Colocado por: mmgregEstará o coração a falar mais alto do que a razão?De certeza que sim.
Colocado por: danobregaSe venderem a casa, a sua metade é potencialmente limpa de impostos porque pode aplicá-la na sua habitação. (não tenho a certeza).
Colocado por: mmgreg Sim, já sabia isso do IRS,
Colocado por: mmgregA outra opção, de não a adquirir, não está mal pensada.Eu sou dos que defende que vender património imobiliário só se for para adquirir outro mais rentável (mais económico, mais bem localizado, mais fácil de rentabilizar/arrendar, etc.).
Colocado por: mmgregLuis, quando me referi ao IRS, referia-me à subida de escalão.
Colocado por: danobregaNão é à subida de escalão que me refiro... estou a dizer que se lhe pagarem rendas vai ter de pagar, quando declarar o IRS, o seu escalão sobre todas as rendas que recebeu. Por exemplo, se receber 350€ de renda e o seu escalão for 20%, na declaração vai ter de pagar (350 * 12 * 0.2) = 840€ de IRS...Mas se a mmgreg vender a metade dela por um valor decente, arrisca-se (ela e o irmão) a ter de pagar mais-valias sobre mais de 50.000euros.
Uma casa que vale 120.000,00 devia ter uma renda de 500euros/mês. Portanto, o valor de renda mensal que o seu irmão lhe devia pagar seria de 250.00euros.
Colocado por: Luis K. W.Parece-me, portanto, que é muito melhor receber o dinheiro às pinguinhas (renda de 4.200/ano) porque