Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    No meu prédio tenho uma rampa de garagem em que o meu carro bate ao entrar.
    Gostaria de receber sugestões para a resolução deste problema, que tem que ser feito por mim, pois só o meu carro bate e por isso os outros condóminos não estão dispostos a gastar dinheiro com um problema que não é deles...
    Penso que a solução será colocar umas placas com cerca de 5cm de altura numa determinada zona da rampa. Mas como poderei fazer isto de uma maneira simples e barata.

    Agradeço as vossas sugestões
  2.  # 2

    bom dia

    cuidado com o que vai fazer.. pois depois poderá o seu carro não bater e passarem a bater o dos seus vizinhos... não há formas simples de fazer isso.. é um bocado tentativa e erro... e por vezes não tem mesmo soluçao... outras vezes consegue-se.

    no meu caso como tenho uma carrinha cumprida.. também bate de frente.. ao descer... mas se mexe na rampa.. os outros carros batem em cima...

    cumps
  3.  # 3

    O seu carro foi modificado, ou seja foi rebaixado?
    • Tman
    • 19 julho 2011

     # 4

    O que poderá fazer é, antes de mais, um teste:
    - ao meter o carro na garagem, pedir a alguém que, cá fora, o acompanhe e verifique onde bate;
    - bate à frente (ângulo de ataque) ou a meio (ângulo ventral)?

    - a solução irá depender da resposta anterior mas, o mais normal é, imediatamente antes de bater será o sitio para colocar uma rampinha, que se deve prolongar até deixar de bater.
  4.  # 5

    O carro bate mesmo a meio, no inicio da rampa (ângulo ventral).
    Essa rampinha de que fala, como poderei colocala, em que material...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  5.  # 6

    Colocado por: ParamonteO seu carro foi modificado, ou seja foi rebaixado?

    Não, não foi rebaixado.
    • Tman
    • 19 julho 2011

     # 7

    Colocado por: Pedro LimaO carro bate mesmo a meio, no inicio da rampa (ângulo ventral).
    Essa rampinha de que fala, como poderei colocala, em que material...


    Pode mandar fazer em aço uma vez que poderá aplicar/aparafusar sem que com isso os outros habitantes do prédio não possam entrar na garagem (em cimento iria requerer um periodo de secagem p.e.)
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H.L.
  6.  # 8

    Não haverá nada mais simples, estava a pensar em comprar umas placas no max mat ou coisa do género....
    • Tman
    • 19 julho 2011

     # 9

    O problema será o peso e o facto de se puderem deslocar...
  7.  # 10

    Boa noite,

    Lá por ser só o seu carro a bater na rampa, não quer dizer que o condomínio não tenha responsabilidade...se o carro não foi alterado e se bate, é defeito de construção!
    Porque se houver infiltrações no apartamento de um vizinho seu o problema não é só do seu vizinho, mas sim do condomínio!
    O REGEU não especifica a inclinação máxima das rampas, mas no máximo uns 20%, que já é bastante desconfortável para um carro.

    Cumpts

    Santos
  8.  # 11

    E quando outro condómino mudar de carro e este passar também a bater por baixo? Vai usar a "sua" rampa ou também constrói uma para ele?

    Para mim a responsabilidade é do condomínio, ainda por cima não deve ser de difícil resolução.

    Cumprs
  9.  # 12

    Colocado por: Eng.º SantosLá por ser só o seu carro a bater na rampa, não quer dizer que o condomínio não tenha responsabilidade...se o carro não foi alterado e se bate, é defeito de construção!


    Olhe que não é bem assim... pois eu se comprar um ferrari e o meter na minha garagem também bate... e não é defeito de construção... e o caro já vem assim de origem..

    nestes casos, e muitas vezes as rampas tem inclinações acentuadas por questões de projecto e espaço.. o problema do pedro lima é que deve ter uma carrinha cumprida.. e com distancias entre eixos muito grandes...

    teve há uns anos um caso numa rampa que a abertura da garagem tinha 1,80 de altura e a rampa era muito inclinada.. alguns carros para entrar quase batiam na padieira da porta.... um condomínio não conseguia entrar com uma carrinha, então disfarçou a rampa diminuindo a cota da entrada... no fim o homem entrava bem com o carro.. os restantes vizinhos batiam na padieira...

    neste casos o condomínio é que deve intervir.. mas por vezes pode-se não garantir que se consiga entrar....

    cumps
  10.  # 13

    um condomínio não conseguia entrar com uma carrinha, então disfarçou a rampa diminuindo a cota da entrada... no fim o homem entrava bem com o carro.. os restantes vizinhos batiam na padieira...


    Não consigo perceber isto.

    Quanto ao carro bater a meio, será um problema da flecha da curva de transição, diminuindo esta (que implica "esticar" a curva de transição) não me parece que o problema passará para outros veículos.
  11.  # 14

    pode tirar umas fotos à entrada e meter aqui?
    no meu caso, havia muitos carros que batiam à saída da rampa, à frente (ângulo de ataque). a solução foi suavizar um pouco esse ângulo, prolongando a saída da rampa aí em um metro. fizemos isso com cimento. e concordo, a obra deverá ser do condomínio, pois é uma parte comum. e obras fora do prédio serão, provavelmente na via pública... onde nem o condomínio pode intervir.
  12.  # 15

    Obrigado pelas respostas,
    Mas já sei que se meter o condominio ao barulho nem daqui a 1 ano tenho as coisas resolvidas, o prédio tem 15 fracções e penso que só 2 utilizam esta garagem (não é o prédio onde vivo, é o prédio ao lado) numca tem dinheiro para nada...
    Queria uma solução tipo; colar umas placas de borracha, espalhar lá um material (tipo cimento) que depois solidificasse e desse altura, etc...
  13.  # 16

    A questão do inicio da subida ( ou fim da descida) é perfeitamente solucionável, quer por um elemento tipo em PVC apropriado e aparafusado no fim da rampa de modo a suavizar esse angulo. Já o fim da subida ( ou inicio da descida) é que é mais complicado pois exige "desbastar" a rampa nesse ponto.
  14.  # 17

    Pedro Lima: qual é o seu carro?
  15.  # 18

    Não é muito difícil isso acontecer, eu não comprei apartamento num prédio por essa causa mesmo, da rampa da garagem ser bastante inclinada...basta alguém ter um bmw kit M ou Audi S-line para ficar logo um pouco à rasca nessas situações...Mas eu não era por ter um destes carros (infelizmente)...era porque a rampa para além muito inclinada era também em caracol acentuado...minha rica embraiagem...! ;)
  16.  # 19

    o que não deixa de ser curioso é os bombeiros, quando vistoriam o prédio, não mencionarem a falta de segurança deste tipo de acessos, quer no socorro de quem lá está ou na fuga de quem de lá quer fugir...
  17.  # 20

    Colocado por: ParamontePedro Lima: qual é o seu carro?

    É um BMW serie 3
 
0.0191 seg. NEW