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    • Luis D
    • 28 janeiro 2011 editado

     # 1

    Boa noite,

    Vou reconstruir um pavimento terreo num quarto com 3.5m por 3.3m com uma laje 8cm em betão B25 e com malhasol. Vai ficar com uma caixa de drenagem com 40cm de profundidade.

    Gostava de saber qual a malhasol mais indicada para este caso. Foi-me dito numa casa de materiais de construção que uma malhasol CQ30 é suficiente e é o usual!?... mas tenho duvidas?

    Fico aguardar a vossa ajuda,

    cumprimentos,
  1.  # 2

    Avance.
  2.  # 3

    Já agora, quem é que lhe vende 1m3 de betão B25??
  3.  # 4

    Viva amigo Picareta,

    Acha mesmo que a malhasol CQ30 é suficiente?
    Pessoalmente não tenho experiencia para ver se não vai ceder com o peso!?...Estamos a falar de varão não nervurado de diametro 3mm com malhas de 15x15cm.
    O betão vai feito em obra com 330Kg/m3 de cimento com traço de 1:2:3.

    cumprimrntos,
    • ram
    • 29 janeiro 2011

     # 5

    Colocado por: Luis DViva amigo Picareta,

    Acha mesmo que a malhasol CQ30 é suficiente?
    Pessoalmente não tenho experiencia para ver se não vai ceder com o peso!?...Estamos a falar de varão não nervurado de diametro 3mm com malhas de 15x15cm.

    Esse tipo de coisas não se vê com experiência mas sim com contas no papel. Como se trata de uma tentativa de estrutura de betão então há uma série de detalhes que entram no dimensionamento que vão além da armadura. Por vezes pode-se pensar que não se precisa de um engenheiro para pensar nessas coisas e que é melhor desenrascar-mo-nos fazendo nós próprios as coisas a olho. Todavia, o tal ditado "o que é barato sai caro" foi inventado por um bom motivo.

    O que posso dizer é que à primeira vista uma laje de 8cm de espessura com uma área de 3.5*3.2m^2 que esteja apoiada nas extremidades e armada com uma malha CQ 30 e com um betão a que atribuem a classe B25 fica muito aquém da capacidade resistente exigida a uma laje. Mais precisamente, nem sequer será capaz de resistir ao próprio peso da laje, e isso é a considerar que todos os outros detalhes, como armaduras de canto e de bordo, são adequados. Por isso vejam lá o que fazem, senão arriscam-se a acertar apenas à 2ª ou 3ª tentativa.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 6

    Vamos por partes Luis,

    Se for realmente um pavimento térreo, isto é um massame de betão, apoiado continuamente em tout-venant ou brita ou equivalente onde tem uma caixa de drenagem algures (e que ter falado na caixa foi apenas um pormenor) em que não existe um desvão sob a laje, então sim essa malhasol é suficiente, colocada a meio da espessura, embora fizesse um massame de pelo menos 15 cm.

    Agora se a interpretação for um desvão continuo dessa laje, na tal dimensão de 3,2x3,5 m2,o ram não tem só razão como acrescento:

    - dificilmente consegue fazer um betão C20/25 (B25) numa betoneira
    - a armadura CQ30 não é suficiente muito menos se dispuser ao eixo
    - a malha deve ser colocada junto às faces (armadura superior e inferior) e não a meia espessura, garantindo um recobrimento de 3cm aprox. (para um caso corrente)
    - a espessura de 8 cm é insuficiente para garantir o ponto anterior
    - nas condições que propõe a laje vai fissurar, deformar e provavelmente entrar em rotura.

    Qualquer coisa disponha.
  5.  # 7

    Colocado por: ram
    Esse tipo de coisas não se vê com experiência mas sim com contas no papel.


    Meu caro amigo, um piso térreo é apoiado no terreno. Se for uma laje apoiada nas extremidades, já não estamos a falar de piso térreo, e ai é necessário efectuar cálculos, e 8cm de espessura não chega.
    • ram
    • 29 janeiro 2011

     # 8

    Colocado por: Picareta
    Meu caro amigo, um piso térreo é apoiado no terreno. Se for uma laje apoiada nas extremidades, já não estamos a falar de piso térreo, e ai é necessário efectuar cálculos, e 8cm de espessura não chega.

    Eu interpretei mal as indicações do Luis D. Em vez de "caixa de drenagem" eu tinha interpretado "caixa de ar". Oops!
    • Luis D
    • 30 janeiro 2011 editado

     # 9

    Viva a todos,

    De facto é uma massame, no piso terreo em vai ficar com uma caixa de drenagem(compactada e que serve de apoio continuo á massame), com as respectivas mantas (manta plástica e manta geotextil 150). A massame vai ainda ficar apoiada cerca de 10cm nas 4 trincheiras(vigas do chão) a toda volta no chão junto ás 4 paredes.

    cumprimentos,
    • Luis D
    • 31 janeiro 2011 editado

     # 10

    Viva,

    Em continuação... gostava de saber mais opinões se possivel.
    ...também gostava de saber se a malhasol tem de ficar dobrada em U na zona dos apoiados nas trincheiras (zona junto ás paredes).

    Amigo RRufino,
    Porquê diz que é dificil fazer betão B25 numa betoneira?...Trata-se de um traço simples 1:2:3 !?

    1m3 de B25:

    Cimento: 330Kg
    Areia: 0.6 m3
    Brita nº1: 0.9 m3

    ...ou existe outro tipo de problemas?

    fico aguardar
    cumprimentos,
  6.  # 11

    Colocado por: Luis D

    Em continuação... gostava de saber mais opinões se possivel.
    ...também gostava de saber se a malhasol tem de ficar dobrada em U na zona dos apoiados nas trincheiras (zona junto ás paredes).


    Se o terreno estiver bem compactado não é necessário, fazer esse pormenor com a malhasol, é partir o principio que vão existir abatimentos do solo. Mais importante do que a qualidade do betão ou da armadura, é a compactação do terreno.



    Colocado por: Luis D

    Amigo RRufino,
    Porquê diz que é dificil fazer betão B25 numa betoneira?...Trata-se de um traço simples 1:2:3 !?


    Era para o RRufino, mas posso responder eu. O problema é que o pessoal das obras depois do almoço já não sabe contar, muito menos medir 0.6m3 de areia.
  7.  # 12

    Luis, por diversas razões, uma delas a que o Picareta referiu, outras como a adição de água, o controlo da temperatura na amassudara, etc, mas se é para um massame, não se preocupe.
    • Luis D
    • 31 janeiro 2011 editado

     # 13

    Viva,

    Ok já entendi para que serve a tal dobra na malhasol.
    ..também me chamaram a atenção para fazer uma boa compactação. Até me aconselharam a fazer a caixa de drenagem por camadas mais pequenas. Colocar uma camada de ±15cm de brita, regar e compactar, depois mais outra camada...isto até encher a caixa de drenagem.
    Quanto á preparação do betão vou estar com atenção. Eu pessoalmente começo por uma relação de água/cimento de 0.4 e depois conforme o aspecto da amassadura meto um pouco mais de água(até 0.5 maximo) ou não.
    Acho que a temperatura ambiente, o facto dos inertes estarem molhados ou não(principalmente a areia) também são aspectos importantes na quantidade de água.
    Penso que não vai haver problemas de maior ao fazer a massame, a minha principal dúvida era mesmo o tipo de malhasol.
    Vou colocar malhasol CQ30 ou mesmo CQ38.
    Obrigado a todos

    cumprimentos,
  8.  # 14

    Viva,

    A caixa de drenagem(3.5x3.3x0.5mt) vai arrancar. Podiam-me dar as vossas opiniões?!!
    Os passos e os constituintes são os seguintes:

    1- Compactação do terreno(tipo meio arenoso)
    - Devo colocar manta Geotextil entre o trreno compactado e a camada de rachão?
    2- Rachão arrumado á mão (±15cm de altura) - Deve ser compactado?
    3- Brita Nº4 (±15cm de altura) - Deve ser compactada?
    4- Colocação da manta Geotextil 150gr
    5- Colocação de manta de Plástica(anti vapor)
    6- Colocação da malhasol CQ30 (a meia espessura da massame)
    7- Colocar Betão B25 (8cm minimo)

    Passado 2 semanas:
    8- Camada de areia (2cm)
    9- Colocar isolamento floormate 200 3cm(em todo perimetro)
    10- Camada de argamassa para regularização e distribuição de cargas
    11- Revestimento final.

    Tenho algumas duvidas:
    - Deve-se colocar a manta geotextil entre o terreno compactado e o rachão?
    - Sempre depois de colocar o rachão e colocar a brita deve-se compactar em cada camada?

    aguardo os vosso comentários,
  9.  # 15

    Viva,

    A compactação já está em curso. Tratar-se de um solo granular(areia) e está ser realizada com uma placa vibratoria Mikasa monosentido de 72Kg.
    Espero que seja o suficiente para o solo ficar bem compactado.

    cumprimentos,
  10.  # 16

    Viva,

    Bem sei que parece um pouco "estupida" a pergunta...mas gostava de saber quais são os problemas de aproveitar o entulho(tijolo e argamassa) misturado com brita e colocar na caixa de drenagem?
    É que pelos vistos isto na reconstrução de casas é uma prática ainda é muito comum.

    Falo nisto porque a pessoa que me está a refazer o piso diz que se for misturado com a brita que não tem problema.
    Será que não se perde o efeito e a humidade sobe na mesma? e penso que sim mas gostava de houvir mas opiniões.

    fico á espera

    cumprimentos,
  11.  # 17

    Colocado por: Luis Dgostava de saber quais são os problemas de aproveitar o entulho(tijolo e argamassa) misturado com brita e colocar na caixa de drenagem?


    Os espaços vazios existentes entre a brita (convém ser brita grossa, porque tem mais vazios) é que permite a drenagem das águas, e impede a subida da água por capilaridade, ao colocar o restos dos tijolos, estes "apodrecem" em poucos tempo, e fica com argila no meio da brita e lá se vão os espaços vazios, e lá se vai o efeito da caixa de drenagem.
  12.  # 18

    Viva

    Pois...confirma-se com que eu estava a pensar.
    Esta malta tenta fazer tudo para poupar uns €€ na brita e livra-se do entulho.

    Obrigado,
  13.  # 19

    Colocado por: Picaretaao colocar o restos dos tijolos, estes "apodrecem" em poucos tempo, e fica com argila no meio da brita e lá se vão os espaços vazios, e lá se vai o efeito da caixa de drenagem.

    Os pedaços de tijolo apodrecem com a humidade?
    Sei de poços feitos com parede de tijolo, com os tijolos sempre dentro de água e não apodreceram.

    Estou com a mesma dúvida em relação ao aproveitamento de entulho com tijolo.
    Agora estou com dúvidas... se aproveite o entulho ou não.
  14.  # 20

    Ninguém tem experiência com o aproveitamento do entulho com restos de tijolo e tijoleira?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP
 
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