Estou em processo de compra de casa e estava a pensar em fazer um seguro de vida através de uma seguradora que não é um banco. Vi este video que me chamou realmente a atenção, mas fiquei com uma dúvida. http://www.youtube.com/watch?v=Fr0yWcU8dJs
O que devo fazer para não ter qualquer agravamento de spread?
Se o banco permitir isso... pois nos tempos que correm os bancos para lhe concederem o empréstimo exigem que o seguro de vida seja feito na instituição. assim como outros serviços, domiciliação de ordenado, cartão de crédito etc...
Se ao pedir o empréstimo fizer lá os seguros e restantes serviços, o banco concede-lhe um spread mais baixo... ( que nos tempos que correm continua alto). Se aceitar as condições e fizer contracto, fica sempre preso a essa condição e caso mude a meio do contracto o spread sobe.
o caso do video, é nos casos em que não ficou em contracto que para obter determinado spread tinha de ter determinados serviços do banco., coisa que agora é muito rara, e no caso conctreto do seguro de vida, ainda é mais raro os bancos aceitarem fazer o seguro de vida fora do banco...
os bancos faziam exactamente isso que diz. Há algum tempo para cá, isso foi proibido, isto é, é proibido fazer o contrato depender de produtos acessórios do banco. Mas não vá por mim :)
12 - O banco pode aumentar o meu spread se eu deixar de subscrever os produtos ou serviços previstos no meu contrato para beneficiar de um spread mais reduzido?
Embora exista a proibição de fazer depender a renegociação do crédito da aquisição de outros produtos ou serviços financeiros, esta não abrange aqueles casos em que o contrato já prevê, desde início, as condições para a efectivação de redução do spread em função do cumprimento de determinados requisitos, em particular, da subscrição de outros produtos ou serviços bancários, razão pela qual a instituição pode aplicar o spread sem bonificação no caso de o cliente deixar de subscrever os produtos ou serviços financeiros contratualmente previstos. Todavia, se a instituição não o fizer durante um ano, esse direito prescreve.
Em português, penso que o banco lhe faz 5% (por exemplo) de spread, com uma redução para 2% se tiver este e aquele produto. Se deixar de os ter, fica sem a redução. Portanto sim, podem "obrigá-lo" a ter o seguro de vida que eles querem.
Discordo consigo costa333, o vídeo retrata o que eu consegui poupar ao transferir o seguro vida do Santander para a MetLife e o Banco neste caso não me agravou o spread, em relação aos outros bancos não sei, mas se o fazem é extremamente injusto e deveria ser ilegal. Publicidade? Sim!! ao vídeo em quanto forma de ajuar outras famílias portuguesas.