Iniciar sessão ou registar-se
    • beatriz
    • 20 fevereiro 2008 editado

     # 1

    Boa tarde
    desculpem a ignorancia, mas em que consiste a domótica? Estou a comprar uma vivendazinha em Gondomar, e ando á procura de ideias e aplicações à nova casa. É usada, já com um bom par de anos, mas tem espaço para algumas coisas.
  1.  # 2

    A Domótica é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo “Domótica” resulta da junção da palavra “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu (com os primeiros edifícios, nos anos 80) pretendia-se controlar a iluminação, condições climáticas, a segurança e a interligação entre os 3 elementos.

    Nos nossos dias, a ideia base é a mesma, a diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado: já não um contexto militar ou industrial, mas doméstico. Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, mas pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domótica promete vir a ter muitos adeptos.

    Desta forma permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente são feitos controles de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controlos normais por ter uma central que comanda tudo, que as vezes é acoplada a um computador e/ou internet.

    O projeto de automação prevê todos os pontos de comunicação (Internet, telefone e TV), todos os pontos de áudio (som ambiente e home theater), todas as cargas que deverão ser controladas (luzes, cortinas, etc.), a posição de todos os quadros de controle, lógicos e de automação, a posição de todas as tomadas e da central de aspiração, entre muitos outros itens que são estabelecidos com base na pesquisa de interesses realizada com sua família antes da execução do projecto.
  2.  # 3

    Obrigada "Parreira". E já agora, alguma indicação de fornecedores "interessantes" deste serviço?
  3.  # 4

    De nada.Não. É uma área que sinceramente não me seduz. Faça uma rapida pesquisa no google que lhe aparecerão vários fornecedores.
  4.  # 5

    Cara Beatriz,

    Veja estes sites sobre a capacidade de algumas das hipóteses mais completas no mercado:
    http://www.acasainteligente.com/
    http://www.thi.pt/
    http://www.tecdomo.pt/
  5.  # 6

    Muito obrigada!
 
0.0097 seg. NEW