Iniciar sessão ou registar-se
    • kika 3
    • 8 novembro 2011 editado

     # 1

    A minha casa é constituída por 2 cubos um comprido que vai ser em capoto branco e o outro mais pequeno mas mais alto e estou indecisa entre colocar capoto em preto ou xisto preto 60x 15. Penso que esteticamente fica melhor o xisto preto 60 x 15 mas a nivel monetário deve ser o capoto. O que acham? Obrigada.
  1.  # 2

    Eu acho que deveria optar por capoto preto, pode usar o capoto da robbialac, mas o da viero também não é mau. No volume inferior pode usar uma cantoneira em L para separar do capoto superior em branco, e entre os dois cubos deveria prever um paralelepípedo trapezoidal, que ajudaria a eliminar as pontes térmicas, visto o cubo de cima vai ficar muito exposto, ainda por cima está no lado sul da sua habitação, ou seja mais exposto aos raios solares.
  2.  # 3

    o capoto preto fica mesmo com cor preta ou é mais acinzentado? a ideia é ter um preto outro branco e os muros com pedra cinza ou azul.
  3.  # 4

    O que sugere?
  4.  # 5

    A ideia é ficar assim.
      14.jpg
  5.  # 6

    porque não fazer o preto em fachada ventilada.

    ab
    • P+V
    • 9 novembro 2011

     # 7

    Colocado por: Anonimo18072022ASe vier a colocar o xisto sobre isolamento térmico em EPS aplicado nos procedimentos do etics, opte por usar buchas com prego metálico.
    Só a solução até ao barramento terá cerca de 7-8Kg, pensando no xisto com 2.500Kg/m3 para peças com 1,5cm terá mais 37,5Kg. No total terá cerca de 44-45Kg que merecem um reforço adicional com buchas com prego metálico. Isto já para não falar quando o xisto estiver molhado....
    Traduzindo por miúdos: um grande disparate...
  6.  # 8

    Colocado por: Picaretausar o capoto da robbialac, mas o da viero também não é mau.


    Lolol.. é o mesmo!!! a Robbialac reperesenta a VIERO em Portugal.

    O ETICS, pode ser barrado ou pintado à cor desejada.
    Concordam com este comentário: J.C
    • P+V
    • 9 novembro 2011

     # 9

    Colocado por: Pedro Barradaspintado à cor desejada
    Mas em preto, não: pelo menos as paletas de cores da Viero e da Weber não vão mais além dos cinzas, e mesmo assim aconselham a usar estas cores em fachadas que não estejam demasiado expostas à insolação...
    Concordam com este comentário: nnogueira
    • P+V
    • 9 novembro 2011 editado

     # 10

    Colocado por: kika 3O que sugere?
    falar com o artista que fez o boneco com o Google sketch-up e perguntar-lhe se tinha pensado como por em prática a brilhante ideia do "cappotto preto"...
  7.  # 11

    Mas pode sempre aplicar um esquema de pintura acrilica ou siloxânica... na cor desejada (sobre o barramento final)
    existem mais marcas de ETICS:
    STO ( muito bom)
    Fassa bortolo
    ...
    O revestimento de fachadas a cor escura, penaliza a nível térmico... condição de Verão.
  8.  # 12

    na minha opinião essa arquitectura ou vale com os volumes todos á mesma cor ou então é mais um tique com possibilidade de virar pesadão e complicar tecnicamente a "coisa" como se tem vindo a ler nos posts aqui feitos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • P+V
    • 9 novembro 2011

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradasfachadas a cor escura, penaliza a nível térmico... condição de Verão.
    Ai está a questão, e pelo menos as duas marcar que citei lavar-se-iam as mão quando o barramento, pintado à uma cor demasiado escura e não de catálogo, começasse a fissurar e a destacar-se do suporte.
  9.  # 14

    Com esses belos muros em granito.. eu dispensava mais um tipo de revestimento (o xisto/ ardosia).
    Não estou a ver o enquadramento urbanisitico.. mas o volume maior, está suficientemente destacado para dispensar uma atitude tão arrogante (o volume negro).
    eu poupava uns "cobres", e optaria por acabamento em branco.. ou querendo ter um aumento de destaque, em acabamento cinza claro.

    Boa sorte. Qual a opinião do "artista" que lhe elaborou o projecto?
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  10.  # 15

    Concordo plenamente.. ''misturar'' pedras parece-me um disparate..

    e o preto.. não me parece que estéticamente fique bonito.. a não ser que o bairro seja gótico..

    percebo, no entanto, que queira fazer sobressair a volumetria da sua habitação, e uma das soluções, existem outras, que me pareceria ajustada era o revestimento desse volume em cortiça.. o que lhe poderia solucionar mais do que um problema..! é só uma sugestão..

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kika 3
  11.  # 16

    Usar telha preta por si só já é algo arriscado, e mesmo assim usualmente existe uma caixa de separação com a zona habitada, caixa a mesma que pode ser ventilada.
    Usar preto nas paredes que fazem a divisão do exterior para o interior habitável é, na MINHA opinião, estúpido, e ainda na MINHA opinião o mesmo deveria dar direito a uma redução na classificação energética da casa. Mas como "...o estúpido (não) sou eu?", passo a explicar o óbvio:

    Situação ideal, com paredes brancas
    Como devem saber, o branco é branco porque reflecte todo o espectro proveniente do sol (principalmente) dando-nos a possibilidade de ver todas as cores (a junção de todas as cores na luz é o branco). Isto quer dizer que a parede "não" absorve radiação (de uma forma geral).
    Nesta situação o isolamento vai fazer a transição da temperatura exterior (supondo 30ºC) para o interior (digamos 20ºC - para arredondar as contas). Terá assim de manter um diferencial de 10ºC.

    Situação inversa, e a requerida pelo kika3, paredes pretas
    O preto ao contrário do branco não reflecte qualquer cor, absorvendo assim "todos" os raios solares. Por os absorver o que nós vemos é a ausência de luz - preto.
    Como absorve a maior parte da radiação que lhe atinge a sua temperatura (temperatura da face exterior da parede) vai ser muito superior à do exterior - diria que poderia chegar aos 80ºC (depende não só da temperatura como também da hora e da zona geográfica).
    Nesta situação o isolamento vai fazer a transição de temperatura exterior (80ºC) para o interior (digamos 20ºC). Terá assim de manter um diferencial de 60ºC

    Se para um diferencial de 10ºC usa por exemplo 5cm de EPS
    Para um diferencial de 60ºC vai ter de usar 5*60/10= 30cm EPS
    se calhar nem existe esta linearidade perfeita visto, por exemplo, os materiais poderem-se comportar de formas diferentes a temperaturas diferentes, diferentes rendimentos para diferentes temperaturas ou gamas de temperatura. Logo, aos que o fazem diariamente peço que em corrijam se estiver errado.

    Pergunto-lhe, vai ter 30cm de EPS? até poderá ter mas demonstra um mal aproveitamento da matéria prima, logo uma inexistente sustentabilidade do nosso planeta logo eficiência da sua casa, na MINHA opinião, seria ZERO.
    Fachada ventilada, como referiu o bettencourt, seria a solução a seguir que consigo pensar agora.

    Se por ventura achar que o idiota (pessoa cheia de ideias, usualmente pouco usuaisXD ) somo nós, então aconselho:
    Juntas e mais juntas de dilatação.
    Vai ter paredes com 60 a 80ºC e outras com 30ºC - dependendo do comprimento das mesmas vai ter diferenças nas dilatações - a sua casa vai ser um trapézio e não um retangulo/quadrado.
    Reforço da armadura do sistema de ETICS - acho que seria aconselhado da rede mais resistente usada usualmente para dar mais resistência ao punçoamento (vandalismo) e o reforço nas zonas dos vãos e elementos estruturais.
    Volume preto versus volume branco - completo desligamento entre estes, aqui penso que a questão das juntas deveria fazer todo o perímetro desta interface.
    Juntas - como mandam as fichas técnicas da marca que vai aplicar - usualmente não aconselham que se pinte por cima do mastique, logo, se o quer fazer procure um produto que o permita (não acredito que exista, mas a tecnologia evolui).

    Aos restantes membros, caso encontrem algum erro cientifico apontem-no....e se têm outras soluções ou indicações de materiais indiquem.
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
    • eu
    • 9 novembro 2011

     # 17

    O ideal é que as paredes fossem pretas no inverno e brancas no verão... ;)

    Um dia ainda vão inventar uma coisa destas: paredes que mudam de cor.
    Concordam com este comentário: ncarvalho74
  12.  # 18

    É simples...um sistema tipo "estores" com duas faces, uma branca e outra preta e que permita rodar em torno de cada uma manualmente ou eletricamente. O ideal seria serem constituído por cilindros muito finos que rodassem entre si ficando com a face exposta na cor pretendida..e já estou a divagar.
  13.  # 19

    Colocado por: Picaretapode usar o capoto da robbialac, mas o da viero também não é mau

    O sistema ETICS da Robbialac chama-se Cappotto e é da Viero...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  14.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021Picareta,assim não..depois ainda diz que não aprende nada cá com o trolha? Sendo assim a culpa já não é minha:-)


    O texto que eu escrevi era apenas para lançar a confusão, em resposta à pergunta que foi colocada, muito confusa (depois com os 3D a coisa compôs-se). Pago uma minie a que conseguir perceber alguma coisa daquilo que eu escrevi. Eu não percebo nada.

    PS: Afinal já aprendi umas coisa, até já guardei um documento que aqui colocou.
 
0.0225 seg. NEW