Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Precisamos urgentemente da vossa ajuda!
    Já tentámos pesquisar no fórum e não encontrámos nenhum tópico que tratasse uma situação igual ou parecida com esta, mas se existe, pedimos desde já imensa desculpa!:)

    Eu o meu marido adquirimos uma moradia na zona de Sintra há cerca de dois anos, e sempre com a intenção de fazer (grandes!) obras e aumentar a casa existente!

    Dessa forma, arranjámos um arquitecto e avançámos para um projecto.
    Começámos por fazer um Pedido de Informação Prévia na câmara e depois seguimos então para a Licença de Construção. Tudo isto no espaço de um ano e meio.
    Acontece que durante esse ano e meio, muita coisa mudou, e uma delas foi o facto de o meu marido ter ficado desempregado!....:(
    Obviamente, os nossos planos para as obras ficaram imediatamente em último lugar de prioridades...e resolvemos parar com o processo, pelo menos para já.

    Ironia do destino, ou não, na semana passada recebemos (finalmente) a resposta da câmara relativamente ao Projecto que tinhamos entregue e a resposta foi "APROVADO!"...ou seja, temos 6 meses para entregar as especialidades...e por aí em diante.

    A nossa questão, tendo em conta a nossa situação e toda a situação do País,é a seguinte:
    - Há alguma hipótese de pedirmos na câmara para interrompermos este processo, ou seja, eles arquivarem o nosso processo e mais tarde, quando tivermos melhores condições financeiras novamente, voltarmos a andar com ele para a frente?
    Ou agora temos que ir até ao fim e pedir a licença de construção e avançar com as obras?...

    Estamos mesmo baralhados....sem saber o que fazer!

    Agradecemos a vossa ajuda!
    •  
      alv
    • 7 novembro 2011

     # 2

    Vivam!
    Não precisa de se preocupar. Não tem de fazer absolutamente nada.
    Deixa caducar o prazo e processo morre, literalmente aí.
    Mais tarde, quando as coisas melhorarem se não houver muita alteração na legislação pode solicitar que reanalisem o processo e ele reinicia-se.
    Essa é para o lado que vai dormir melhor!
    Boa sorte, melhores dias e "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  2.  # 3

    Obrigado alv, pela rápida resposta!

    Assim já ficamos mais descansados....
    O pior é que depois volta tudo à estaca zero, não é? :(
  3.  # 4

    Tem duas hipoteses:

    1 - Para o processo, e a câmara manda arquivar. Se não existirem alterações à legislação, daqui a uns anos é só voltar a entregar um projecto igual na câmara.

    2 - Entrega as especialidades mesmo no final dos 6 meses. Pode pedir prorrogação deste prazo por mais 3 meses mediante apresentação de um requerimento fundamentado, talvez alegando o desemprego do seu marido, não sei mas pergunte que tipo de situações é que são aceites. Depois de aprovado tem 1 ano para pedir a emissão do alvará de construção. No final desse ano com um requerimento fundamentado (dizendo que estamos em crise, por exemplo), pode pedir mais 1 ano de prorrogação.

    Considerando que demoram dois meses desde a entrega das especialidades até lhe enviarem o ofício a dizer que pode ir levantar o alvará, temos o tempo total de: 6+3+2+12+12=35meses.

    Pode continuar com o processo e levantar o alvará daqui a 3 anos, e se o prazo de execução que está no plano de trabalhos no projecto de arquitectura for de 2 anos, pode demorar 3 anos a construir, ou seja pode concluir a casa daqui a 6 anos. (depende do prazo previsto para a construção)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
    •  
      alv
    • 7 novembro 2011 editado

     # 5

    Vivam!
    Nem tanto ao mar nem tanto à terra, isto é, se não passar muito tempo, é uma reapreciação. Se passarem muitos anos até o próprio projecto vai ficar desactualizado, porque entretanto vão alterando a legislação.

    Não se preocupem, ultrapassem esta tormenta que melhores dias hão-de vir.
    Boa sorte e "fassam" parte.

    Editado depois de ter submetido o meu li o do picareta:
    Em termos de prazos é como diz o Picareta, mas não sei se vale a pena estar a gastar dinheiro em especialidades e licenciamentos para manter a coisa em banho maria, ou se é preferível parar e arrancar quando tiver condições.
    Parar não tem custos imediatos.

    2ª Edição depois de ter lido o Paramonte:
    Também há que ter atenção ao que ele refere, se o processo teve alguma análise de limiares de qualquer tipo de condicionante e estando numa d«qualquer franja, pode ser preferível aproveitar o licenciamento. Se não, então deixe morrer a coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  4.  # 6

    Se o seu plano é recomeçar o processo logo que o seu marido arranje emprego, o que, presumo, pode acontecer a qualquer momento, não deve deixar caducar o processo, por vários motivos, um deles é a possivel alteração do PDM, e o que é hoje um PIP (pedido de informação prévio) positivo, poderá não ser amanhã, acontece!!!. Outro motivo é q se deixa caducar, EM Princípio, terá q voltar a submeter novo projecto.

    Por isso aconselho a pedir extensão do prazo de 6 meses, que penso ser possível. Vá estendendo este prazo enquanto possível.

    Se o terreno estiver dentro de uma urbanização estabelecida então o perigo de alteração do PDM é menor, mas se estiver dentro ou à beira de zona protegida ou do género acautele-se! Neste caso se deixar caducar vá solicitando PIP´s antes deles caducarem, mas isso não é garantia. Tenho um amigo que deixou caducar um PIP e uns anos depois qdo quiz realmente construir recebeu parecer negativo, e nem foi alteração do PDM, foi alteração para zona não prioritária, ou lá o que era...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  5.  # 7

    Manter o processo a decorrer, implica apenas gastar dinheiro com as especialidades, mas se a coisa dá para o torto e quiserem vender, o terreno está mais valorizado, porque tem um projecto aprovado.

    Editado: Eu não deixava arquivar o processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  6.  # 8

    Podem começar por pedir uma prorrogação do prazo de entrega das especialidades, a câmara de Sintra costuma conceder mais 90 dias. Se fizer o pedido no fim do prazo, só leh vão responder passados uns 2 meses. A somar aos 90 dias. Se, no fim desse prazo, ainda não quiser avançar, então o processo é arquivado, mas ainda demoram mais uns 3 meses até repararem que há um processo para arquivar.
    Depois de arquivado, se quiser reiniciar, tem de fazer um pedido novo, pedindo economia processual das peças que se mantenham válidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  7.  # 9

    concordo nem q tenha q submeter as especialidades, embora isso tenha custos, e depois depoir pedir adiamento do levantamento da licença de construção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  8.  # 10

    Colocado por: ic_mendesA nossa questão, tendo em conta a nossa situação e toda a situação do País,é a seguinte:
    - Há alguma hipótese de pedirmos na câmara para interrompermos este processo, ou seja, eles arquivarem o nosso processo e mais tarde, quando tivermos melhores condições financeiras novamente, voltarmos a andar com ele para a frente?


    não, mais tarde terá de colocar um novo processo,
    ou faz isso ou então tenta arrastar o processo, mas também não conseguirá grande tempo.

    acho que a solução, a escolha do que fazer, passa pela sua disponibilidade financeira e vontade de ir para a frente. tem de fazer um plano para os próximos anos, contando com a situação actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  9.  # 11

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqmas também não conseguirá grande tempo.

    3 anos é muito tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ic_mendes
  10.  # 12

    Boa tarde a todos!!

    Antes de mais UM GRANDE OBRIGADO a todos os que, tão rapidamente, responderam e tiraram todas as nossas dúvidas!

    De facto, e antes de tomarmos uma decisão final, teremos que pesar bem os prós e os contras de continuar a avançar com as coisas...é que isto não está mesmo nada bom para arriscar... :)

    Neste momento, infelizmente, estamos mais inclinados para "deixar morrer o processo" :(... mas como ainda temos uns meses, vamos pensar MUITO bem :)

    Mais uma vez MUITO obrigado pelas vossas opiniões e disponiblidade! Acreditem que nos ajudaram imenso!

    Cumprimentos a todos!!
 
0.0155 seg. NEW