Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Vou instalar umas janelas de sótão no dito e o instalador que mais confiança que me inspirou falou-me na necessidade de 'meter uns tarugos'. Coisa rara, o google não me ajudou muito nesta coisa de descobrir o que são tarugos...
    Pelo que depreendi, será a uma espécie de 'vigota artesanal' [perdoem a falta de tecnicidade do termo], feita com confrangem para servir de 'caixa' à janela. É isso?
    Por curiosidade, vou comprar janelas Fakro. Pelo que li aqui, e principalmente pelas opiniões postadas pelo Cimento, parecem-me uma boa aquisição.
    Obrigado a todos!
  2.  # 2

    Sim , poderá ser uma caixa em cimento armado....
  3.  # 3

    Colocado por: noves foraPelo que depreendi, será a uma espécie de 'vigota artesanal' [perdoem a falta de tecnicidade do termo], feita com confrangem para servir de 'caixa' à janela. É isso?

    É-me um bocado coNfraNgedor estar a corrigi-lo, mas a palavra que procura é «cofragem».
    Sem "nn".

    Em que é feita a estrutura do seu telhado ?
  4.  # 4

    Coisa rara, o google não me ajudou muito nesta coisa de descobrir o que são tarugos...

    Fiquei tão intrigado com a sua afirmação que fui imediatamente "googlar" por tarugos. Como eu já desconfiava, o Google não sabe mas indica quem sabe: a 1º entrada remete para o ... Fórum da Casa, mais precisamente para esta discussão onde é dito (e mostrado):


    Os tarugos destinam-se a solidarizar as vigotas das lajes (imagine-se a construir uma jangada feita com troncos de árvore: teria de amarrar os troncos para que não se separassem uns dos outros; de uma maneira simplista, os tarugos têm uma função semelhante). Devem ser colocados de tal forma que, em cada pano de laje, não estejam afastados mais de 2,0 m. A respectiva armadura deve ser estabelecida no cálculo das lajes conforme as características físicas e geométricas destas. Se consultar o projecto de estabilidade devem estar lá definidos.

    PS: O termo está, no seu caso, mal utilizado.

    Pelo que depreendi, será a uma espécie de 'vigota artesanal' [perdoem a falta de tecnicidade do termo], feita com confrangem para servir de 'caixa' à janela. É isso?

    É isso.
  5.  # 5

    obrigado nbastos!
    obrigado luis, sem problema. foi fo corrector do firefox que sugeriu e eu não tenho tido grandes motivos para desconfiar dele... ;)
    a estrutura creio ser o clássico... vigotas horizontais com telha directa. as vigotas estão assentes em linteis (será o termo correcto?) cada divisória terá aproximadamente 4x3 metros. telhado em 4 águas.
    obrigado tb j cardoso. essa discussão tb eu li, mas leigo como sou não me ajudou muito... se a memória não me falha, a foto que mostram também não está em nada relacionada com a minha realidade... creio que é uma foto de enchimento de uma laje, se a memória n me falha... de qualquer das formas, obrigado!
  6.  # 6

    Colocado por: noves foraa estrutura creio ser o clássico... vigotas horizontais com telha directa. as vigotas estão assentes em linteis (será o termo correcto?) cada divisória terá aproximadamente 4x3 metros. telhado em 4 águas.

    vigotas horizontais?
    Não me diga que estão apoiadas em paredes triangulares em tijolo... :-))

    Se assim for... ai, ai... (suspiro), tem aí mais um telhado com as vigotas ao contrário, apoiadas em paredes sem qualquer (teórica) resistência.
  7.  # 7

    é mesmo isso luís. pelo que tenho lido dos seus posts, já tinha reparado que não estariam como deviam. a minimizar a desgraça, as paredes triangulares são cumeadas por linteis...
    a minha teoria é que faziam as paredes dessa forma pq as vigotas quanto menos compridas, suponho eu, mais baratas seriam...
 
0.0092 seg. NEW