Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    Preciso de vossa ajuda pelo seguinte: Comprei casa em 2003. No mesmo dia em que fiz a escritura, dirigi-me às finanças. Depois de escrever um pedido de averbamento da casa para meu nome, perguntei ao funcionário se era preciso preencher ou entregar algum documento, respondeu-me que não. A pouco tempo recebi uma coima no valor de 200 €, por falta de preenchimento do modelo1 do IMI. Quero fazer uma reclamação, até porque não tive culpa do que aconteceu. Devo fazer uma exposição à repartição das finanças? O que dizer? Podem ajudar-me?
  2.  # 2

    Só analizando as papeladas. Mas, se foi multada por falta de entrega do modelo 1 do IMI, não lhe resta senão pagar. A não ser que tenha prova documental da informação que lhe deram nas finanças!
  3.  # 3

    Não tenho prova escrita em como o funcionário das finanças me disse que não era preciso entregar mais nada. Paguei logo a coima. Mas n deveria fazer uma exposição do que se passou? Tenho a certeza que n fui a unica pessoa a não ser bem informada da situação.
  4.  # 4

    Colocado por: Andreia GouveiaNão tenho prova escrita em como o funcionário das finanças me disse que não era preciso entregar mais nada. Paguei logo a coima. Mas n deveria fazer uma exposição do que se passou? Tenho a certeza que n fui a unica pessoa a não ser bem informada da situação.


    Pode fazer a exposição, mas não vai adiantar nada.
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

     # 5

    Acho que, pelo menos, devia escrever no Livro de Reclamações o acontecido.

    Mas confirmo que os funcionários das finanças podem transmitir informação errada. Já me aconteceu na pessoa do meu contabilista há uns anos. Palavra de boca não prova nada, infelizmente.
  5.  # 6

    Vou mandar uma exposição do sucedido para a Direcção geral de finanças e vou fazer uma reclamação.

    A minha indignação deve-se ao facto de me ter sido atribuída uma responsabilidade fiscal, quando o serviço público competente não soube informar e esclarecer o que tinha que ser feito.
  6.  # 7

    Andreia Gouveia.

    Presumo que a compra ocorreu depois de +/- 15 de Novembro de 2003.
    Além de ter pago a coima, espero que tenha entregue a modelo 1 para reparar a situação em falta.

    Se acha que tem razão, concordo com a reclamação pelo menos não perde nada.
  7.  # 8

    A compra foi em 2004. Quando efectuei o pagamento da coima, entreguei tambem o modelo 1 e a planta da casa.
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2008

     # 9

    E já agora, se por acaso, decidir avançar com o caso, diga aqui depois como é que correu.

    Boa sorte! :)
  8.  # 10

    Em 2003, 20 de Dezembro faleceu pessoa de minha família sendo que fui o cabeça de casal junto das Finanças. Cumpridos os prazos inerentes à situação, excepto um, ainda a decorrer e acontece que não fui informado pelo Funcionário que deveria apresentar o Mod.1 e respectiva planta da casa, cujo prazo, tinha iniciado em 01 de Janeiro/2004
    Quando fui completar o processo de óbito, o Funcionário lembrou-se que deveria ter apresentado os ditos documentos e, então, deu-me essa indicação dizendo que já deveria ter apresentado e que se esquecera de me alertar. Entretando verifiquei que o processo de óbito, por indicação dele, já deveria ser composto pelo Mod.1 e respectiva planta. Tratei do assunto e quando fui entregar o Mod.1 e a planta o Funcionário que me atendeu aprestou-se a indicar que iria pagar uma coima. Anui, dizendo que entregasse as guias da coima ao colega. Deslocou-se então junto do colega e, antes que lá chegasse o colega acenou-lhe com a cabeça que sim e ele já não multou. [email protected] . Cumprimentos
  9.  # 11

    Por vezes chegamos a ter a sensação que os funcionarios destas instituições ganham á comissão. Eu sei o que isso custa, e infelizmente alguns funcionários enganam-se (são humanos), mas concordo em que exponha a situação e até em orgãos de imprensa para que da próxima tenham algum cuidado. Este principio de ano está a ser muito activo no ministério das finanças.
    Espero que resolva a sua situação.
    •  
      FD
    • 8 fevereiro 2008

     # 12

    Colocado por: domusnostrum
    Deslocou-se então junto do colega e, antes que lá chegasse o colega acenou-lhe com a cabeça que sim e ele já não multou. [email protected] . Cumprimentos

    Fossem todos assim e o mundo era justo.
 
0.0119 seg. NEW