todas as restantes paredes com uma camada de A50 , fininha, só para criar aderencia em cima da tinta.

    2º)Deixar secar muito bem o A50 e passados 2 ou 3 dias fazer o enchimento / regularização com o ZF12 (crio que é o equivalente da Fassa Bortolo para o Proial21, certo? )

    3º)Efectuar o acabamento com o ZP149, assim que o ZF12 secar (em principio com apenas umas horas de intervalo)

    Gracias, colegas foristas :)
  4.  # 64

    por norma não se enche de uma só vez (barramento a mão) da-se um primeira camada para tapar as irregularidades e depois leva a segunda a compor, mas cada um faz como lhe der mais jeito
  5.  # 65

    Colocado por: Anonimo16062021
    As argamassas a base de gesso não se deve de aplicar em varias camadas,eu sei que existe quem o faça mas não se deve..
    estamos a falar de massa de enchimento ou falamos de grelos?
  6.  # 66

    é o que dá tanto um como outro porem se a inventar
    nao deve estar a ficar barata a brincadeira
    ja vai em 25 sacos
  7.  # 67

    Colocado por: Anonimo16062021


    Nem d,uma coisa nem d,outra..nem tão pouco de gesso e ai as minhas desculpas,mas o David de certeza que também não sabe que o A 50 não é uma massa de enchimento mas sim uma argamassa cola para placas de EPS sistema ETICS
    pois tem razão nem me tinha apercebido, mais uma que aprendi ou não, isto sinceramente há com cada uma que só visto
  8.  # 68

    Colocado por: Anonimo16062021
    Infelizmente é raro encontrar alguem com este nivel de profissionalismo, sabedoria e conhecimento dos produtos :-)


    LOL :)
  9.  # 69

    Já me tinha apercebido que este produto, o A50

    Colocado por: Anonimo16062021


    Nem d,uma coisa nem d,outra..nem tão pouco de gesso e ai as minhas desculpas,mas o David de certeza que também não sabe que o A 50 não é uma massa de enchimento mas sim uma argamassa cola para placas de EPS sistema ETICS


    Já me tinha apercebido que este produto, o A50 é efectivamente usado para colar placas no sistema capotto, mas também já li que é usado nestes casos porque adere muito bem à tinta devido à sua base cimenticia e resinas.
  10.  # 70

    Colocado por: paulo raminhosé o que dá tanto um como outro porem se a inventar
    nao deve estar a ficar barata a brincadeira
    ja vai em 25 sacos


    Precisamente por não querer inventar é que liguei para a fassa bortolo e fiz o que me recomendaram.

    As hipoteses eram 2 :


    1ª> USar o A50 para regularizar / encher um pouco, e fazer o acabamento com o ZP149 (foi a que optei)

    OU

    2ª> Aplicar um promotor de aderência tipo AC 241 (aplicado a rolo)e posteriormente, um reboco à base de gesso tipo ZF12 ou equivalente (proial21) e acabamento com ZP149
    (não optei por este metodo porque ao que parece seria pior para as divisões que estão pintadas com a tal tinta de membrana de borracha)
  11.  # 71

    Colocado por: Anonimo16062021
    E na minha maneira de ver o que inventou mais no meio desta historia toda foi quem aconselhou o civismo a reparar as paredes pintadas do apartamento com cola do ETICS..vai-lhe acontecer a mesma pedreira como se vê nas fotos que o Luís colocou aqui..


    Olhe que aquilo tá a ficar bem lisinho ... demora é muito tempo
  12.  # 72

    Entretanto troquei mais uns mails com a Fassa Bortolo . Expus a minha situação, tal como fiz aqui ontem, e a resposta:

    Boa tarde;

    Caro amigo, lamentavelmente compreendo bem a dificuldade encontrada, atendendo às questões colocadas devo salientar o mais importante, isto é, não é de todo aconselhável nem sensato "sobrecarregar" qualquer tipo de suporte que esteja pintado com elevadas espessuras de argamassa (independentemente de esta ser reboco à base de cimento ou gesso, colas, etc...) nomeadamente 15mm.
    A razão pode ser compreendida com valores experimentais que já obtivemos em algumas obras, situações idênticas com tintas de boa qualidade, bem agarradas, etc... os valores de resistência à tracção (arranque) são muito baixos (<< 0,5 N/mm2). Aparentemente pode parecer que este valor é bom mas quando estamos a falar de 15 mm (ex.: reboco à base de gesso independente da marca) estamos a falar de uma carga de pelo menos 17-24 Kg/m2, mais uma espessura de aprox. 4 mm A50 (aprox. 7-8 Kg/m2, com resistência tracção >> 2 N/mm2), mais acabamento etc... acabamos por ter muitos "Kg/m2" com produtos de elevada resistência e a tinta acaba por ceder mais cedo ou mais tarde.
    Regra de ouro na construção civil, o produto mais resistente deve ser aplicado o mais próximo do suporte, sendo que, todos os produtos subsequentes devem ter classe de resistências inferiores até chegar à última camada que normalmente é a tinta que tem a função meramente decorativa.

    Recomendação:

    1) nesses locais onde leva mais enchimento, 15mm ou mais, é oportuno remover a tinta (picar, efectuar "cortes" com rebarbadora, etc...)
    2) limpar o suporte aplicar um promotor de aderência tipo AC 241 (aplicado a rolo) e posteriormente, um reboco à base de gesso tipo ZF12 ou equivalente.

    Atentamente

    Ricardo Santos
    Dep. Técnico Fassalusa


    Notas: um estucador vai sempre afirmar que se trabalha muito mal com produtos à base de cimento, pois estando ele habituado ao gesso o seu tempo de presa é muito menos pronunciado (consegue efectuar mais trabalho em menos tempo devido a uma secagem mais rápida do gesso), quando comparado com qualquer outro produto cuja composição leve total ou parcialmente Cimento Portland, é uma situação clássica.


    e eu como chato que sou:

    Ora viva !

    Já me tinha falado do AC241, o tal que é diluido a 2 por 1 com agua, certo ?

    O "problema" é que neste momento tenho ali 12 sacas de A50 , as quais não posso devolver ... será que ficaria muito ruim usar o A50 como primário de aderencia , encher / regularizar com o ZF12 e acabar com o zp149 ?

    Obrigado



    e a resposta hoje de manhã, a qual me deixou um pouco mais animado:

    Bom dia!

    Sim, o AC 241 é esse mesmo...
    Ok, atendendo a todos os factos e de forma a poder valorizar o produto adquirido, proceda do seguinte modo;

    a) aplicar uma camada de aprox. 5 mm de A50, passar um pente fino (igual ao que os ladrilhadores utilizam) para aumentar a superfície específica de contacto, pois uma superfície lisa é diferente de uma superfície ondulada.
    b) Aguardar aprox. 5 a 6 horas dependendo da temperatura e humidade existente, para que a cola adquirira uma resistência adequada, e aplique o reboco de gesso tipo ZF 12 como refere- não aguardar muitos dias porque depois a cola pode criar superficialmente uma película coesa, compacta e por isso pouco porosa proveniente do teor de resina existente, nesta situação o reboco que for aplicar não adere bem;
    c) acabar com ZP 149.

    Nota: é oportuno no entanto, quantificar no local até que ponto a tinta existente suporta tal sobrecarga, pois podendo a solução ora apresentada não ser a mais adequada para o efeito, não quererá dizer que não é exequível e/ou que não funcione como expectável, entenda-se que o A50 (desconhecendo a Vossa opinião) é considerado pelos nossos clientes como um produto "topo-de-gama" quando comparado aos existentes no mercado ao nível da adesão e versatilidade. A questão base é mesmo saber se a tinta existente suporta ou não tal solução.

    Atentamente
    Ricardo Santos
  13.  # 73

    Colocado por: Anonimo16062021
    Ficha tecnica A50
    Análise e tratamento do suporte...

    -Para que possa ser realizada a aplicação do sistema por colagem, os suportes deverão apresentar uma superfície plana, sem irregularidades significativas ou desníveis superiores a 1 cm sob uma régua de 20 cm.

    -A superfície a revestir não deverá apresentar poeiras ou partículas desagregadas.

    -O suporte não deverá estar molhado.

    -Caso seja necessário realizar uma regularização, deverá ser utilizado um reboco compatível com a cola do sistema.

    -É necessário garantir a estabilidade do suporte. Não é possível aplicar o sistema sobre panos de alvenaria instáveis.

    -As paredes de alvenaria ou betão com reboco de ligantes hidráulicos, nas quais tenha sido aplicado um produto hidrófugo de impregnação, deverão ser lavadas com vapor ou jacto de água.

    -Deverá ser realizada uma inspecção de toda a superfície do suporte para aferir se existem zonas em que o reboco apresenta falta de aderência. Quando tal se verificar, após a remoção do reboco, deverão ser preenchidos os vazios de profundidade superior a 10 mm;
    -Todas as pinturas ou revestimentos orgânicos existentes (revestimentos de impermeabilização e revestimentos plásticos espessos ou semi-espessos) devem ser removidos por decapagem. Em função dos produtos a eliminar poderá ser utilizada a decapagem química, térmica, mecânica, com jacto de areia ou de água. Deverá ser executada em toda a superfície..


    Boas Anonimo16062021!

    Mas essa ficha é mesmo da fassa bortolo ? Encontrei-a aqui: http://www.maxit.pt/media/12/tecdocs/revestimentos/HT_191A_02.pdf1.pdf na pagina 17 do pdf, mas não menciona ser da fassa ...
  14.  # 74

    Colocado por: Anonimo16062021
    Todos os produtos (colas) para sistema ETICS uns mais que outros nas ditas fichas técnicas razão quase o mesmo..e no que diz respeito o tratamento do suporte também..


    OK , obrigado

    Então e está familiarizado com o AC 241 da fassa , o tal em baldes ?
  15.  # 75

    Colocado por: Anonimo16062021

    E o civismo aplicou o AC21 como ponte de aderência antes de aplicar o A 50 ?


    Não, esse seria o plano B:


    2ª> Aplicar um promotor de aderência tipo AC 241 (aplicado a rolo)e posteriormente, um reboco à base de gesso tipo ZF12 ou equivalente (proial21) e acabamento com ZP149
    (não optei por este metodo porque ao que parece seria pior para as divisões que estão pintadas com a tal tinta de membrana de borracha)
  16.  # 76

    Colocado por: Anonimo16062021

    O pior no meio disto tudo foi o A50 nas paredes que estavam pintadas a tinta de membrana


    Isso sim..seria o que o civismo devia de ter feito,ou optar por uma outra solução como a que eu lhe tentei explicar no post 63...mas o civismo não vai em cantigas de (dinossauricos) estucadores e depois no fim de contas só da pedreira :-)
    Concordam com este comentário:paulo raminhos


    AI ai Anonimo16062021, Tem Razão, Tem Razão ... :)

    As divisões (sala e quarto) que estão com membrana ainda estão intactas, ainda lá não chegamos.

    Mas agora ainda fiquei mais confuso ... segundo o especialista da fassa, devia optar pelo A50 precisamente por ser o mais polivalente, por dar para as de tinta de areia e para as de membrana ao mesmo tempo, ao passo que o AC241 seria indicado só mais para a tinta de areia ...

    E
  17.  # 77

    Alto ai... você tem paredes pintadas com membrana no interior ?

    ...

    pior que isso só um apartamento que fui ver em tempos que tinha o quarto forrado a tela de alumínio...
  18.  # 78

    Colocado por: C3R3J0Alto ai... você tem paredes pintadas com membrana no interior ?
    ...
    pior que isso só um apartamento que fui ver em tempos que tinha o quarto forrado a tela de alumínio...



    Existem 2 divisões que têm tinta de membrana, deve ter sido uma tentativa de regularizarem as paredes...

    Mas já agora, qual o grande problema da tinta de membrana no interior ? As paredes deixam de respirar , é isso ?
    O apartamento dos meus pais também restá com tinta dessa ha uns 10 ou 12 anos, na altura foi o que o pintor sugeriu, pois assim resolvia o problema de pequenas estaladelas / fissiras nas paredes...
  19.  # 79

    Colocado por: civismo Existem 2 divisões que têm tinta de membrana, deve ter sido uma tentativa de regularizarem as paredes...

    Há fortes probabilidades de quando tentar aplicar qualquer massa em cima disso para regularizar, venha tudo (massa e tinta) parar ao chão.
  20.  # 80

    Colocado por: Luis K. W.
    Há fortes probabilidades de quando tentar aplicar qualquer massa em cima disso para regularizar, venha tudo (massa e tinta) parar ao chão.


    Não esteja a agoirar-me a obra :P

    Agora a sério, à parte desse problema, que mais problemas podem advir de usar membrana no interior ?

    Obrigado
 
0.0245 seg. NEW