Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Precisava de uma ajuda da sapiência do forum.

    Não tendo problemas de impermeabilização, mas indo colocar novo pavimento cerâmico decidi que "mal não faria" colocar um revestimento daqueles tipo pele elástica. Nada de muito caro e pelo menos era preventivo. Não percebendo nada do assunto, andei a procurar na net e a ler fichas técnicas e acabei por me baralhar todo. Comprei o Sikaguard 570 a pensar nas caracteristicas do weberdry lastic.

    Isto porque o da Weber diz que recebe revestimento ceramico e o da Sika não.

    Apesar de apenas ter ainda feito 2 das 3 demãos, Entretanto disseram-me que fiz asneira porque o cimento-cola não agarra na Pele elástica.

    As minhas dúvidas são:

    1) Será mesmo assim?
    2) Se sim, se eu colocar areia na ultima demao ou fizer uma betonilha tipo nivelamento (tive a ver a quilosa massa niveladora) em cima da pele elástica, resolveria a questão?
    3) Aplicar uma demão do weber lastic em cima deste sika, seria também uma possibilidade?

    Grato desde já pela ajuda.
  2.  # 2

    boas , eu não acho que tenhas feito mal nenhum lol aplica mais uma demão com o mesmo produto e só depois espalha a areia por cima enquanto fresco aconselho a fazer isso pela manha antes do sol aquecer depois no dia seguinte varres a areia que não ficou agarrada a película de impermeabilizante e esta está pronta a receber qualquer tipo de cimento de cola garanto mas se a duvida ainda persiste lol a weber tem um cimento de cola e outras marcas também que adere por cima do produto mesmo que este não tenha areia, mas tas a vontade com a areia ...
  3.  # 3

    Eu tb tinha a ideia que a areia "resolvia".

    Existem varios tipos de areia, pode ser qq uma?

    Uma que fosse fininha era melhor nao? eu tenho la em casa um resto de areia lavada, mas aquilo tem bocados que são mais pedra do que areia...
  4.  # 4

    Se faz mal ou não, não posso ser preciso. Agora o porque de gastar dinheiro, tempo e mão de obra nesse tipo de produto com utilidade zero para esse mesmo fim.
    Esse tipo de produto é especialmente concebido para aplicar em fachadas com micro fissuração tendo propriedades elásticas para absorver movimentos da fachada sem romper. Sendo também um produto impermeável à água. Teria por exemplo o produto Sikagard 550 w elastic que tem a mesma propriedade impermeabilizante mas com menor elasticidade e logo menor custo. Mas como disse, são produtos para aplicar sobretudo na reabilitação de fachadas, ou em fachadas novas para aumento da resistência ao aparecimento de micro fissuras.
    • jafn
    • 11 agosto 2011

     # 5

    A sika tem colas proprias para colar material ceramico por cima dos seus materiais elasticos, é uma questão de pesquisar na marca sika.
    Aqui ao pé de mim existe uma casa que vende mterial sika e que lhe pode dar conselhos sobre os produtos a utilizar, a casa é no montijo
    e chama-se Isolpol.
  5.  # 6

    Colocado por: jafnA sika tem colas proprias para colar material ceramico por cima dos seus materiais elasticos, é uma questão de pesquisar na marca sika.
    Aqui ao pé de mim existe uma casa que vende mterial sika e que lhe pode dar conselhos sobre os produtos a utilizar, a casa é no montijo
    e chama-se Isolpol.


    Eu ja fui a uma casa que vende sika, sugeriram-me meter um plastico(??) e fazer betonilha... nao achei isto mto logico

    Ja contactei a sika 2 vezes, deixei os meus contactos, mas nada... nao me ligaram de volta. o Sr. Eng. deve estar muito ocupado.
    • jafn
    • 11 agosto 2011

     # 7

    Nesta altura até está é de férias o mais certo.
  6.  # 8

    Entao diziam que ta de férias, nao diziam que me ligava dentro de 15 minutos...
  7.  # 9

    Colocado por: nspinheiroEntao diziam que ta de férias, nao diziam que me ligava dentro de 15 minutos...

    Até os revendedores queixam-se de falta de apoio por parte da Marca Sika.
    O material é bom, mas o apoio ao cliente é quase é muito muito pobre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nmaster1988
  8.  # 10

    Tava aqui a ser má lingua e o sr lá me ligou

    Disse que so mesmo removendo tudo por processo mecanico, porque com o tempo e conforme a exposição à agua, a pele descola e o pavimento vem atras...

    tendo em conta que nao tenho ferramenta nem paciencia para isso, tou a pensar uma de duas coisas

    ou a solução de areia ja mencionada, e depois de por o chao meto-lhe um impermeabilizante transparente para ceramica, de forma a que não "penetre" e escoe toda pelo ralo

    ou entao so mesmo se o weber lastic der para dar por cima deste e dps usar cola da weber.

    não tou a ver outra solução.

    Acho que prefiro a da areia, mas preciso de areia fininha, que aquela que la tenho não me parece mto adequada.
  9.  # 11

    Eu normalmente quando tento inventar, acabo sempre por ter que recomeçar tudo de novo. Por isso não posso recomendar remendos.
  10.  # 12

    nspinheiro,
    vamos pensar um bocado:

    ...pele descola e o pavimento vem atras...


    Considerando que tem sempre humidade a atingir a "pele" (ou por entrada de água pelo interior, ou pelo exterior por capilaridade ascensional - ou por possível condensação do vapor de água - não posso ser preciso porque não conheço as condições e caracteristicas do mesmo local).
    Sabendo que vai ter sempre, de baixo para cima:
    -suporte
    -pele elástica
    -meio de fornecer aderência á pele elástica (areia ou cola)
    -cerâmico
    -possível impermeabilizante

    a solução de areia já mencionada, e depois de por o chão meto-lhe um impermeabilizante transparente para cerâmica, de forma a que não "penetre" e escoe toda pelo ralo

    Com esta solução, se a água atingir a pele, e conforme técnico da sika, ela vai descolar e como o resto da nova solução está apoiada sobre este, então continua com a possibilidade de desprendimento do pavimento. Fica apenas solucionado o problema de infiltrações de água pelo interior, isto se esse tal impermeabilizante for eficaz.

    weber lastic der para dar por cima deste e dps usar cola da weber

    O mesmo acima descrito, no entanto as propriedades da cola podem ditar o tipo de água que pode atingir a pele.


    Após reflectir sobre isto e ponderar sobre os possíveis problemas que mencionei deve conseguir perceber qual a melhor solução dentre as que apresentou, ou se mesmo qualquer uma delas é uma boa solução. Como disse, depende das caracteristicas do local.
    Concordam com este comentário: smanuelm
  11.  # 13

    Desculpe, não percebi bem o que é humidade interior e exterior?

    A questão que me coloco é quanto tempo dura até começar a descolar, minimizando o impacto da humidade? 10 anos? Vivo bem com isso, daqui a 10 anos mudo o chão e remodelo o terraço.

    Uma pele elástica em contacto directo com as intempérias tem uma vida util de quanto tempo? 2 anos?
  12.  # 14

    Bom, acabei por decidir tirar a pele e dps de algumas experiencias a solucao que se revelou mais eficaz foi a quimica+mecanica- decapante universal + espatula para tirar a maior e depois usei uma daquelas rodas de fios de aco metidas no berbequim para lixar a pedra e tirar o mais agarrado.

    E demoroso, chato e cansativo e suja tudo a volta, mas tb nao tou a ver melhor forma...

    Ja pensei em experimentar dar decapante + agua com maquina de pressao, mas n me parece q resulte

    A proposito, lixar o pe com fios de aco ė um bocado doloroso
  13.  # 15

    de cimento de cola garanto
    qualquer tipo de cimento cola eu também garanto que você nao garante, pois se é para exterior logo o cimento cola normal não dá ou seja não é recomendavel "va-se lá saber porquê"
  14.  # 16

    Com esta solução, se a água atingir a pele, e conforme técnico da sika, ela vai descolar e como o resto da nova solução está apoiada sobre este, então continua com a possibilidade de desprendimento do pavimento. Fica apenas solucionado o problema de infiltrações de água pelo interior, isto se esse tal impermeabilizante for eficaz.

    Boas , gostaria de saber para que serve uma pele elástica?se não for para apanhar agua serve para quê ? se não for impermeável e permeável ao vapor de agua é o quê ? se não for de base aquosa e acrílica é o quê ? se não tiver capacidade de receber qualquer tipo de produto para cobertura em cima é o quê ???? de facto a nível de qualidade eu não posso falar mas por cá com a nossa que trabalho o plano é feito da seguinte forma uma massa que reage com a humidade ate 2mm , impermeabilizante a 1k /m2 com areia na ultima mão depois qualquer tipo de cimento cola e tijolo com ou sem tratamento e isso dali não vá
  15.  # 17

    Não confundir pele elástica com impermeabilizante...uma pele elástica terá como função a de aferir uma superfície de elasticidade para que não apressam fissuras, ou para as colmatar (isto em fissuras de espessura reduzida obviamente). Terá também impermeabilidade á água para que a mesma não penetre nas fissuras que a pele vai tapar.
  16.  # 18

    o produto vem referenciado com a utilização para terraços como vem mais abaixo explicido :
    Sistema de pintura
    Primário: Sobre bases minerais, utilizar como primário Sikagard 551 S Primer ou Sikagard 552 W Aquaprimer;
    sobre telas betuminosas, ou sobre pinturas antigas, utilizar como primário o próprio Sikagard 570 W Pele Elástica
    pré-diluído com 20% de água; sobre bases metálicas utilizar Icosit Primário Espesso.
    Camada pontual: recomenda-se aplicar uma camada suplementar de Sikagard 570 W Pele Elástica nas emendas,
    ligações e sobreposições dos materiais da base, antes do revestimento geral.
    Revestimento geral: 1 a 3 camadas de Sikagard 570 W Pele Elástica, dependendo do estado da cobertura a
    impermeabilizar e do sistema de aplicação. O consumo varia entre 0,2 a 0,3 l/m2 por camada aplicada manualmente
    (se
    aplicado por projecção airless, o consumo e a espessura são superiores).
    Preparação da superfície
    Betão/Argamassa: Leitanças de cimento ou camadas mal aderentes devem ser removidas com meios apropriados.
    Betão muito poroso e absorvente deve ser previamente regularizado com Sika Monotop 620 ou Sikatop Seal 107.
    Emassar fissuras, chochos e poros com Sikagard 570 W Pele Elástica, ou com uma mistura do produto + areia de
    quartzo de granulometria 0,1 a 0,3 mm (Carga 2), proporção de uma parte de Sikagard 570 W Pele Elástica para 0,7
    a 1 parte de areia. Falhas de betão, arestas partidas, cantos, etc, devem ser reparados com argamassa adesiva
    aditivada com Sikalatex (ver respectiva ficha técnica).
    Cartões betuminosos/Telas betuminosas: Cortar as bolhas em cruz e levantar os bordos. Deixar secar, limpar e
    aplicar Sikaflex HP1. Deixar então secar superficialmente e colar, pressionando os bordos. Fissuras nos cartões
    betuminosos devem ser cheias com Sikagard 570 W Pele Elástica diluído.


    Sikagard 570 W Pele Elástica
    Consumos:
    • Em coberturas e terraços: Pelo menos 2 kg/m2 em duas ou mais camadas.
    • Em paredes verticais: Pelo menos 1 kg/m2 aplicado em duas demãos.
    Temperatura para aplicação: Pelo menos +10ºC (na base e no material). Máxima HR do ar permitida: 80%.
    Tempo de secagem:
    • Seco ao tacto em aprox. 2 horas.
    • Seco em profundidade em 3 a 5 horas.
    A velocidade da secagem pode ser retardada no caso de temperatura baixa e/ou humidade relativa alta.
  17.  # 19

    só tirei a parte que interessava lol mas ta em pdf na net disponivel a ficha tecnica toda do produto , que por sua vez penso que só mesmo o nome é que muda em relaçao aos impermeabilizantes de resto funciona como os proprios impermeabilizantes , agora a nivel de qualidade já não me posso pronunciar porque desconheço este produto ...
  18.  # 20

    Parece-me indicada a utilização dessas em coberturas, até porque num outro post tinha indicado essa solução...A função neste caso não é apenas a de impermeabilizar mas sim de dar á cobertura uma impermeabilização capaz de resistir às tensões geradas pelas dilatações térmicas evitando a fendilhação da impermeabilização.
 
0.0179 seg. NEW