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  1.  # 41

    Colocado por: PauloCorreia(...)mas com água, há muito que aprendi que ela é bem feminina: Faz o que quer e quando quer


    :))) lol


    Muito Obrigada
  2.  # 42

    Sem perceber muito assunto li algures que uma das formas mais seguras de evitar todas as chaticesses das humidades e infiltrações é fazer uma dupla parede no interior da cave, ou seja, junto à "parede" de betão, deixar um espaço vazio (leia-se caixa de ar) com uma meia cana para escoar as águas que se infiltrem e posteriormente colocar a 2º parede, tipo tijolo 9 no interior, de forma a que nesta parede já não existam as ditas humidades.... (mas continuando a fazer um bom isolamento pelo exterior)

    Agora só tenho curiosidade em saber para onde vão essas aguas que possam escorrer pela meia cana.... escoam directamente para a rua através de algum dreno, vão para algum reservatório e depois com uma bomba são bombeados para o exterior?

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  3.  # 43

    Colocado por: afsantosSem perceber muito assunto li algures que uma das formas mais seguras de evitar todas as chaticesses das humidades e infiltrações é fazer uma dupla parede no interior da cave, ou seja, junto à "parede" de betão, deixar um espaço vazio (leia-se caixa de ar) com uma meia cana para escoar as águas que se infiltrem e posteriormente colocar a 2º parede, tipo tijolo 9 no interior, de forma a que nesta parede já não existam as ditas humidades.... (mas continuando a fazer um bom isolamento pelo exterior)

    Filipe
    Essa é uma daquela soluções à portuguesa. O que é preciso é tapar a miséria.

    Colocado por: afsantosAgora só tenho curiosidade em saber para onde vão essas aguas que possam escorrer pela meia cana.... escoam directamente para a rua através de algum dreno, vão para algum reservatório e depois com uma bomba são bombeados para o exterior?

    Por isto é que é uma solução da treta que se destina a disfarçar o problema em vez de o resolver.

    A melhor maneira de evitar infiltrações é:
    1 - Evitar que a água lá chegue
    2 - Se chegar, tirá-la de lá o mais rapidamente possível.
    3 - Se chegar lá e não puder ser tirada, criar sistemas impermeabilizantes que conduzam a água para um ramal de esgoto

    Isto claro, além de um cuidado muito especial nos pontos singulares, isto é, pontos que sabemos por experiência que são o verdadeiro problema. Todos estes sistemas que foram apresentados, são lindos, ficam muito bem nos projectos e nos sites, mas sofrem todos do mesmo problema: não mostram como resolver esses pontos singulares Exemplos:
    Ligação aos tubos de queda
    Remates com as paredes
    Reforços das meias canas
    Juntas de betonagem
    Ligação dos tubos de drenagem aos colectores

    No caso dos muros de betão em caves, o problema está sempre no mesmo sitio, as juntas de betonagem. Gastasse rios de dinheiro a impermeabilizar, mas ninguém se preocupa com elas. Já meto um pormenor
  4.  # 44

    Photobucket

    Em casos mais complicados, pode-se reforçar a junta com um cordão . Estes cordões em contacto com a águas, expandem-se e selam a junta
    Concordam com este comentário: rcastel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pauloss, leticia abreu, electrao, bino_
  5.  # 45

    Porreiro os desenhos que fizeste Paulo e a explicação também claro... ora aqui está um post digno para ir para a Galeria do "Melhor do Fórum".

    Dasss bem que ainda me andaram a convencer a fazer cave e o camandro.... nã, por baixo só mesmo uma bela de uma caixa de ar com muita ventilação :)

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  6.  # 46

    :( Ok, andam todos a fugir da construção de uma cave... Bem , tenho de ser perseverante pois não tenho outra hipótese...
    Uma questão Paulo: no desenho que gentilmente nos forneceu acima sobre o enrocamente e as mantas: como fixa a manta alveolar com geotextil à parede da moradia? E não advoga a aplicação na parede de toda a cave de Pinturas betuminosas/Emulsões asfálticas antes da colocação da manta?

    Muito Obrigada e Boa Páscoa para Todos
  7.  # 47

    Colocado por: leticia abreu? E não advoga a aplicação na parede de toda a cave de Pinturas betuminosas/Emulsões asfálticas antes da colocação da manta?

    Essas pinturas são primários de aderência para as telas, não impermeabilizam nada. Mas se gostarem, metam, também é barato de qualquer maneira

    Colocado por: leticia abreucomo fixa a manta alveolar com geotextil à parede da moradia?

    Desta maneira;:
    Photobucket

    http://www.onduline.es/album.asp#11
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bino_
  8.  # 48

    Boas,

    Mais uma vez me cruzei com um documento que me parece interessante para este tópico:
    http://www.estig.ipbeja.pt/~pdnl/Sub-paginas/ProcesConst_apoio_ficheiros/aulas/PC_Cap6_Impermeabilizacaocaves_web.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bino_
  9.  # 49

    Boa tarde,

    Na sequência da informação que tenho disponibilizado num outro tópico / https://forumdacasa.com/discussion/31879/8/moradia-em-fase-inicial-construcao-ideias-e-opinioes/#Item_7) agradecia que me ajudassem a esclarecer uma dúvida. Pelo que li neste tópico, de acordo com as fotos que vou tirando à obra, verifiquei que o "isolamento" exterior da cave (cerca de 80 % enterrada, com janela) apenas foi feito recorrendo através da tal "pintura preta" nas paredes exteriores , colocando-se de seguida a tal "manta drenante". Julgo que não foi colocada brita nem o tal tubo "geodreno". Um vez que apeas estrutura da casa já está erguida até ao tecto, sendo que o espaço que se vé na imagem já foi preenchida com terra, nesta fase haverá algo eu se possa fazer, ou essa fase já passou? :(

    Obrigado a todos.
      isolament_cave.jpg
  10.  # 50

    Colocado por: jlmfrBoa tarde,

    Na sequência da informação que tenho disponibilizado num outro tópico /https://forumdacasa.com/discussion/31879/8/moradia-em-fase-inicial-construcao-ideias-e-opinioes/#Item_7) agradecia que me ajudassem a esclarecer uma dúvida. Pelo que li neste tópico, de acordo com as fotos que vou tirando à obra, verifiquei que o "isolamento" exterior da cave (cerca de 80 % enterrada, com janela) apenas foi feito recorrendo através da tal "pintura preta" nas paredes exteriores , colocando-se de seguida a tal "manta drenante". Julgo que não foi colocada brita nem o tal tubo "geodreno". Um vez que apeas estrutura da casa já está erguida até ao tecto, sendo que o espaço que se vé na imagem já foi preenchida com terra, nesta fase haverá algo eu se possa fazer, ou essa fase já passou? :(


    Caro amigo... Provavelmente, se não criaram um Geodreno na periferia da cave, irão existir pressões hidráulicas elevadas (que contudo dependem da envolvente) que mais tarde ou mais cedo não promovam o surgimento de humidade no interior da cave.
    Primeiro há que entender a água nas suas diversas formas e comportamentos.
    Quando é água, a tendência é descer por acção da gravidade, e penetrar nas superfícies por contacto (capilaridade). Como a água no estado líquido apresenta uma estrutura molecular com agregados salinos, normalmente não penetra em emulsões betuminosas se a pressão não for grande, razão pela qual se colocam as telas poliméricas... que protegem a emulsão betuminosa quer da pressão quer da perfuração por outros elementos (terreno).
    Depois temos o vapor (que está sempre presente)... O vapor de água, distintamente da água em si, move-se em todas as direcções dependendo do teor de humidade e da temperatura da área envolvente.
    Se o meu amigo não tiver geodreno na base da cave, a água vai "subir" no terreno... quer por variação dos lençóis freáticos, quer quando o terreno estiver empapado com a chuva. Desta forma, assim que atingir os níveis das juntas, por capilaridade ou por acção da pressão vai passar para a parte de trás da tela pitonada... e acumula-se aí...
    Quando a pressão for elevada o suficiente, vai acabar por encontrar uma junta ou uma zona mais frágil da emulsão e vai acabar por entrar... E é por isso que é fundamental colocar o geodreno na periferia... para evitar que o nível da água suba.
    Se já fez o aterro envolvente, o único método que eu conheço para evitar que tenha que desfazer tudo é criar uma cortina de "estacas de brita".

    As estacas de brita são furos, são fundamentalmente "geodrenos" verticais... onde reduzindo a resistência à passagem da água se faz com que a mesma suba por acção da pressão mais elevada na envolvente, e assim consegue-se depois escoar a água para o exterior a partir de uma cota mais elevada na estaca de brita. Pense nisto como as covas que se abrem na areia da praia... que mesmo estando a uma cota superior ao nível do mar, se enchem de água porque a pressão na cova é menor do que a da areia à volta (saturada de água).
    Não será um método barato, mas terá que analisar os custos de desfazer o aterro e instalar o geodreno, ou utilizar um método alternativo.

    Espero contudo que ao fim deste tempo tenha descoberto que afinal o empreiteiro não era tão tosco que não lhe fizesse uma drenagem de fundo.

    Cumprimentos.

    Ricardo Castel-Branco,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  11.  # 51

    Li este artigo de ponta a ponta... e vi coisas boas e coisas menos boas.

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que o sistema de mantas drenantes pitonadas surgiu no mercado para substituir o velho método da execução do geodreno em brita. O sistema perimetral de drenagem de caves com camadas de brita envolvida em geotêxtil é tão eficaz como as telas... mas acaba por sair muito mais caro, porque os aterros têm que ser parciais e são demorados, envolvendo tanta mão de obra e equipamento que se tornam dispendiosos.

    PORTANTO--- NOTA--- Se utilizarem manta drenante pitonada, NÃO PRECISAM DE GASTAR DINHEIRO A FAZER CAMADAS DE BRITA ENVOLVIDA EM GEOTÊXTIL.

    A questão é... A manta drenante serve:
    1. Para proteger a pintura (ou tela betuminosa) que evitam a passagem de água e vapor de água para o interior da cave;
    2. para criar um espaço entre o terreno e a parede de betão, onde o vapor de água se possa evaporar;
    3. Criar zonas de menor pressão no geotêxtil que leve a água a descer mais rapidamente para o geodreno.

    Importante é executar as coisas conforme as prescrições dos técnicos que estudam estes assuntos.
    As empresas que fabricam e desenvolvem estes materiais, gastam rios de dinheiro em departamentos técnicos cheios de engenheiros e arquitectos e outros técnicos que ensaim, analisam e fazem aplicações em ensaios reais antes de comercializarem e colocarem em funcionamento linhas de produção que custam uns milhões de euros muito largos... e por essa razão há que confiar um pouco naquilo que o s técnicos fazem.

    O meu conselho é -(e não é puxar a brasa à minha sardinha) - se enquanto donos de obra não têm conhecimentos técnicos suficientes para controlar a actividade do empreiteiro, contratem um técnico avalizado (arquitecto ou engenheiro), que saiba de construção e que vos possa apoiar na fiscalização da obra.
    Claro que se tiverem um projeto de arquitectura e de execução em condições, evitam logo à partida uma série de dúvidas em obra, porque as coisas já estão definidas e esclarecidas de antemão.

    Eu costumo dizer que tempo perde-se em gabinete, para se ganhar em obra... porque em gabinete trabalham 3 ou 4 pessoas num projeto de uma moradia, e em obra trabalham 20 pessoas, e deslocam-se (e pagam-se à hora e ao dia) equipamentos e materiais dispendiosos, bem como se pagam taxas elevadas pelas licenças e tudo o mais.

    Para além disso, o que não se gasta em projeto, acaba-se por gastar mais tarde em problemas de reparação e manutenção... com uma agravante... o projeto paga-se uma vez para toda a vida da construção, e os erros de obra pagam-se DURANTE TODA VIDA DA CONSTRUÇÃO.

    Quanto à questão que vi referir de se furar a emulsão e as telas com os parafusos (ou pregos) de fixação da tela pitonada...
    Há que lembrar o seguinte...
    A Tela Drenante deve ser colocada de baixo para cima... Começa-se na base, e depois sobrepôem-se faixas de 15 a 20 com por cada fila de colocação.
    Este método garante que os furos feitos durante a fixação ficam cobertos pela camada seguinte, e como a água vai descer pelo geotêxtil, não vai "subir" para as juntas e penetrar os furos. Por outro lado, e é bom lembrar, as emulsões betuminosas e as telas, enquanto não sofram ações dos raiso UV, são elásticas, e absorvem a forma do elemento penetrante (prego ou bucha), mantendo a estanquidade a um nível mais que aceitável.
    Para quem tem mais medo do que confiança nos técnicos, podem ainda fazer a fixação da tela com buchas químicas, ou fazer a fixação com buchas mecânicas em que injectem nos furos uma massa bentonítica para garantir "mesmo" que nada correrá mal.
    A bentonite é um material que incha na presença da água, e que assim garante a vedação das zonas de contacto.
    Contudo eu acho que é um exagero fazer isso já que um geodreno bem dimensionado e uma manta geotêxtil com espessura e densidades adequadas garantem que a pressão hidráulica nunca será suficiente para esse contacto ocorrer.

    De resto... saliento que na construção, o investimento certo é aquele que se faz na qualidade e estabilidade do suporte ao resto dos materiais... porque gastar numa pintura mais cara que depois descasca porque não havia 10 ou 20€ por m/2 para isolar paredes, caves etc, em condições, é tão estúpido como comprar um Ferrari, e depois não ter dinheiro para o combustível, para a oficina e para os impostos de circulação.

    Mais vale optar por revestimentos e equipamentos mais modestos que se podem com facilidade ir substituindo à medida que se pode, do que fazer uma cave manhosa, e depois não se poder habitar os "revestimentos de qualidade" que lá se colocaram.

    Cumprimentos a todos, e lembrem-se... usem os técnicos no vosso auxílio...
    ...sapatos é com o sapateiro, e carne é no talho... cada coisa no seu lugar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
 
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