Antes de mais quero agradecer a este forum e a todos os que me têm auxiliado ao longo destas obras sem fim. Sem esta ajuda dificilmente as coisas estavam a correr tão bem (com altos e baixos) e em "pouco" tempo.
Com a rede de esgotos exterior concluida chegou a altura de fazer a parte mais fácil e tranquila que é o WC e cozinha. Para o WC já tenho as coisas orientadas, mas para a cozinha resta-me a dúvida de que tipo de sifão utilizar. Vou aproveitar o lava-loiças antigo existente (em pedra)e inicialmente pensei em colocar um simples sifão de garrafa, mas como quero deixar prevista a possibilidade de colocação de uma MLL surgiram-me 3 hipóteses:
- ou coloco no sifão de garrafa uma derivação para o esgoto da MLL, - ou coloco um sifão de chão e ponho ambos os escoamentos a ir para lá - ou ponho apenas um sifao de chão na MLL mantendo o sifão de garrafa na pia e colocando 1 T na saida de casa.
O esgoto da cozinha desagua numa caixa de gordura.
Por favor comentem estas opções. Qual a mais acertada? Será que a opção de colocar a derivação para MLL no sifão de garrafa dá bons resultados?
Obrigado a ambos pelos vossos comentários. São ambos boas recomendações...
Pelo que vejo o sifão de garrafa com derivação é consenso que não é uma boa opção. Que opções existem para o sifão da MLL sem ser o de chão? Posso ligar um sifão em U na saída da parede ? (ficando o U no exterior)
Sei que bastante gente critica os sifões de chão porque são um depósito d sujidade e bactérias, mas para as máquinas parecem uma opção fácil... Na MLR coloquei um de chão e no WC também porque queria uma opção que servisse também de ralo mas realmente se na cozinha puder fugir a isso...
Obrigado a todos pelos comentários. Pelo que vejo a hipotese para a qual eu já estava mais inclinado é também a que reune algum consenso. Vai ser o de garrafa na pia e o de pavimento na MLL... também não me agrada muito a ideia de colocar um sifão dentro da parede e não tenho tempo nem orçamento para andar a ver alternativas fora do "normal".
Caro Dogma, sem querer entrar em polemicas, só uma opinião: devia aprender a respeitar mais as opiniões e escolhas dos outros. Pode saber muito, mas não sabe tudo... aliás ninguém sabe tudo e para cada situação existe um conjunto de factos envolventes que poderão influenciar a escolha da melhor solução e que voce poderá não conhecer. Agradeço os seus comentários e espero que continue a comentar, mas não me pode querer obrigar a seguir a sua solução à força e entrar agora numa cruzada em busca do sifão ideal porque como lhe disse existem outros factores como tempo, disponibilidade, dinheiro...
Estava a passar os olhos neste tópico e comecei a pensar e no meu apartamento na cozinha não tem sifão de chão.
E trabalha perfeitamente, o apartamento tem 25 anos e foi remodelado recentemente e na parte de esgoto só tem sifão de chão nas casas de banho.
No entanto já visitei casas novas de conhecidos e não usam sifão de chão e nenhum se queixou de trabalhar mal, o que interessa é que os trabalho seja bem feito com as inclinações e diametros adequados. Depois disso é só colocar o sifão individual e está pronto a funcionar.
Boa noite, Estou a construir uma moradia, e na verdade queria evitar o sifao no chão, comentei isso ao canalizador, e ele argumentou que se não instalar os sifoes no chão, a curto prazo irei ter problemas, e que os instalará de forma que passam praticamente despercebidos, será mesmo assim?
Esta não é a minha área, por isso peço ajuda aos expertos na matéria. Quando se instala um sifão no chão de uma casa de banho, os tubos que vêm do lavatório, da banheira, do duche, etc, ligam-se neste sifão e deste ao conducto geral. Quando não se utiliza sifão no chão, todos os elementos do banho são ligados ao conduto geral de forma individual e são instalados sifões individuais em cada elemento. É assim???
Fiz esta observação ao canalizador referente ao sifão no chão, porque, um amigo disse-me para não deixar instalar os sifões no chão, pensei na altura que era por uma questão de estética!!
No meio desta controvérsia gostaria de vos dizer como ficou a coisa...até porque mesmo mal feita, sempre poderá haver alguém que no futuro possa aproveitar e saber como não deve fazer.
Acabei por colocar um sifão de pavimento para a MLL e uma boca para um sifão de garrafa ou outro para o lava-loiça. A boca para a MLL ficou uma curva a 45º e para o sifão da pia uma curva 90º. O sifão da MLL une-se ao tubo da pia por intermédio de um T, saindo depois para a caixa de gordura no exterior. A distancia entre o sifão da MLL e o T é cerca de 1m. Todas as curvas de 90º foram feitas com 2 de 45º. Diametro de 40 entre MLL e sifão (distancia no chão cerca de 20-30 cm), após o sifão diam. 50 , T diam. 50 e saida da pia diam. 40. Inclinações são dificeis de medir nos troços curtos e curvas, mas aprox. 2,5 cm/m.
Apesar de reconhecer as vantagens de sifões exteriores, dado que não vou ter MLL por longos anos e se algum dia tiver não será para usar muitas vezes e dado que estou numa corrida contra o tempo para por as coisas a funcionar minimamente antes do grosso do Inverno (e este sifão de pavimento é facil de encontrar em todo o lado) acabei por colocar o velho sifão de pavimento para a MLL.
Já no WC vou também colocar sifão de pavimento, mas porque acho que os WC's deveriam sempre ter um ralo e deste modo poso colocar uma tampa-ralo no próprio sifão, evitando colocar um ralo adicional e garantindo que o "sifão do ralo" tem sempre água... Por outro lado, não estou a ver forma de colocar um sifão individual na banheira porque quando o tivesse que limpar não teria acesso... Se alguém tiver outras formas de fazer isto...
Entretanto vou ver se coloco aqui umas fotos assim que os trabalhos abrandarem... está prometido
na minha modesta opinião, acho apenas que as pessoas ainda desconhecem muito as novas soluções e como tal "refugiam-se" na experiência do picheleiro comum, no entanto o Dogma e com certeza outros profissionais do ramo sabem muito bem do que estão a falar, disso tenho a certeza.