Colocado por: pdavidmarquesai por cima há também quem lhe chame de radial, não me pergunte porquê.
Colocado por: J.C
Já que não conhece o bate linhas, mas sabe o que e uma rebarbadeira?
Posso dizer-lhe....
Rebarbadeira= Rebarbadora, esmeriladora, esmerilhadeira, rectificadora.
Está no hábito de cada um, agora,,,fio blue? Só se for na França.
Colocado por: J.CNão admira, tambem chamam a um voi, uma baca etc e tal.
colocado por becas:
... na norma da língua portuguesa (europeia) existe uma distinção entre os fonemas /v/ e /b/; na variante setentrional (norte do país) ocorre uma indistinção entre os fonemas. A razão é simples: o fonema /v/ não existia no galego-português, foi introduzido no sul por influência dos dialectos moçárabes.
Outro exemplo: na norma, para expressar uma ação que se prolonga no tempo, prefere-se a construção perifrástica "estar a ...." (estou a comer...), nas variantes alentejana e madeirense (são várias, mas simplifiquemos), prefere-se a construção com gerúndio (estou comendo).
A norma é fixada em função de critérios históricos e sócio-políticos, não se reporta a critérios estritamente linguísticos. Geralmente tem que ver com a zona do país onde se situa a capital (poder político), onde estão os meios de comunicação (devido ao seu poder de influência), onde estão concentrados os recursos económicos. Se a capital de Portugal fosse o Porto (como devia ter sido...) muito provavelmente hoje a norma seria o falar do norte e os lisboetas teriam uma variante regional e seriam muito gozados por "falarem mal".
É ignorância dizer que um alentejano, um transmontano ou um minhoto falam mal. Falam, se derem pontapés na gramática (aqui entra a gramática normativa...que fixa as regras ortográficas, sintáticas, etc); se falam com "bês", com ditongos abertos ou com gerúndios, falam tão bem quanto o mais "tem-a-mania-que
Colocado por: Anonimo16062021
Pois,também há quem chame a uma coisa que eu cá sei assobio:-)
Colocado por: zedasilvaFio blue, bate linhas ou até mesmo Chock line
Depois ainda dizem que os TS nunca viram um martelo
Colocado por: zedasilvaOlhe que não olhe que não!
Eu até sei o que é uma pedra de afiar colheres veja lá.
Colocado por: zedasilvaSó por ter feito um corte no dedo com a rebarbadeira já merecia uma marretada no outro com uma picareta que era para a proxima não tirar as protecções do disco.
Colocado por: zedasilvaSó por ter feito um corte no dedo com a rebarbadeira já merecia uma marretada no outro com uma picareta .
Colocado por: zedasilvaSegurar a peça com uma mão? Duas marteladas com um martelo de bola já que o picareta hoje não lhe apetece.
A rebarbadora é para segurar com as duas mão. A peça deve estar fixa num apoio estatal e a uma altura que não lhe provoque lesões musculoesqueléticas.